Fumo azul/cinzento A3 1.9 tdi 2009

Boas malta,
Desde há algum tempo que o argolas cá de casa anda a fazer um fumo meio estranho.
A frio, se esforçar o carro ou puxar por ele (sem exageros como é óbvio) faz um bocado de fumo azulado/acinzentado.
Deixou de fazer tanto, especialmente branco, desde que adicionei um líquido limpa injetores da liqui moly, mas mesmo assim faz um pouco.
Não sinto falta de potência nem de força tanto a frio como a quente.
Não consome anticongelante, baixa do nível máximo para os 3/4 de nível entre o nível máximo e o mínimo para aí de ano a ano ou nem isso (notei que baixou um essa quantidade apenas este verão pois fez alguma AE com a temperatura exterior muito alta), é normal certo?
O consumo de óleo sempre o teve desde de novo mas nada do outro mundo 0.5/1 litro entre mudas. Agora aumentou um pouco cerca de 0.5l a cada 3.000 km.
Será o turbo? Noto que o mesmo, por vezes, faz um assobio meio estranho quando se esforça alguma mudança, por exemplo, uma terceira.
Penso que o fumo começou desde quando troquei o óleo para o MOBIL 1, mas penso que não esteja relacionado com isso.
Serão os segmentos? O carro tem apenas 150.000 km.
Já equacionei o problema estar relacionado com a admissão (carvão na egr e no coletor) visto que o carro faz maioritariamente cidade e trajetos curtos ou com os injetores visto que nunca levaram nenhuma revisão.
A quente não faz fumo nenhum, apenas um pouco de fumo preto.
 
Boas malta,

Penso que o fumo começou desde quando troquei o óleo para o MOBIL 1, mas penso que não esteja relacionado com isso.
Serão os segmentos? O carro tem apenas 150.000 km.

nessa "apenas" quilometragem tendo motor BLS já devias ter mudado capas de biela e orings dos injetores.
 
Capas das bielas já não são problema para mim!
Já foram mudadas duas vezes!
O meu motor não é o bls, é o bxe.
Quando aos orings dos injetores, é algo que já me recomendaram fazer. Só ainda não o fiz por falta de tempo dado que é uma manutenção bastante barata! Será essa a causa do fumo?
 
Back
Top