Faróis halogéneo para Bi-Xénon Audi A3 8p (facelift)

Viva pessoal,

Já à uns tempos que ando para fazer a alteração mas acabei por deixar morrer a ideia.
Acho que chegou hora de fazer a conversão e não me preocupar mais com isto. (Andei alguns anos com lâmpadas led em H7 mas na inspeção, chateavam-me sempre).
Já estive a fazer algumas pesquisa intensa aqui no fórum e tenho uma pequena noção do que será necessário fazer (Já tenho para-choques com as tampinhas para aplicar os esguichos de faróis) mas ainda me falta cablagem, os esguichos e bomba, e o auto nivelamento. (Se houver bom negócio para faróis, estou também interessado).
Alguém já fez esse procedimento de A a Z para ficar tudo direitinho?
Existe alguém que faça esse tipo de trabalhos?

Agradecido.

Um abraço,

Já entrei em contacto com ele, mas diz que em 8p nunca fez a conversão e pediu-me para tentar fazer "os trabalhos de casa". Tentar verificar/arranjar o material todo e qualquer coisa ele faria a montagem.
É que queria mesmo deixar o trabalho bem feito e todo certinho para não ter mais chatices com óticas no carro.

Já entrei em contacto com ele, mas diz que em 8p nunca fez a conversão e pediu-me para tentar fazer "os trabalhos de casa". Tentar verificar/arranjar o material todo e qualquer coisa ele faria a montagem.
É que queria mesmo deixar o trabalho bem feito e todo certinho para não ter mais chatices com óticas no carro.
Tens o fórum inglês e mais alguns vídeos online de quem já fez.
Lembro ser ópticas, balastros, chicote adaptação para os farois, coding novo no vcds, sensores de posição dos braços (frente e trás), cablagem dos sensores.
Penso que a kufatec ainda vende o kit de instalação completo ou parcial.

Certo, é que tenho feito!
Mas vejo algumas incoerências em alguns locais.
Julgo que seja por ser versões de pré-facelift e facelift que alteram algumas coisas.
Uns falam que é necessário alterar módulos, outros não...

Atenção que, mesmo colocandontodos os requisitos para iluminação xénon, continua a não estar legal. Pode reprovar em IPO e ser autuado e apreendido por alteração das características.

Atenção que, mesmo colocandontodos os requisitos para iluminação xénon, continua a não estar legal. Pode reprovar em IPO e ser autuado e apreendido por alteração das características.

Mesmo utilizando todo o material OEM?
Aliás, não será possível fazer inspeção B e homologar isso?

Se utilizar material original e fizer o retrofit de forma correta, não é necessário realizar nenhuma inspeção nem legalização. O carro e o material estão homologados para utilizar esse opcional. Não existe alteração das características da viatura. Existe apenas um re equipamento de um extra de fábrica.

Se utilizar material original e fizer o retrofit de forma correta, não é necessário realizar nenhuma inspeção nem legalização. O carro e o material estão homologados para utilizar esse opcional. Não existe alteração das características da viatura. Existe apenas um re equipamento de um extra de fábrica.
Errado. Os componentes da viatura, onde se inclui o sistema de iluminação, são codificados e encontram-se na ficha individual de homologação da viatura (COC). TODAS as viaturas após 1996 saem de fábrica com o COC
Ficha essa que os centros de IPO têm acesso instantâneo assim como as autoridades através da Intranet do IMT.

Errado. Os componentes da viatura, onde se inclui o sistema de iluminação, são codificados e encontram-se na ficha individual de homologação da viatura (COC). TODAS as viaturas após 1996 saem de fábrica com o COC
Ficha essa que os centros de IPO têm acesso instantâneo assim como as autoridades através da Intranet do IMT.
Não me vou alongar neste tema, mas não, não é relevante. Estás a misturar temas. O COC só é realmente relevante para cálculos tributários.

Quem tem, por exemplo, farolins em halogéneo e troca pelos em led, originais, disponíveis no catálogo de opcionais do construtor da viatura tem que ir fazer inspeção B? Não me parece…

Alteração das características da viatura com equipamentos não OE é uma coisa. Reequipamento é outra. A lei pode não ser clara para alguns, mas tem de haver bom senso.

Já pareces os agentes de autoridade na caça à multa: “O carro tem películas adversadas no livrete, mas não estão montadas na viatura. Tem de proceder à remoção da homologação se não, não está legal” ou “A cor dos amortecedores não é igual à de origem, tem de fazer a homologação “.

Não me vou alongar neste tema, mas não, não é relevante. Estás a misturar temas. O COC só é realmente relevante para cálculos tributários.

Quem tem, por exemplo, farolins em halogéneo e troca pelos em led, originais, disponíveis no catálogo de opcionais do construtor da viatura tem que ir fazer inspeção B? Não me parece…

Alteração das características da viatura com equipamentos não OE é uma coisa. Reequipamento é outra. A lei pode não ser clara para alguns, mas tem de haver bom senso.

Já pareces os agentes de autoridade na caça à multa: “O carro tem películas adversadas no livrete, mas não estão montadas na viatura. Tem de proceder à remoção da homologação se não, não está legal” ou “A cor dos amortecedores não é igual à de origem, tem de fazer a homologação “.
Para quem não se queria alongar l, alongaste-te imenso.
E com isso, mais um chorrilho de disparates.
Ora bem, pegando nestas tuas palavras:

Queres com isto dizer que tendo em um 2.0 TDi, posso comprar um motor 2.7 ou 3.0 à fábrica e montá-lo. Se for OE, tá tudo bem, né?
Posso pôr um turbo maior e montá-lo, desde que seja OE.
Posso colocar molas e amortecedores e rebaixar o carro, desde que seja OE.
E podia continuar.
Companheiro, o COC não é para efeitos tribiutários.
Para efeitos tributários é a DAV. Declaração Aduaneira de Veículo.
Queres mesmo continuar a discutir isto? É que claramente não percebes nada.
E eu não pareço agente de autoridade. Sou.

Para quem não se queria alongar l, alongaste-te imenso.
E com isso, mais um chorrilho de disparates.
Ora bem, pegando nestas tuas palavras:

Queres com isto dizer que tendo em um 2.0 TDi, posso comprar um motor 2.7 ou 3.0 à fábrica e montá-lo. Se for OE, tá tudo bem, né?
Posso pôr um turbo maior e montá-lo, desde que seja OE.
Posso colocar molas e amortecedores e rebaixar o carro, desde que seja OE.
E podia continuar.
Companheiro, o COC não é para efeitos tribiutários.
Para efeitos tributários é a DAV. Declaração Aduaneira de Veículo.
Queres mesmo continuar a discutir isto? É que claramente não percebes nada.
E eu não pareço agente de autoridade. Sou.
Alguém falou em alterações de motorização? Não.
Alterar suspensão pela desportiva ou vice versa se disponibilizado no catálogo? Claro.
Misturar conceitos e temas para fazer valer a tua opinião não funciona. Demonstras não perceber o conceito retrofit/reequipamento. Afinal quem é que é que diz disparates?
No COC tens valores de emissões poluentes. Precisas desses valores para o IMT e para a AT.
Agente de autoridade? Então mas referiste que anulaste o FAP num tópico vizinho? Grande credibilidade.

@Zé Lopes desculpa o off-topic.

Não te esqueças de verificar se o teu carro já utiliza o módulo BCM separado ou se ainda utiliza a antiga geração integrada na central eletronics.

Não vou discutir isto. Já expliquei o suficiente.
Se quiser entender, tem aí tudo.
Um retrofit nada tem relacionado com legalidade.
Retrofit é um termo, apenas e só. Pode ser legal ou não. O caso de alteração de sistema de iluminação não é legal a sua alteração sem a devida homologação. Pois voce pode por o sistema xenon. Pode ser o mais original do mundo diretamente da fábrica, mas você não é ninguem para atestar se o componente é o que afirma, nem se está devidamente montado e a funcionar, a regulagem a funcionar como deve ser. Não é simplesmente estar lá e ter o logotipo da marca. Ah e tal é original portanto é legal. Não é assim.
O COC não é só isso que você sonha. O COC traz alguns 100 pontos técnicos da viatura.
Se quiser continuar iludido, é consigo. Passe bem.

Last edited:
Alguém falou em alterações de motorização? Não.
Alterar suspensão pela desportiva ou vice versa se disponibilizado no catálogo? Claro.
Misturar conceitos e temas para fazer valer a tua opinião não funciona. Demonstras não perceber o conceito retrofit/reequipamento. Afinal quem é que é que diz disparates?
No COC tens valores de emissões poluentes. Precisas desses valores para o IMT e para a AT.
Agente de autoridade? Então mas referiste que anulaste o FAP num tópico vizinho? Grande credibilidade.

@Zé Lopes desculpa o off-topic.

Não te esqueças de verificar se o teu carro já utiliza o módulo BCM separado ou se ainda utiliza a antiga geração integrada na central eletronics.
Vai praqui uma grande discussão e não era esse o objetivo do post :rolleyes:

Aceito sempre opiniões, daí ter feito a questão e solicitar ajuda! Mas não se chateiem com isto.

"Não te esqueças de verificar se o teu carro já utiliza o módulo BCM separado ou se ainda utiliza a antiga geração integrada na central eletronics."
E como é que faço essa verificação mesmo? É preciso ligar ao VAG?

Back