FAP - Saber tempo de vida do mesmo, desmontar...

Boa noite pessoal,

A pergunta é mesmo a que indica no titulo, com o vag-com é possível saber uma estimativa do estado do dito cujo?

Questiono sobre isto porque a minha b7 anda a querer regenerar ai de 50km em 50km, nunca acendeu nenhuma luz de motor nem do fap nem nada, nem nunca deu erros no vag-com, mas noto logo que ela anda a querer passear na via rápida e a regeneração que ela faz leva ai cerca de 5 minutos.

Ela também sofre um pouco, pois vivo a 6km do trabalho e não dá para ela queimar a porcaria, mas é que 50km acho muito pouco e se ligo o vag-com diz que o particle filter load coefficient anda ai na casa dos 10% a 15%.

Registei os seguintes valores no vag-com:

Campo 68
1- Particle Filter Load Coefficient: 0.0%
2- Particle Filter Carbon Mass: 62.14
3- Carbon Mass Learned Value: -20.2% (O valor é negativo)

Já fiz uma pesquisa extensa no fórum e na internet e parece que ninguém sabe com certeza o que os valores do campo 2 e 3 significam e quais os limites aceitáveis. no campo 2 já ouvi que não deve passar de 60 gramas, em outros que aquilo é percentagem, não sei...

A diferença de pressão no FAP a puxar por ela chega ai aos 250mBar, não sei se é normal ou não mas nunca acusou nada.

Mais informo que a carrinha tem 161500km e nunca levou fap. Enquanto não está a regenerar não noto falta de potência, responde logo e com a força toda...


Abraço a todos.
 
Last edited:
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

Dá-lhe calor!!! Aí uns 50 kms a carregar que isso passa. Se quer regenerar deixá-lo até que assuma que está bem.
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

A única coisa que acho um bocado estranho ai é o 2 campo...
Quando ligas o carro...As vezes não começa a acelerar até as 1000RPM?
No meu Seat quando ele faz isso sei logo que o FAP estar a precisar que regenerar, e até digo que quando esta a regenerar, o carro é mais "Violento"

Vai a AE puxar pelo carro (se tens o manual do carro, la diz como fazer) e depois volta a verificar os valores...
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

Uma FAP não se muda, modifica-se...

Como assim modifica se madlima?

- - - - - - - - - -

Dá-lhe calor!!! Aí uns 50 kms a carregar que isso passa. Se quer regenerar deixá-lo até que assuma que está bem.

Eu deixo regenerar e depois fica bem, só acho o intervalo entre regeneração muiti curto...

- - - - - - - - - -

A única coisa que acho um bocado estranho ai é o 2 campo...
Quando ligas o carro...As vezes não começa a acelerar até as 1000RPM?
No meu Seat quando ele faz isso sei logo que o FAP estar a precisar que regenerar, e até digo que quando esta a regenerar, o carro é mais "Violento"

Vai a AE puxar pelo carro (se tens o manual do carro, la diz como fazer) e depois volta a verificar os valores...

Eu também noto logo que está a regenerar, o carro fica mais bruto a acelerar e o turbo entra mais tarde. Quanto à rotação ela sobe um pouco e o consumo instantâneo vai ai para os 40 litros.

Se reparares ele faz a regeneração pois o campo 1 fica a zero, gostava de saber era a importância dos outros campos.
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

A vida util do filtro de particulas é de 150 mil km
quanto ao campo 2- quer dizer que o teu filtro esta quase cheio
o campo 3- quer dizer que so te resta 20%
ou seja o teu filtro esta praticamente a morrer
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

Como dizes os trajectos curtos encurtam a vida da fap, mas se o carro já leva 160kkm também é normal que a fap já não consiga regenerar como quando era nova.

Nesses valores o que interessa mais é o campo 2(Particle Filter Carbon Mass) os 62.14g que apresenta já é um valor alto.
Por exemplo se tivesse entre 30 e 40g(max 45g) podias mandar fazer uma regeneração parado e o valor descia ate perto de 0g.
Caso passe as 45g ja tens que fazer regenerações em andamento.

Lê isto CLICA e vai para a estrada fazer umas regenerações. No entanto não sei até que ponto o filtro volte a ficar em condições já com esses quilómetros.
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

A vida util do filtro de particulas é de 150 mil km
quanto ao campo 2- quer dizer que o teu filtro esta quase cheio
o campo 3- quer dizer que so te resta 20%
ou seja o teu filtro esta praticamente a morrer

Obrigado mestre Rafael pelas informações, se ainda falta 20% ainda vai durar muito, pois nem faço 10mil km por ano.

Isso então significa que o limite é cerca de 75 gramas? Devo deixar andar até ele acusar um problema ou deve ser substituido?

Abraço

- - - - - - - - - -

Como dizes os trajectos curtos encurtam a vida da fap, mas se o carro já leva 160kkm também é normal que a fap já não consiga regenerar como quando era nova.

Nesses valores o que interessa mais é o campo 2(Particle Filter Carbon Mass) os 62.14g que apresenta já é um valor alto.
Por exemplo se tivesse entre 30 e 40g(max 45g) podias mandar fazer uma regeneração parado e o valor descia ate perto de 0g.
Caso passe as 45g ja tens que fazer regenerações em andamento.

Lê isto CLICA e vai para a estrada fazer umas regenerações. No entanto não sei até que ponto o filtro volte a ficar em condições já com esses quilómetros.

Penso que estarás a falar do particle filter load coefficient e não deste, no site da ross tech refere é o particle filter load.

O carbon mass deve ser as cinzas que ficam depois de regenerar e essas penso que mesmo parado não limpa, ou não será assim?

Obrigado
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

Penso que estarás a falar do particle filter load coefficient e não deste, no site da ross tech refere é o particle filter load.

O carbon mass deve ser as cinzas que ficam depois de regenerar e essas penso que mesmo parado não limpa, ou não será assim?

Obrigado

Realmente eles falam em filter load coefficient mas não sei que ponto esse valor é relevante. No meu caso gosto mais de guiar pelo carbon mass.

Acho que as cinzas que ficam la mesmo depois da regeneração entram na conta do carbon mass, porque quando os filtros estão a regenerar bem o valor fica perto de 0, mas quando começam a ficar "cansados" esse valor vai ficando mais alto depois das regenerações.
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

Eu acho que para as b8 o vag-com tem uma nomenclatura diferente, pois tenho a impressão que o carbon mass não é suposto diminuir.

Mas por nao ter certezas é que coloquei aqui a questão pois filtro de particulas é algo que ainda ando a digerir...


Realmente eles falam em filter load coefficient mas não sei que ponto esse valor é relevante. No meu caso gosto mais de guiar pelo carbon mass.

Acho que as cinzas que ficam la mesmo depois da regeneração entram na conta do carbon mass, porque quando os filtros estão a regenerar bem o valor fica perto de 0, mas quando começam a ficar "cansados" esse valor vai ficando mais alto depois das regenerações.
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

E mais uma vez digo que com uma boa lavagem e um aumento de porosidade, tudo isso passa e fica novo sem nunca mais entupir. Fica a filtrar na mesma a 70/80% e não faz quase fumo nenhum.
 
Re: FAP - Saber tempo de vida do mesmo...

E mais uma vez digo que com uma boa lavagem e um aumento de porosidade, tudo isso passa e fica novo sem nunca mais entupir. Fica a filtrar na mesma a 70/80% e não faz quase fumo nenhum.


Acredito, mas aqui nos Açores não se faz disso...
 
Back
Top