Falta de potência - Que poderá ser? A4 B6 1.9Tdi 130cv

Boa noite pessoal,

Ultimamente noto que a minha B6 anda com falta de potência. Demora mais tempo a desenvolver e em ponta não passa os 180Km/h a direito. (Está com jante 18" mas acho que não seja motivo para tal)
Hoje lembrei-me de limpar a admissão e EGR que estava tudo bastante sujo. Montei tudo muito bem e fui experimentar o carro. Não notei diferença nenhuma no desempenho do carro (não estava à espera de milagres, mas podia ajudar um pouco :D)

A MAF já foi testada e está em óptimas condições.
O vag-com não acusa nenhum erro.

O carro por vezes treme ao relantim e os valores dos injectores são bastante irregalares (medido com o carro a quente)

Poderá ser dos injectores?

Quais as vossas ideias assim à primeira vista?


Desde já obrigado.
 
Last edited:
Gostava de te poder ajudar , mas estou com os mesmos problemas!!!
alem de não ter o mesmo "disparo" o consumo aumentou.

já mudei maf e N75 e o problema manteve-se
 
O medidor de massa de ar quando tá "pifado" faz com que o carro fico todo descontrolado, perda de potencia, as rotações por vezes nem xegam a passar das 3000/3500 maior consumo etc... agora se dizem que o vosso está bom :| eu apontava mais para isso, mas talvez nada melhor que levarem á marca... é simples:

Ligam para o seguro e dizem que o carro tá marado desliga em andamento etc... depois vem o reboque leva o carro para a oficina e dizem só para ver o que se passa antes de arranjar pois nesta altura nao têm €€€€ eles fazem o diagnostico e ficam a saber o que se passa sem precisarem de gastar €€€ :D

Já me ajudou algumas vezes :p
 
Santinhos disse:
O medidor de massa de ar quando tá "pifado" faz com que o carro fico todo descontrolado, perda de potencia, as rotações por vezes nem xegam a passar das 3000/3500 maior consumo etc... agora se dizem que o vosso está bom :| eu apontava mais para isso, mas talvez nada melhor que levarem á marca... é simples:

Ligam para o seguro e dizem que o carro tá marado desliga em andamento etc... depois vem o reboque leva o carro para a oficina e dizem só para ver o que se passa antes de arranjar pois nesta altura nao têm €€€€ eles fazem o diagnostico e ficam a saber o que se passa sem precisarem de gastar €€€ :D

Já me ajudou algumas vezes :p


Eu sei que os sintomas aparentam ser da MAF, mas esta tem valores bastante bons (+ de 950mgr a partir das 3000rpm em 3ªa a subir).

Esta semana já vou tirar a história a limpo.
 
a pouco tempo um aconteceu algo identico a um colega meu com esse motor mas num passat de 2004, o carro nao puxava nada de jeito e andava pouco , vimos maf, tudo ok, injectores tambem ok, só o turbo é que nao dava os valores certos, dava a mais.....a n75 nao abria toda a geometria....

pensamos carvao no turbo, isso umas gazadas e vai ao sitio, mas nao foi....

exprimentamos tirar o katalizador, e qual nao é o nosso espanto, o katalizador estava cheio de carvao, nem sei como o fumo passava.... :eek:

de seguida esticou-se um pouco o carro, e agora a n75 ja esta nos valores normais, bem como o turbo, e o carro com um peito,que nem parece o mesmo....

começa por a n75 e a pressao que o turbo faz.....
 
O miolo do catalizador foi retirado o ano passado, que começou a dar problemas.

Os tubos do turbo já andei a ver por alto e parece estar tudo bem, mas mesmo assim não anulo esta hipotese.
Agora gostava de "ler" os valores do turbo.É possivel por vag-com?

Tenho o vag 812.4

Obrigado
 
josebrites disse:
O miolo do catalizador foi retirado o ano passado, que começou a dar problemas.

Os tubos do turbo já andei a ver por alto e parece estar tudo bem, mas mesmo assim não anulo esta hipotese.
Agora gostava de "ler" os valores do turbo.É possivel por vag-com?

Tenho o vag 812.4

Obrigado

Peço para editares a tua assinatura...porque as regras não permitem vendas dessa forma ;)
 
Isto poderá ajudar no diagnóstico? :roll:

teste1m.jpg


teste2a.jpg
 
lapx disse:
Gostava de te poder ajudar , mas estou com os mesmos problemas!!!
alem de não ter o mesmo "disparo" o consumo aumentou.

já mudei maf e N75 e o problema manteve-se
se o consumo aumentou pode mt bem ser o Turbo ou tubagens do mesmo!! ;)
 
no primeiro log que fizeste isso parece a geometria do turbo presa, tas a fazer 1.8 de pico, mas no segundo log ja parece a estar a fazer bem 1.3 bar que penso ser a pressao de origem , no carro do meu colega era..


ps: quando fizeste o segundo login o carro nao estava a puxar melhor????????


lembrei-me agora no carrro do meu colega tivemos de fazer isto tambem:

Com o motor quente e a funcionar com VAG-com ligado;

Limpeza da Geometria do Turbo

2º - Módulo "motor"
3º - 04 Ajuste básico
4º - Grupo 011
5º - No campo 2 alternando cada 10 segundos "ON" e "OFF", se percebe como esta em constante mudança, o motor de sons diferentes, calma é assim;
6º - Nós nos pusermos no campo 4 também alternando "0%" e "100%"
7º - Se abrimos o capo, e observamos como cada mudança deve ir para cima e para baixo completamente. "ON" deve ser levantado e "OFF" deveria sair.
8º - Agora, fazer durante 5 ou 10 minutos,
9º - Uma vez passado o tempo, desliga-se o VAG e ...........................
10º - Sair para uma auto-estrada ou via e botar calor

ps: espera mais um pouco que pode ser que apareça alguem com outra opniao ;)
 
mais uma coisa se fizeres o teste a geometria do turbo, nao facas muito tempo,normalmente 1 a 2 minutos e esta limpa, mal os valores aparecerem entre o 0 e 100% ja esta bom depois sem desligar o carro sais e vais mandar umas gazadas para sair o carvao....


ps: nao me responsabilizo por algo que possa acontecer ao turbo, mas ja fiz isto a 4 tdis(1.9tdi 130 e 150cv, 2.5tdi 150 e 180cv) e sem problemas, no de 130cv demorou mais tempo porque tinha muito carvao...
 
Antes de mais, muito obrigado pela excelente informação 8)

boomtriker disse:
no primeiro log que fizeste isso parece a geometria do turbo presa, tas a fazer 1.8 de pico, mas no segundo log ja parece a estar a fazer bem 1.3 bar que penso ser a pressao de origem , no carro do meu colega era..


ps: quando fizeste o segundo login o carro nao estava a puxar melhor????????

Estava igual.
O primeiro teste foi feito em recta e o segunda em subida.

Só uma questão, onde se pode ver os 1.8 de pico e 1.3 bar do turbo nas tabelas? :roll:

Amanha vou seguir o tua sugestão e logo dou noticias :D
 
Eu no meu sinto que tambem que de vez enquando nao puxa da mesma maneira,eu como faço muita cidade tambem pode ser por falta de dar uns esticoes, nao sei... tambem ja experimentei gasoleos melhores, mas continua na mesma, vou continuar atento a este topico pois podera tambem ser a resoluçao do meu problema.
 
Esqueci-me de referir que a temperatura do carro também não se mantém nos 90ºC como era habitual.
Ao relantim e mesmo em andamento não passa dos 80ºC, a não ser que puxe por ela. :S
 
Back
Top