Se o turbo foi reparado ha pouco tempo, e se admissão nao foi limpa, pode provocar esse fumo no escape.
Pois podes ter ainda bastante oleo na tubagem e no intercooler.
Duvido que o turbo esteja mal reparado mas também isso um mecânico amador consegue ver bem.
Eu nao apontava já para os segmentos,as antes para os vedantes das valvulas.. Das hastes das valvulas mais precisamente. Se ja estiverem nas lonas provocam esses sintomas.
Para mudar os vedantes das valvulas terás de retirar a cabeça do motor fora. E consequentemente mudar junta da cabeça, etc.
Com os pistoes a vista também se poderá constatar a estanquicidade dos segmentos. Se um estiver a dar passagem, aproveita para mudar segmentos ja que o motor esta aberto.
Mas antes de tudo isto, confirma se ha um consumo excessivo de oleo (mais de 1 litro por cada 10 mil km já começa a ser um pouco exagerado). Se nao houver consumo de oleo fora do normal o mais certo é ser restos de oleo na admissão.