Filtro de Partículas

Boas, a pergunta não é para Audi, mas sim para a Opel Vectra de 2005, 1.9tdi, 150cv.

O filtro de partículas (não o catalisador) é essencial para o funcionamento?
Já ouvi pessoal a dizer que se retirar não há espiga, que só deita mais fumo mas até pode andar mais e consumir menos... :S
É verdade? Aconselham, ou mais vale comprar um. É que são bem caros...
Para já está num líquido específico de molho por 24 horas para tentar limpar e logo se verá se funciona normalmente ou não (estava a perder potência a partir das 2k rotações... abafava, coitada!!!)


Obrigado.
 
Eu brevemente vou tirar num mazda3 1.6hdi...

Se o tirares tens que fazer um reprogramação na ECU para não dar erro, se nao o painel entra em modo natal.
 
Boas, a pergunta não é para Audi, mas sim para a Opel Vectra de 2005, 1.9tdi, 150cv.

O filtro de partículas (não o catalisador) é essencial para o funcionamento?
Já ouvi pessoal a dizer que se retirar não há espiga, que só deita mais fumo mas até pode andar mais e consumir menos... :S
É verdade? Aconselham, ou mais vale comprar um. É que são bem caros...
Para já está num líquido específico de molho por 24 horas para tentar limpar e logo se verá se funciona normalmente ou não (estava a perder potência a partir das 2k rotações... abafava, coitada!!!)


Obrigado.


Eu nos meus é logo fora . . . :D
Tens é de fazer uma Repro à ECU senão como diz o "ZuKinha" ficas com o painel tipo "Arvore de natal" :lol:
 
Boas, a pergunta não é para Audi, mas sim para a Opel Vectra de 2005, 1.9tdi, 150cv.
Isso não será antes um 1.9CDTi??
A FAP podes tirar, lucros com isso são poucos.
Podes é depois ter mais alguns stresses no IPO, fora isso.
Eu sou adepto de manter e fazer aumento de porosidade a FAP para não ter problemas
e facilitar a saida dos gazes de escape.
 
No outro dia onde faço uns trabalhos uma Passat a FAP fui-se de vez, teve-se de mandar tirar o miolo e depois anulei na programação dela a FAP.

Akilo tava td derretido sem espaço para passar os gases :S

E na quinta-feira estive a regenerar uma Astra e uma Meriva, tentas-te com o OPcom?
 
Isso é o mesmo tipo de motor do meu 159! Por 300 euros que custa um novo... Sim, o Fap é uma grande caca!
O abafar não poderá ser directamente relacionado com o FAP, talvez esteja mais relacionado com a EGR. Se retirares o fap nesse motor vais ter que te preocupar com duas coisas: A pressão sobre o turbo e o efeito sobre a EGR que se vai amplificar um pouco. Está fora do carro agora não está? broca de 45 cm e dois ou 3 furos pelo alvéolo do fap a dentro até bater na parte do catalisador (esta tudo no mesmo invólucro, o catalisador são os 10-15 primeiros cms do lado que liga ao motor) nunca mais vai dar problemas nem erros. Sigo um tópico no fórum Inglês dum tipo que tinha o fap do carro sempre a berrar, lavou com um produto muito famoso e reputado e nada, até que perdeu a paciência e furou aquilo tudo deixando só a parte do catalisador e 30% do Fap segundo as estimativas dele: Redução de consumos, mais potencia nos arranques e nunca mais nenhuma regeneração falhou a completar uma vez que o calor gerado já se espalhava melhor pelo fap restante! Eu tinha muitos problemas no meu e depois de o por a regenerar forçado para desenrascar mais uns dias decidi que todas as semanas lhe ia dar uma apertadela, tenho feito assim cada vez que sinto o carro mais pesado, entro aqui na a24, vou até vidago em 4a a 120 e 5 minutos depois de entrar a regen começa, deixo ir até completar e fico todo contente. em condições ditas normais a regen deve ocorrer a cada 20 horas aprox. de circulação, não sendo o factor entupimento do FAP a prioridade para as desencadear. Eu por mim estou perfeitamente sossegado, uma vez que pagar 1 ou 2€ de scuts a cada 5 ou 6 semanas ficará sempre mais barato do que meter um FAP novo e voltar a estar sujeito ao ciclo de regenerações, aprendi este "truque" e tem funcionado.

Posso ir procurar o tópico Ingles e botar aqui o link se tiveres paciência para ler 20 ou 30 páginas que já leva a experiência do gajo.

Pax, Bom Natal.
 
Boas, em relação a este assunto, antigamente eu tinha um Seat Ibiza 1.9 TDI de 2001 retirei-lhe o miolo do catalizador, durante as 3 inspeções que lhe fiz no IPO nunca tive problemas passou sempre á primeira.

Agora neste Audi A3 8P de 2008 que não tem o miolo da FAP poderei ter problemas? A emissão de gazes é mais controlada / apertada?

Alguém tem algum feedback deste assunto?

Sempre ouvi dizer que os carros a diesel tinham uma margem de manobra nas emissões de CO2 bastante grande :)
 
Sendo que a FAP possui internamente o catalisador, podes ter azar.
Pode ou não passar conforme o estado do motor.
Os valores de poluiçao de um 8P são bem mais baixos do que carros mais antigos
e as exigencias maiores.
 
Viva,

Com o meu 8P até sem catalizador foi e nunca teve problemas. (Não paguei a ninguém nem conheço ninguém la dentro).

Agora FAP não tenho nada a dizer ...não faço ideia como será.
 
Viva,

Com o meu 8P até sem catalizador foi e nunca teve problemas. (Não paguei a ninguém nem conheço ninguém la dentro).

Agora FAP não tenho nada a dizer ...não faço ideia como será.
A Fap é igual, só que tem um intestino onde acumula a "merd@" + o catalisador e quando a tripa fica cheia, queima tudo e deita para fora.
 
boas,mais um menos assim :
É de conhecimento geral que os motores do ciclo Diesel emitem quantidade inferior de CO2 com relação aos seus semelhantes movidos a gasolina. O CO2 é um dos responsáveis por causar o efeito estufa, que interfere com o clima terrestre por um processo cumulativo. E, as versões alimentadas pelo diesel emitem partículas e maior quantidade.

Uma das invenções mais recentes no sentido de minimizar os efeitos da presença do material particulado na atmosfera foi o desenvolvimento do filtro de partículas. Basicamente trata-se de um componente que retém em seu interior as partículas emitidas pelo processo de funcionamento dos motores diesel. Isso acontece até que seu interior fique totalmente saturado.

Após esse estágio, dá-se uma injeção suplementar de diesel no interior do motor de forma a provocar um substancial aumento da temperatura no interior do filtro que, por sua vez, permite proceder uma combustão quase completa e inofensiva para o ambiente de todos os resíduos acumulados no seu interior.

Portanto, trata-se de um filtro com capacidade de auto-regeneração ou, autolimpeza. Esse processo de limpeza interna ocorre com intervalos médios de 500 quilômetros, sem que isso seja percebido pelo conductor do veículo.

numa VW passat bluemotion DFP que tive só acendeu a luz do filtro de particulas uma vez em dois anos, andei um bocado a puxar rotações tipo 3500/ 4500 rpms e passado uns 15/20 minutos apagou, de resto mais nada apontar
 
Boas,

Obrigado por todas as respostas. Chgou-se à conclusão que não era o FAP. Era a sonda.
O FAP tomou um banho de 24 horas num líquido não sei de quê, mas continuava a dar o erro. Trocou-se a sonda (ou sensor) e ficou porreiro.

Obrigado a todos.
 
Back
Top