fuga no circuito de refrigeração

Boa noite a todos.

O meu argolas A4 B5 1.9 Tdi motor 1Z tem uma fuga no circuito da refrigeração. A fuga vem da tampa da distribuição, escorrendo até à cambota. Penso que será um daqueles "tacos" que a cabeça ou o bloco do motor têm para partirem sob pressões elevadíssimas ou qdo a água do circuito congela. :roll:

Há umas semanas perdia um pouco de água; depois de 2 em 2 dias e ultimamente pinga com maior intensidade mas nada de cair em fio de água!

Para lá chegar, tenho de desmontar toda a frente do carro, seguido da distribuição para ter acesso a essa possível "tampinha". :'( Ainda por cima ainda não estava na hora de trocar a distribuição!

Gostaria de saber se existe realmente alguma dessas "tampas" na cabeça do motor e se com um tapa-fugas dos circuitos de refrigeração poderei eliminar a pequena fuga. :roll:

Alguém já experimentou um tapa-fugas???

Abraços.
 
Penso que não seja, pois a bomba de água fica do lado do condutor, e com o carro incinado para o lado do condutor, a água aparece do outro lado, vindo de dentro da tampa de cima da distribuição..

Se fosse da bomba de água pingava debaixo ou perto da mesma, certo?
 
esquece o tapa fugas, pois aquilo tapa tudo e mais alguma coisa,
se for o que tu estas a dizer, é uma réla, isso não é caro, pede um orçamento na audi ;)
 
Ainda não fiz muitos testes, mas a última vez, a fuga parou por um pouco e até fui dar uma volta no carro!!! :S

Passado 30 minutos pûs de novo a trabalhar para a garagem e nada de pingar... até o desligar que depois começou a pingar e deixou uma mini-poça (pouco líquido) no chão até parar (rapidamente)!!! :roll:

Parece que a fuga mudou de lado e passou a pingar mais para o lado da bomba de água...mas como é difícil ver a bomba, como poderei ter a certeza mesmo?

Para trocar a bomba é preciso tirar a frente do carro? Se não for arriscaria primeiro a trocar a bomba!!!

Agradeço aos conhecedores dos A4 que se façam ouvir... :p
 
Vou desenterrar este tópico porque surgiu-me uma dúvida/problema..

Há uns dias acendeu a luz de água no nível mínimo.. Atestei e fui vigiando todos os dias.. Não noto óleo na água! Nos últimos 3 dias vi que onde estaciono a carrinha ao pegar nela de manhã tenho lá sempre uma poça pequena de água.. O que poderá ser? Noto umas manchas vermelhas em alguns tubos de água (junto ao filtro de óleo e junto ao depósito de água) mas estas manchas aparentam estar "secas"..
O que acham que pode ser? A bomba de água tem +- 80000km.. Em principio não será a junta pois aparece água no chão, ou poderá mesmo assim ser??
Pode ter alguma coisa relacionada com o AC/sofagem (ou lá com se escreve)?? .. Da 1ª vez que foi ao nível minimo andei com aquilo no máximo...

;)
 
Last edited:
Vou desenterrar este tópico porque surgiu-me uma dúvida/problema..

Há uns dias acendeu a luz de água no nível mínimo.. Atestei e fui vigiando todos os dias.. Não noto óleo na água! Nos últimos 3 dias vi que onde estaciono a carrinha ao pegar nela de manhã tenho lá sempre uma poça pequena de água.. O que poderá ser? Noto umas manchas vermelhas em alguns tubos de água (junto ao filtro de óleo e junto ao depósito de água) mas estas manchas aparentam estar "secas"..
O que acham que pode ser? A bomba de água tem +- 80000km.. Em principio não será a junta pois aparece água no chão, ou poderá mesmo assim ser??
Pode ter alguma coisa relacionada com o AC/sofagem (ou lá com se escreve)?? .. Da 1ª vez que foi ao nível minimo andei com aquilo no máximo...

;)

Ninguém quer dar um bitaite?
:assobio:
 
Oi...
Olha que o facto de aparecer agua no chão, também pode querer dizer que a junta tá queimada...ou seja...pressão a mais e manda agua para fora pelo respiro do vaso de expansão...

Mas se estiver errado, peço aos experts a ajuda e correcção.
 
obrigados pelas opiniões! Hoje quando cheguei a casa fui espreitar e tinha água "fresca" a sair na zona do tubo que sai de reservatório da água..
Segunda feira já vai para o mecânico :( Vamos lá ver se não é grande tombo €€€€

Pratinhol como é feito isso de por o circuito sob pressão?

;)
 
boas por teres andado com a temperatura no maximo e que vez essas manchas vermelhas que e o anti-cogelante ,agora afuga pode bem ser a bomba de agua depende do sitio que caia mas como disse o nosso amigo omelhor e fazeres um teste de pressao para teres a certeza. se meteres agua no vaso de expansao e ocarro a trabalhar nao muinto quente e a agua sair fora ai sim tens umas coroas para gastar ,se for a bomba pode sair caro pois implica a distribuiçao
 
boas por teres andado com a temperatura no maximo e que vez essas manchas vermelhas que e o anti-cogelante ,agora afuga pode bem ser a bomba de agua depende do sitio que caia mas como disse o nosso amigo omelhor e fazeres um teste de pressao para teres a certeza. se meteres agua no vaso de expansao e ocarro a trabalhar nao muinto quente e a agua sair fora ai sim tens umas coroas para gastar ,se for a bomba pode sair caro pois implica a distribuiçao

Obrigado pela opinião! Vou dizer ao mecânico para fazer teste de pressão! Esqueci-me só de referir que o carro nunca passou dos 90ºC :) Pode ser um bom sinal digo eu :D
Se tiver que mudar a distribuição é mau mas não muito.. nem 10000km falta para isso agora ;)
 
obrigados pelas opiniões! Hoje quando cheguei a casa fui espreitar e tinha água "fresca" a sair na zona do tubo que sai de reservatório da água..
Segunda feira já vai para o mecânico :( Vamos lá ver se não é grande tombo €€€€

Pratinhol como é feito isso de por o circuito sob pressão?

;)

É simples desde que o mecanico tenha a ferramenta adequada.
Basicamente tiras a tampa do vaso, é substiuida por outra com adaptador, que se liga a um manómetro de pressão continua, que irá revelar por onde sai a água.

Espero ter ajudado. ;)
 
Back
Top