Fechar a EGR...

Boas pessoal, hoje o meu irmão deu uma olhada no colector da admissão e aquilo estava todo sujo... mesmo sujo!!! Tive a pesquisar por aqui e tal, e o pessoal fala em fechar a EGR... a única coisa que sei é que EGR significca Exaust Gas Recirculation, e serve apenas para o retorno do escape para não poluir tanto o ambiente...

Gostava de colocar aqui umas questões ao pessoal que são:

:arrow: Quais as vantagens de a mandar fechar?
:arrow: Onde faço isso?
:arrow: Se limpar amanhã o colector da admissão e fechar a EGR daqui a umas semanas o colector suja-se assim todo novamente?

Cumps e obrg pela ajuda 8).
 
se fechas poluis mais o ambiente, e de certo se fechares a egr não vais haver retorno do escabe, logo não suja tanto...penso eu de que :lol:
 
TuCa disse:
http://www.audipt.com/forum2/index.php?topic=20411.0

vê esse tópico ..acho que tem tudo explicado !

Pois.. isso de a EGR ser para questoes ambientais nao e bem assim...

A EGR realmente e uma valvula que faz o reaproveitamento dos gazes de escape enviando-os de novo a admissao para ser novamente queimados... Mas existem muitas questoes a volta disto..

As desvantagens da EGR sao:
- sugidade e entupimento da admissao
- retira um pouco de potencia

Vantagens da EGR:
- ajuda no aquecimento do motor a frio
- ajuda a controlar a temperatura de combustao dentro dos cilindros
- ajuda na questao ambiental reduzindo fumos e particulas nocivas

Eu pessoalmente, nao quero para ja desligar a EGR pois acredito nas suas vantagens.. So penso em desliga-la quando me lembro se um dia me calha a pastilha de ter que a limpar a ela e a admissao...

Mas para o condutor comum que é ligar o carro a frio e ao fim de 30 segundos arrancar mesmo sendo devagar a EGR da uma ajuda vital no aquecimento do motor e mais ainda quando falamos de Inverno ou carros que durmam a ceu aberto.

Eu tive um megane 1.9D e a EGR prendeu aberta.. Imaginei.. gazes de escape completamente livres de entrar na admissao e nao passava das 3000rpm pois abafava tal era os gazes mais do que queimados a entrar... fiz ainda uns 15Km assim fazendo um fumo preto que cada carro que passava apitava a avisar-me do fumo.. Para terem uma ideia nao via nada para tras e ficava um rasto de fumo tapando a faixa de rodagem.. Foi ao medico e o resultado final: 50€ de uma limpeza a EGR.

Mas se forem pessoais que estimam os motores e deixam aquecer um bocado antes de arrancar acho que fazem bem em desactivar.. Mas sempre com cuidado em condiçoes extremas de conduçao em red line pois a temperatura de combustao aumenta um pouco e a longo prazo pode dar problemas...
 
Eu uso G-Force e axo k a combustão é mais limpa. E se ela esta la é por alguma razão.se toda a gente a desligar poluimos isto tudo!assim ñ. Ha produtos de limpezas para essas coisas todas.ou optem por uma combustão mais limpa.G-Force. Tb ha opção de ñ passar das 2000rpm.kuase ñ é utilizada a valvula
 
lopesviii disse:
Eu uso G-Force e axo k a combustão é mais limpa. E se ela esta la é por alguma razão.se toda a gente a desligar poluimos isto tudo!assim ñ. Ha produtos de limpezas para essas coisas todas.ou optem por uma combustão mais limpa.G-Force. Tb ha opção de ñ passar das 2000rpm.kuase ñ é utilizada a valvula

antes pelo contrario ..quanto menos rotação ..mais aberta está a valvula!




quanto á ajuda no controlo da temperatura na de combustão ..isso é mais importante em carros a gasolina, em gasóleo quase não existe essa questão
quanto ao ajudar o motor a atingir a temperatura "ideal" mais rapidamente, é verdade mas antes de existir a egr também tinhas cuidado em deixar o carro aquecer!
quanto á questão do ambiente ja todos sabemos :roll:
 
lol.s calhar ñ li bem o topico_O k li foi k quanto mais acelara-mos maior percentagem de gases de escape a egr envia para a admição certo?
 
lopesviii disse:
Então quanto mais acelaramos menos gases de escape a egr manda para a admição?

yep

texto tirado do meu DIY:
A EGR (Exhaust Gas Recirculation), é um sistema que faz com que parte dos gases de escape, produzidos pela queima no motor, seja novamente introduzidos na admissão. Este sistema foi desenvolvido pelos construtores de modo a que os veículos pudessem cumprir as rigorosas normas antipoluição actualmente em vigor. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de NOx. Ao reintroduzir gases de escape (pobres em oxigénio) no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros. A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente. O funcionamento da EGR, ou seja, a quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado. Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações. A EGR pode ser fechada fisicamente, através da interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou electronicamente em certos automóveis. A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, forçado, é a ausência de erros acumulados na centralina, e, como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados. De acrescentar que, pela ausência de “remendos”, o motor não perderá a garantia do fabricante. Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão.
 
lopesviii disse:
então responde-m pk é k um carro a diesel ao ralenti ñ akece?

Nao aquece?? claro que aquece.. o factor tempo é que varia de construtor para construtor... Por exemplo o meu 1.9D antigo aquecia mais rapido que o meu A3.. estou a falar em tempo de estar a temperatura no sitio normal (90º)... Mas qualquer motor aquece ao relanti pois é uma questao de fisica.. se as peças estao em movimento gera força, e parte dessa força é em forma de calor devido a fricção das mesmas... Se estas a referir a disparar a ventoinha é verdade que tens de esperar para ai uns 15 minutos... mas aquece
 
Back
Top