Fumo Branco Audi A3 1.8 Tfsi 160cv

Tópico em 'Geral' iniciado por apmarcos, 20 Nov 2014.

  1. apmarcos

    apmarcos

    Desde:
    20 Nov 2014
    Mensagens:
    17
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa tarde

    Sou residente na Suiça e tenho um Audi A3 1.8 Tfsi de 2009 160cv com cerca de 70'000km. Tenho deparado com uma situação "estranha" a qual gostaria que me ajudassem caso consigam.

    Sempre que ligo o carro e o deixo em ponto morto, parado no mesmo local, por exemplo garagem, parque estacionamento externo...etc....o carro larga um ligeiro fumo branco pelo escape. Até aqui penso que nada de grave pois as temperaturas agora estão bastante baixas e vejo outros carros fazerem o mesmo.

    O que me preocupa é por exemplo ao fazer uma viagem (curta ou mais demorada) quando paro por exemplo num semaforo o fumo branco intensifica e exporadicamente chega mesmo a fazer com q fique sem visibilidade no vidro traseiro. Se por exemplo chegar a casa e meter o carro na garagem ou no estacionamento exterior e o deixar a trabalhar, o fumo diminui bastante e chega mesmo a desaparecer em poucos segundos....voltando a fumegar ligeiramente sem periodicidade ou frequencia....

    O carro em andamento nao larga absolutamente fumo nenhum (quer em marcha lenta quer em marcha rapida).

    Os serviços do carro foram todos feitos na Amag (concessionário oficial da Audi/BMW aqui na Suiça) de 15'000 em 15'000 km pelo antigo dono do carro.

    Sou sincero não entendo nada de mecânica....portanto tudo em que me possam ajudar/aconselhar ficarei grato.

    Obrigado :)
     
  2. vick_79

    vick_79

    Desde:
    28 Jun 2009
    Mensagens:
    16 202
    Gostos Recebidos:
    3 637
    pode ser agua acumulada no escape, enquanto não desperecer com temperatura dos gases de escape, vai fazer fumo, mais com o carro parado ao relanti...
     
  3. moonchild

    moonchild

    Desde:
    21 Jul 2014
    Mensagens:
    30
    Gostos Recebidos:
    14
    Eu tenho um A3 1.4 TFSI de 2009 e com a baixa de temperatura nas últimas semanas também noto mais fumo branco exactamente nas mesmas situações que referes. Não me parece que seja nada de anormal.

    Já agora, parabéns pelo carro. Não me importava de trocar :)
     
  4. SilverDragon

    SilverDragon

    Desde:
    11 Mai 2010
    Mensagens:
    361
    Gostos Recebidos:
    273
    Boas tardes. Já tenho visto mais pessoal aflito com esse fumo, também noutros motores e noutras marcas.
    Isso pode ser o catalizador do escape que não esteja a atingir bem a temperatura nominal ou tenha definitivamente por qualquer motivo, avariado completamente. Esse fumo branco cheira a que?
    Pode ser um factor ambiental tipo humidade do ar, altitude, etc..
    Pode ser devido ao tipo de combustivél usado. Mudou para uma gasolina de baixa octanagem, ou para uma daquelas low cost?
    Pode ser uma fuga no permutador de calor da turbina quente, verificar se há alteração do nivél de refrigerante do motor.
    E também pode ser por causa de uma alteração do estilo de condução praticado no carro, ou uma mudança do tipo de uso dado ao carro.
    Tem que ir despistando cada uma destas possibilidades, mas se o rendimento do carro não está notoriamente afectado e se não houver sinais de fugas de oleos ou refrigerante, poderá ser somente o factor ambiental a manifestar-se!
    Abr.
     
  5. vick_79

    vick_79

    Desde:
    28 Jun 2009
    Mensagens:
    16 202
    Gostos Recebidos:
    3 637
    boas!!
    que queres dizer mesmo com "Pode ser uma fuga no permutador de calor da turbina quente"
     
  6. SilverDragon

    SilverDragon

    Desde:
    11 Mai 2010
    Mensagens:
    361
    Gostos Recebidos:
    273
    Acho que nesse motor (ou será no 2.0?) o turbo é arrefecido tb através de um sistema de refrigeração ligado ao principal. Pode haver uma fuga de liquido a vazar para o escape e com o motor em rotações mais baixas dá-se mais conta disso.

    Ou disse alguma barbaridade e estou a ser controlado?

    Mas deve ser só impressão do camarada, tb já reparei que o meu(e é um diesel) nesta altura da mudança de estação vaporiza durante mais um pouco a cada manhã!
    Abr.
     
  7. vick_79

    vick_79

    Desde:
    28 Jun 2009
    Mensagens:
    16 202
    Gostos Recebidos:
    3 637
    eu não estou a discordar contg, apenas gostava que aprofundasses melhor, apenas isso...
    no caso do meu motor 1.8T AEB 1997, o turbo também é arrefecido a agua, do sistema de refrigeração do motor..
     
  8. chavarria

    chavarria

    Desde:
    28 Dez 2011
    Mensagens:
    16
    Gostos Recebidos:
    0
    Habemus Papam!!!
     
  9. apmarcos

    apmarcos

    Desde:
    20 Nov 2014
    Mensagens:
    17
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas malta,

    Desde já obrigado pelas respostas

    A semana passada desloquei-me a uma garagem aqui na Suiça autorizada da Audi para saber qual poderia ser o problema do fumo branco. A malta da garagem disse-me que aparentemente estava tudo normal...para não me preocupar...e para andar esta semana com o carro para ver se acontecia alguma evolução ou se conseguia identificar algum padrão...

    Verificaram-me as coisas "básicas" ...óleo...liquido refrigerante...etc etc...e estava tudo normal. Nenhuma luz no painel de controlo nem nenhum barulho anormal...

    Durante a semana todos os dias de manhã, com o carro frio dentro da garagem, não noto presença de fumo branco praticamente. Quando saio para ir para o trabalho noto que nas paragens, mais propriamente nos semáforos ou em filas o fumo branco começa a intensificar, não obedecendo necessariamente a um padrão. O que quero dizer é que por vezes sai bastante e por vezes não sai praticamente nenhum....

    Resolvi hoje deixar o carro a trabalhar e tentar identificar algum cheiro no fumo...mas sinceramente não me cheira a nada. Também fiz a experiência de deixar a mão quase encostada ao escape sendo que passado 15 segundos a mão fica completamente encharcada de água, sem ponta de sujidade....

    Mais não consigo dizer....não noto problemas no desempenho, nem em cidade nem em auto estrada. Noto apenas um ligeiro "assobio" quando estou na casa dos 120km/h (aqui na Suiça não podemos acelerar muito mais....)

    No entanto tenho algum receio de o carro ter alguma coisa "ligeira" para já e com o andamento possa agravar....
     
  10. vick_79

    vick_79

    Desde:
    28 Jun 2009
    Mensagens:
    16 202
    Gostos Recebidos:
    3 637
    isso tem a ver com a humidade que se cria no escape, que depois começa evaporar com os gases de escape, quentes, também acontece com o meu, nesta altura do ano..
     
  11. apmarcos

    apmarcos

    Desde:
    20 Nov 2014
    Mensagens:
    17
    Gostos Recebidos:
    0
    Sim tenho noção disso, apenas estou preocupado pois não sei distinguir aquilo que é "normal" de algo que possa já não ser normal....
     

Partilhar esta página