FILTRO DIESEL A3 8P

Boas.
Venho por este meio, solicitar dicas ou eventual despistagem de avaria (caso seja o caso, ou não).
Fiz a muda de oleo, filtro de oleo, andei 50kms, mudei tudo de novo. Ficou o oleo limpo e transparente. Até aqui, tudo bem.

O problema foi quando fui mudar o filtro de combustível. Tirei, e para o meu espanto (filtro com apenas 50.000kms), o mesmo estava negro. Depois de analizar, parece ser um alcatrão ou oleo negro agarrado ao filtro e nas paredes do copo. É apenas uma fina camada, mas negra e pegajosa. Limpei o copo, filtro novo, e o gasóleo novo ja vem limpissimo. Como nunca me tinha acontecido ficar assim, pergunto: é normal?
 
Tipo como este? (Minuto 4:00)
Algum defeito na bomba tandem?
É bem menos que nessa.
Eu tinha só uma pelicula negra tipo com mais consistência talvez, mas muito mais fino. E não tenho problema algum no andamento. Dou 200 se quiser, sem pestanejar.
Só noto ultimamente o consumo mais alto 1 litro, e um muito ligeiro fumo negro se pisar a fundo em ponto morto (coisa que nunca fez.
Feita a troca e limpeza, o combustivel e filtro mantem se limpo para já. O resto bou averiguar com o tempo.
 
Não acredito que seja do gasóleo barato.
Também o meto por vezes e nunca tive o filtro assim (verdade seja dita que tb nunca deixei um filtro estar lá mais que 30k - eles são tão baratos).

Para estar a consumir mais diria que é capaz de haver por aí algum problema...
Por vezes o fumo é devido ao carro andar a fazer poucos klm e estar a precisar de levar uns apertões. Isto é, nem estar relacionado com problemas.

Vai actualizando...
 
Boas.
Venho por este meio, solicitar dicas ou eventual despistagem de avaria (caso seja o caso, ou não).
Fiz a muda de oleo, filtro de oleo, andei 50kms, mudei tudo de novo. Ficou o oleo limpo e transparente. Até aqui, tudo bem.

O problema foi quando fui mudar o filtro de combustível. Tirei, e para o meu espanto (filtro com apenas 50.000kms), o mesmo estava negro. Depois de analizar, parece ser um alcatrão ou oleo negro agarrado ao filtro e nas paredes do copo. É apenas uma fina camada, mas negra e pegajosa. Limpei o copo, filtro novo, e o gasóleo novo ja vem limpissimo. Como nunca me tinha acontecido ficar assim, pergunto: é normal?
Estar negro é perfeitamente normal. O gasóleo contém muitas impurezas e 50.000km já são km's a mais para um filtro de combustível.
Se não tiver resíduos de óleo, não há problema nenhum.
Um conselho, muda o filtro de combustível com mais regularidade! :)
 
Ok. Vou apertar a vigilância nesse setor.
Só achei estranho.
A pelicula negra, alem de extremamente fina, saiu com a maior das facilidades.
Ando a fazer as revisões a todos os 3 carros de casa, sendo o toyota e12 como sempre o meu preferido. Tudo é de facil acesso, tudo se faz, seja de mecanica, seja de electrica com rapidez e simplicidade. Adoro. Já o polo, chateia com tubinhos e paneleirices. Mas o que é importante, é todos se portarem bem.
Este 8p, tem na bicha a verificação e reforco de casquilhos (talvez mudar os sinoblocos dos braços a frente) mais por causa das jantes com et mais pequeno. Esforça mais, merece um upgrade.
Tambem fica na fila amortecedores novos. Ando a ver o que meter. Com quase 200.000kms, nunca tive amortecedores a durar tanto num carro. Jamais. Fico admirado. Tambem ando a projetar 2 novas mods. Acabar as infos por audio e luzes ambiente nos trims. Vamos ver. Tambem aguardo outra coisa que são piscas dinâmicos para os espelhos. Com covid19 as minhas encomendas não tem chegado. Chateia. Até os stocks de leds e bem caros não tem chegado.
 
Estar negro é perfeitamente normal. O gasóleo contém muitas impurezas e 50.000km já são km's a mais para um filtro de combustível.
Se não tiver resíduos de óleo, não há problema nenhum.
Um conselho, muda o filtro de combustível com mais regularidade! :)
Sim, posso mudar a cada 30.000. No livro fala em cada 90.000.
 
Ja vi essa situacao varias vezes, filtros de gasoleo mesmo negros.
Eu associo isso as mudas muito distanciadas dos filtros..
Sei que a marca recomenda mudança a cada 60 mil mas eu aconselho sempre a cada 30 mil.
Nao sei como é o gasoleo na Alemanha mas o daqui, nao confio muito.
 
Ja vi essa situacao varias vezes, filtros de gasoleo mesmo negros.
Eu associo isso as mudas muito distanciadas dos filtros..
Sei que a marca recomenda mudança a cada 60 mil mas eu aconselho sempre a cada 30 mil.
Nao sei como é o gasoleo na Alemanha mas o daqui, nao confio muito.
Na Alemanha? Ja vivi perto, mas nunca lá fui, lol. É mesmo diesel do porto carago!
 
Sim, posso mudar a cada 30.000. No livro fala em cada 90.000.
Em Portugal não os faz, acredita!
A primeira muda do filtro de combustível do A3 aqui de casa foi à volta dos 66.000km e o carro parou literalmente o motor. Já nem pegava devido à enorme obstrução do filtro!
 
Eu pessoalmente mudo sempre cada 15.000km. No máximo fiz 30.000km em todos os carros que tive. Acho 60.000km para um filtro de combustível um exagero até porque já abri alguns filtros de revisões que fiz a pessoal conhecido e estavam bem piores do que o teu. Agora há vários factores em jogo para isso acontecer: Andar com carros na reserva, qualidade do próprio filtro etc... Eu pessoalmente só uso filtros da marca MANN. Seja ele de combustível, óleo ou habitáculo.
 
Eu pessoalmente mudo sempre cada 15.000km. No máximo fiz 30.000km em todos os carros que tive. Acho 60.000km para um filtro de combustível um exagero até porque já abri alguns filtros de revisões que fiz a pessoal conhecido e estavam bem piores do que o teu. Agora há vários factores em jogo para isso acontecer: Andar com carros na reserva, qualidade do próprio filtro etc... Eu pessoalmente só uso filtros da marca MANN. Seja ele de combustível, óleo ou habitáculo.
Por norma, e porque alem de descontos, preço e proximidade das bombas, meto quase sempre repsol. Os filtros que uso são da purflux. Mas seja como for, passo a mudar mais vezes e vou ver o que acontece. Como nunca aconteceu antes, vou ver se muda alguma coisa. Como nunca tive problema algum de andamento, tambem nunca deve ter entupido, ou longe disso. Vamos ver. Amanha a noite já vou testar . Tambem irei dar uma ligeira afinação ao turbo, pois quero reduzir ligeiramente o lag. Tambem ja vi a minha admissão e egr, com uma microcamera. Para quase 200.000 no corpo (mas foi tudo limpo aos 70.000kms), está surpreendentemente limpo.
Quero mais ver, o porquê do consumo ter subido. Lembrei-me que talvez fosse por ter agora as jantes com et mais pequeno e serem mais largas. Será que afecta assim tanto?
 
Back
Top