Focar faróis, como???

Boas

Preciso de focar os faróis. (Sim já usei o search) Não encontrei nada. Se conseguir focar, faço um DIY :D

Como fazer??? O meu carro tem regulação eléctrica, mas estão muito altos e o lado esquero está desencontrado do direito.

Quais as especificações máximas, por exemplo dos médios ( máxima distância, etc...)

Como devo proceder? Retirar os reguladores e apertar/desapertar os parafusos até alinhar???

Agradecimentos antecipados ;)

Rebelo
 
Quando dizes que o Farol Esq está diferente do Dir, acho normal... o Dir (sentado ao volante) deve estar "mais alto".

Quanto ao DIY para focar...

Ó EGASSSSSSSSSSSS :!:

8)
 
se nao arranjares aquelas maquinas que te indicam se esta alinhado ou nao o ideal e colocares o carro a frente de uma parede branca e por ai consegues ver como estao e depois vais alinhando atrave do regulador que tem no proprio farol
 
neljoe disse:
Quando dizes que o Farol Esq está diferente do Dir, acho normal... o Dir (sentado ao volante) deve estar "mais alto".

Quanto ao DIY para focar...

Ó EGASSSSSSSSSSSS :!:

8)

Neljoe, o meu não é desse tipo de ter o direito mais elevado do que o esquerdo. O meu tipo de farol não é como as B5. Também é de bolha, mas a distribuição da luz não é feita do mesmo modo. Aqui fica um esboço da luz do meu carro projectado na parede.

luz.jpg


Pode ser que o DIY do EgasRS me "salve". Mas eu não o encontrei! ;)

Abraço
Audistore disse:
se nao arranjares aquelas maquinas que te indicam se esta alinhado ou nao o ideal e colocares o carro a frente de uma parede branca e por ai consegues ver como estao e depois vais alinhando atrave do regulador que tem no proprio farol

Audistore, mas consegues saber a altura máxima dos faróis. Ou a que distancia de uma parade devo estar e qual o máximo de altura da luz na própria parede, de forma a não ficarem altos demais, mesmo no regulador "0"???

Cumps
 
Eu não conheço bem esses faróis, mas todos eles têm afinação em altura e lateral.. Quando abres o capot, por cima dos faróis tem lá os afinadores plásticos onde entra uma chave de estrela, à noite botas o carro num local plano a cerca de 5 metros da parede, depois vais afinando um e outro até ficarem à altura igual entre si.. Os médios não podem iluminar mais de 30m de estrada, logo pra ficar +/- essa altura, vais afinar de modo a que quando tu estejas encostado à parede e feixe de luz fique do meio dos teus joelhos pra baixo.. ;) Plo menos é assim que faço e fica impec... Quanto à afinação lateral, basta ir afinando para que fiquem alinhados com o carro e não a butar luz pro vizinho do lado.. ;) não sei se é grande ajuda.. Mas plo tlm é o melhor que consigo... Lol..
 
o egas explicou melhor do que eu

quanto ao farol direito deve iluminar mais um bocado para o centro, mas tambem pode ser o jeito do desenho
 
Audistore disse:
o egas explicou melhor do que eu

quanto ao farol direito deve iluminar mais um bocado para o centro, mas tambem pode ser o jeito do desenho

Sim, eu em desenho sou um zero à esquerda, ou ainda menos um pouquito... :eek:

Obrigado a todos!

Já tenho que fazer durante o fim de semana! :D

Abraços,
Rebelo
 
rebelo1981 disse:
Sim, eu em desenho sou um zero à esquerda, ou ainda menos um pouquito... :eek:

Obrigado a todos!

Já tenho que fazer durante o fim de semana! :D

Abraços,
Rebelo
depois diz como ficou ;)
 
rebelo1981 disse:
Boas

Aqui vai uma foto de como ficou.

luz-1.jpg

Obrigado a todos pelas dicas! ;)
~

Depois de as regulares, vai tapando totalmente ora uma, ora outra, por forma a verificares se cada uma delas está conforme o prentedido.

Também me parece que a esquerda esteja um pouco alta em relação à direita.
 
Audistore disse:
o esquerdo parece um cadito alto não???

luz3.jpg

Está mesmo Audistore! Mas se não estiver assim, existe um feixe de luz vindo do farol direito que se sobrepõe (fica mais alto) do que o esquerdo. Tanto que eu tinha o alinhamento deste modo (em baixo),...
luz2.jpg
...mas quando fazia uma curva em que a luz tocava uma parede havia uma discrepância em relação aos feixes de luz provenientes dos faróis. Será normal?

JNuno disse:
~

Depois de as regulares, vai tapando totalmente ora uma, ora outra, por forma a verificares se cada uma delas está conforme o prentedido.

Também me parece que a esquerda esteja um pouco alta em relação à direita.

JNuno, eu fiz isso mesmo que estás a dizer. O resultado foi a segunda foto deste "reply". Eu achava que assim estava bem, mas como já expliquei em curva distorcia tudo... :S

Se calhar vou voltar a alinhar e ficar com eles como está na 2a foto!

Esta distorção poderá estar relacionada com a regulação lateral dos faróis???
 
Dá-me a ideia que o teu farol da direita está a convergir demasiado. Experimenta abri-lo um bocado mais para a direita e depois mete o alinhamento como na 2ª foto.

No entanto e respondendo à discrepância de alturas entre feixes de luz: é normal que o farol direito tenha sempre um pouco mais de alcance que o da esquerda, uma vez que é o lado da berma.
 
JNuno disse:
Dá-me a ideia que o teu farol da direita está a convergir demasiado. Experimenta abri-lo um bocado mais para a direita e depois mete o alinhamento como na 2ª foto.

No entanto e respondendo à discrepância de alturas entre feixes de luz: é normal que o farol direito tenha sempre um pouco mais de alcance que o da esquerda, uma vez que é o lado da berma.

Sim, vou tentar divergir mais o feixe de luz da óptica direita e alinhar como na 2ª foto, não quero cegar ninguém! ;) :D

Eu penso que o farol direito não deverá ter mais alcance. Tem é uma zona designada para a berma e curvas para a direita (elipse verde). O farol esquerdo tem uma zona para iluminar a berma, "o mais à frente possível", nas curvas para a esquerda e iluminar placas de sinalização e outros sinais de trânsito (elipse vermelha). As elipses pretas representam o limite da luz dirigida para o solo, cujas linhas devem estar alinhadas.

luz4.jpg

Corrijam-me se estiver errado! :roll:

Abraço,
 
Back
Top