Finalmente consegui - Calibração Consumo no Computador de Bordo

Boa tarde amigos, penso que isto vai ajudar muita gente como eu, que após trocarem de injectores e com repros passaram a ter indicações erradas do consumo de combustivel no computador de bordo do quadrante.

Como sabem é possivel fazer um ajuste com o vag-com, mas apenas dá para ir de 85% a 115% com incrementos de 5%. No meu caso o consumo real é 177% do valor indicado no quadrante, ou seja, no quadrante mostra 3.7l/100km mas o consumo real é de 6.5l/100km.

Eis que após algumas pesquisas e aventuras lá descobri como se pode corrigir o valor para 177, ou outro valor, com incrementos de 1. Isto foi testado no meu carro, com quadrante 8L0 919 880D (Pré Restyling sem Can-Bus)

Para começar necessitam de um vag-comander ou outro que dê para alterar os valores da emprom do quadrante.

No Vag-comander alterem a selecção do tipo de protocolo para o modo k-Line (1), e de seguida mandem abrir a parte do quadrante (Instruments) (2)

comander.jpg


De seguida irá aparecer o modo Instruments. Neste ecrã terão de fazer a leitura da eprom na opção Read (1)

anteswz.jpg


Após leitura irão aparecer um monte de numeros e letras que estavam guardadas na eprom. Após uns testes verifiquei que o numero em que se ajusta a posição encontra-se na posição 0x0059 da emprom. O numero associado é o décimo da linha 00050. Como podem ver nesse campo está o numero 64Hex, ou seja 100 em decimal, e que corresponde a 100% no ajuste.

O que é necessário agora é alterar este valor para o valor que pretendemos.
Fazem primeiro os cálculos. Para obter o valor correcto(caso o valor no campo 03 do adaptation no instruments esteja a 100) basta fazerem 100xmédia actual calculada/média indicada no CB.
Depois de obterem este valor, terão de o converter para hexadecimal. Para isso ou fazem de cabeça se souberem, ou então vão á calculadora do windows em modo cientifico e convertem o valor obtido nos cálculos de Décimal para Hexadecimal. No meu caso o valor obtido foi o 177, que em Hexadecimal corresponde ao valor B1.

depoisi.jpg


Tenham cuidado ao inserir o valor, cliquem em cima do 6 no campo 00059 e escrevam os dois digitos seguidos.
Depois é só fazer Write no vag-comander e esperar que ele reprograme a eprom.

Para quem tiver curiosidade pode ir com o Vag-com depois confirmar em Instruments - Adaptation - Campo 3 e voilá, já tem o numero pretendido lá guardado e a média a bater certo no CB. Caso não fique a 100% podem ir ajustando depois para ficar o consumo certinho, com incrementos de 1 valor, e não de 5 como se pode fazer no vag-com.

vagl.jpg


Espero ter ajudando com esta dica, não sei se já era algo que se sabia, é que já andava a procurar á meses esta solução e nada de encontrar...

Se alguem tiver com dificuldades poderei tentar explicar melhor.

Abraços
 
Last edited:
excelente, tenho esse problema depois de voltar para motor de origem. Tenho que experimentar.

Se estás a falar desse TT que tens na assinatura é capaz de não ser nesse campo de memória do quadrante, pois já é mais evoluido. convém confirmar sempre se a leitura da vossa emprom bate certo com o que referi antes de sair asneira...
 
Esse vag commander se lê eeproms também as deve conseguir guardar num ficheiro rom no pc. Basta fazer um backup da original. Sempre é mais seguro.
 
Esse vag commander se lê eeproms também as deve conseguir guardar num ficheiro rom no pc. Basta fazer um backup da original. Sempre é mais seguro.

Sim, dá para guardar o ficheiro no pc, tem uma opção que diz "Save to File". Assim podem sempre voltar ao codigo original...

- - - - - - - - - -

Atestei novamente esta semana o depósito e funciona certinho mesmo agora com esses 77% a mais. Média no CB: 6.6l/100km, média real calculada: 6.54l/100km. Nada mais certo... :)

Já faz quase 2 anitos que não usava esse modo no cb, pois dava me sempre 3 a 4litros aos 100km. Era bom se só gastasse isso, mas já fico muito contente por pelo menos bater certo agora.
 
Muito boa info!
Eu fiz isso na minha A4 a uns anos atras mas através do vag com e so permite 20% para cada lado do que tras de origem...que por acaso chega... mas dessa forma realmente nao ha como falhar ;)
 
obg pela dica. fiz upgrade pa injectores de 440cc e assim deu para acertar. tb anadava com medias de 3l.

so a nota que no meu caso tive de usar o K+CAN 3.6 para dar no A3. ja tinha uma 1.4 mas esse n reconhecia a eeprom

Sim, dá para guardar o ficheiro no pc, tem uma opção que diz "Save to File". Assim podem sempre voltar ao codigo original...

- - - - - - - - - -

Atestei novamente esta semana o depósito e funciona certinho mesmo agora com esses 77% a mais. Média no CB: 6.6l/100km, média real calculada: 6.54l/100km. Nada mais certo... :)

Já faz quase 2 anitos que não usava esse modo no cb, pois dava me sempre 3 a 4litros aos 100km. Era bom se só gastasse isso, mas já fico muito contente por pelo menos bater certo agora.
 
obg pela dica. fiz upgrade pa injectores de 440cc e assim deu para acertar. tb anadava com medias de 3l.

so a nota que no meu caso tive de usar o K+CAN 3.6 para dar no A3. ja tinha uma 1.4 mas esse n reconhecia a eeprom

Ainda bem, o meu depois dessa alteração tem dado sempre certo a média. O teu deve ser um modelo mais recente que o 1.4 não reconhecia.
 
Como chegaste à conclusao que era aquela posição aa que se tinha de alterar? ajustavas no vagcom e dps ias ver com o k+can se algum valor mudava?

Ainda bem, o meu depois dessa alteração tem dado sempre certo a média. O teu deve ser um modelo mais recente que o 1.4 não reconhecia.
 
Como chegaste à conclusao que era aquela posição aa que se tinha de alterar? ajustavas no vagcom e dps ias ver com o k+can se algum valor mudava?

Fui pesquisando pela net em foruns estrangeiros até que num deles em letras pequenas alguem referiu essa posição como sendo a da memória da calibração de combustivel.
 
Back
Top