Falhas intermitentes do CB do A3 8L

Boas,
Tenho me deparado com um problema intermitente com o CB.
CB e não só. O Radio (concerto) mostra a estação na parte de cima do ecran do CB....as vezes, outras não mostra nada. Mas não é do ecram em si, pois quando se liga o carro aparece o "OK" certinho!!

Já o CB bloqueia de vez em quando. Por exemplo normalmente não faz "reset" ao consumo, mas as vezes dá. tambem temos dois botões para irmos vendo os varios ecrans do CB. Normalmente só funciona numa direção.

Parece ter algo a er com humidades, pois vo verão fica 100% ou quase , mas no inverno de manhã fica bem pior. Depois lá vai melhorando.

Já saquei o quadrante e dei-lhe com o spray limpa contactos, mas pouco ou nada fez.
Quando tirei o quadrante ví que por traz, do lado esquerdo tem uma caixa com bué de fios ligados(uma ficha grande). Alguma ideia do que será??

NOTA: O carro tem GPS 1º Geração!! Que funciona bem.

Alguma ideia de onde virão esses maus contactos??
 
Do quadrante mesmo. é o processador e posso dizer que nunca consegui por resolvido a 100%
esquece o spray de contactos e humidades.
 
Já algum tempo que faço soldas SMD, incluindo BGA's, e digo que na questão das micro-soldaduras em IC's , é quase que obrigatório, estação de soldadura com ponta fina, malha de deslodar, estação de ar quente, e fluxo "limpo" (AMTECH 559, por exemplo).

Mas uma coisa é certo, nem sempre fica a 100%, até pela questão, não do IC em si, mas sim do estado da "PCB", na altura da intervenção.
 
E que tal um tratamento tipo:

https://www.youtube.com/watch?v=j-Eyz0sOKR4

(Com Pistola de ar quente para fazer reflux)

Já algum tempo que faço soldas SMD, incluindo BGA's, e digo que na questão das micro-soldaduras em IC's , é quase que obrigatório, estação de soldadura com ponta fina, malha de deslodar, estação de ar quente, e fluxo "limpo" (AMTECH 559, por exemplo).

Mas uma coisa é certo, nem sempre fica a 100%, até pela questão, não do IC em si, mas sim do estado da "PCB", na altura da intervenção.
 
E que tal um tratamento tipo:

https://www.youtube.com/watch?v=j-Eyz0sOKR4

(Com Pistola de ar quente para fazer reflux)

Se a PCB do Quadrante, não rebentar por causa das bolhas de humidade e não dobrar, até era boa ideia, mas não é assim, tem de ser um trabalho com cuidado e de paciência.

E o nome mais correto é "reflow".

E esse trabalho da Xbox é uma boa cagada, peço desculpa a expressão, para além de enfraquecer as Pistas, Board, e Componentes, com esse trabalho deve demorar no máximo 3 meses para voltar a dar o mesmo problema.
 
ya.... mas a placa do processador referida no quadrante é uma espécie de cerâmica.... já parti uma com a estacão de ar quente.... distrai-me :D

com esse método ui ui :p
 
Bem, como não vou comprar uma estação de soldadura por ar quente, lá vou eu inventar uma!!
Tenho um soprador , que vou desmontar e regular separadamente a potencia da resistência e a ventoinha com a ajuda de dois dimmers (dos das luzes, embora mais reforçados) compro no ebay por 5 ou 6€ um jogo de pontas que encaixam no soprador.
Só falta saber qual a temperatura indicada para soldar o CHIP??? (o meu multimetro tem um sensor de temperatura que vai até aos 600º)
 
Bem, como não vou comprar uma estação de soldadura por ar quente, lá vou eu inventar uma!!
Tenho um soprador , que vou desmontar e regular separadamente a potencia da resistência e a ventoinha com a ajuda de dois dimmers (dos das luzes, embora mais reforçados) compro no ebay por 5 ou 6€ um jogo de pontas que encaixam no soprador.
Só falta saber qual a temperatura indicada para soldar o CHIP??? (o meu multimetro tem um sensor de temperatura que vai até aos 600º)

um conselho.... deixa isso para quem sabe..... informa-te dos preços primeiro antes de comprares e perder tempo. ontem parti outra placa dessas e tenho estação... lol
 
Agradeço toda a ajuda, mas eu não sou um ignorante e inconsciente na área. Não sendo profissional do ramo, tenho bastante formação teórica e pratica em electrónica e sei soldar bem mais meu velhinho ferro JBC 30w! Realmente não me actualizei para soldadura SMD com ar quente. E quanto a quadrantes, já à alguns anos reparei o ecran do meu serie 5, onde tambem tive que andar a soldar!! Ficou um mimo, e tanto quanto sei ainda hoje funciona bem!!


um conselho.... deixa isso para quem sabe..... informa-te dos preços primeiro antes de comprares e perder tempo. ontem parti outra placa dessas e tenho estação... lol
 
Back
Top