Finalmente...

Já agora aproveito que também ando as cabeçadas com isso...

A CGD obrigou-te a entregar o certificado energético? É que o construtor marrou com o BPI porque o banco pediu-lhe isso..

A casa foi terminada em 2008 ou seja altura em que não era obrigatório ter certificado energético... Segundo sei no acto da escritura não é obrigatório a entrega desse certificado, no entanto o banco está a exigi-lo.

Como foi o teu caso?

Um à parte... O certificado energético é obrigatório para qualquer transação - compra ou arrendamento - a partir de Janeiro de 2009, independentemente do ano de construção...

O vendedor deve apresenta-lo no acto da escrituta e quando se trata com bancos o rigor costuma ser maior...

Em caso de arrendamento é que se dispõe de 30 dias para apresentar o CE nas finanças

Podes consultar www.adene.pt
 
Last edited:
Um à parte... O certificado energético é obrigatório para qualquer transação - compra ou arrendamento - a partir de Julho de 2008, independentemente do ano de construção...

O vendedor deve apresenta-lo no acto da escrituta e quando se trata com bancos o rigor costuma ser maior

Em caso de arrendamento é que se dispõe de 30 dias para apresentar o CE nas finanças

Ora muito agradecido Srª Arqª Binária!!! :D :D :D

Vou já apertar com o gajo :)


Andei a pesquisar umas coisas e apanhei isto

http://economico.sapo.pt/noticias/c...-e-obrigatorio-para-a-compra-de-casa_597.html

vai um pouco encontro ao que dizes, e outro pouco não :p ... mas sei que tanto tu como o boost dominam um pouco esta área, portanto és credível :p :p :p
 
Last edited:
Atenção à correcção da data no meu post... Julho 2008 era para a aplicação da 2ª fase do SCE, a partir de Janeiro de 2009 é que passou a ser obrigatório para todos os edificios ;)

A minha mais recente formação (quase concluida) é nesta área, no que puder esclarecer... cá estaremos ;D
 
Atenção à correcção da data no meu post... Julho 2008 era para a aplicação da 2ª fase do SCE, a partir de Janeiro de 2009 é que passou a ser obrigatório para todos os edificios ;)

A minha mais recente formação (quase concluida) é nesta área, no que puder esclarecer... cá estaremos ;D

ou seja, o construtor é obrigado a ter isso no acto da escritura? :)
 
A binaria e uma deusa do ramo imobiliario :D:D
E verdade sim senhor, o meu sogro e que foi ontem fazer a escritura e por acaso
faltava esse certificado, resultado andaram a ultima da hora a procura e depois teve de ser
assinado e reconhecido no mesmo notario.
O que se passou foi assim, no dia ou um dia antes tens de pagar todos os impostos do imovel,
IMT, etc, foi cerca de 1800 euros, no dia da escritura tens de apresentar o comprovativo desse
pagamento, senao nada feito e tens de rezar para que nao haja avaria de comunicacoes dos
computadores, senao nada feito, tens de apresentar o dito certificado energectico autenticado
pagas cerca de 700 euros de escritura pagas a casa com cheque visado, em caso de hipoteca
sera o representante do banco a faze-lo, (os bancos a mim tambem pediram o certificado),
depois pegas na chave, vais para a tua nova casa, mandas pedir agua e luz, e tens 60 dias
uteis para fazer o pedido de isensao de imposto autarquico, penso que agora sao 6 anos se
o valor do imovel for inferior a 130 mil e cerca de 4 anos se for superior, se for 2a habitacao
penso que ja nao tens direito.
Mas esta ai a So Doutora Binaria para corrigir alguma eventual bacorada minha. :p
 
Certo!

Apesar de existirem aqueles que tentam ignorar, assim como algumas conservatórias que não o exigiam... estes intervenientes futuramente serão sujeitos a multas


Pois o que ele disse ao banco foi que na Casa Pronta de Cantanhede nunca lhe pediram isso... bla bla bla...
 
A binaria e uma deusa do ramo imobiliario :D:D
E verdade sim senhor, o meu sogro e que foi ontem fazer a escritura e por acaso
faltava esse certificado, resultado andaram a ultima da hora a procura e depois teve de ser
assinado e reconhecido no mesmo notario.
O que se passou foi assim, no dia ou um dia antes tens de pagar todos os impostos do imovel,
IMT, etc, foi cerca de 1800 euros, no dia da escritura tens de apresentar o comprovativo desse
pagamento, senao nada feito e tens de rezar para que nao haja avaria de comunicacoes dos
computadores, senao nada feito, tens de apresentar o dito certificado energectico autenticado
pagas cerca de 700 euros de escritura pagas a casa com cheque visado, em caso de hipoteca
sera o representante do banco a faze-lo, (os bancos a mim tambem pediram o certificado),
depois pegas na chave, vais para a tua nova casa, mandas pedir agua e luz, e tens 60 dias
uteis para fazer o pedido de isensao de imposto autarquico, penso que agora sao 6 anos se
o valor do imovel for inferior a 130 mil e cerca de 4 anos se for superior, se for 2a habitacao
penso que ja nao tens direito.
Mas esta ai a So Doutora Binaria para corrigir alguma eventual bacorada minha. :p

A meu âmbito termina um pouco antes da escritura mas é mais ò menos isso ;)
papéis, papéis, mais papéis e bastantes continhas, taxas e licenças de todo o tipo para pagar... o habitual
 
Pois o que ele disse ao banco foi que na Casa Pronta de Cantanhede nunca lhe pediram isso... bla bla bla...

E estranhas? Ninguém quer mais uma despesa... conheço casos em que se é o cliente quer mesmo o imóvel tem que fazer o certificado, pois o vendedor diz que não faz ;)
 
E estranhas? Ninguém quer mais uma despesa... conheço casos em que se é o cliente quer mesmo o imóvel tem que fazer o certificado, pois o vendedor diz que não faz ;)

Pois o meu receio é que tenha ser eu mesmo a fazê-lo.... embora a lei esteja do meu lado, eu é que quero ficar com o apartamento... enfim!

mas eu lixo-o.... agora ou depois :D :D :D
 
e acho que depois tens que dar essa informação quando fazes o IRS. e olha que faz diferença... eu não tenho certificado (comprei casa nova em 2002) e no meu IRS ter ou não ter o certificado dá uma diferença de 70€! (que no meu caso não vou receber... recebi um e-mail sobre isso... vou abrir topico no audi bar, para nao estragar o topico ao vitor :p
 
Passando á tua casa.

Tive a ver as fotos e esta muito bonita uma "modesta" casa para o pessoal se divertir.

O terreno é inclinado?

Na minha opinião foi boa a compra:D
 
Back
Top