Nova atualização do tópico... Tal como havia escrito, hoje mesmo fiz uma exposição por mail à Expocar e à SIVA...
Data: 13 de julho de 2017 às 12:08
Assunto: Exposição / Insatisfação
Para:
geral@porto.expocar.pt,
apoio.clientes@siva.pt
Bom dia.
O meu nome é Ruben Almeida, e sou dono de uma viatura Audi A4 Avant de 2010. No passado dia 20 de Junho do corrente de ano, dirigi-me à oficina da Expocar em Leça da Palmeira, com o objectivo de diagnosticar e, eventualmente reparar, a unidade MMI da minha viatura que havia deixado de funcionar. O carro ficou durante toda a manhã na oficina para o efeito. Fui contactado por telefone no inicio da tarde por funcionário da oficina com a informação que o diagnóstico já havia sido efectuado, assim como algumas tentativas, sem sucesso, de "ressuscitar" a dita unidade. O relatório, assim como a explicação verbal relativa ao trabalho efectuado dizia "falha de comunicação na unidade 5F". A proposta de resolução seria a substituição da mesma pela "módica quantia" de
3521 € (
três mil quinhentos e vinte e um euros), sendo que simpaticamente o funcionário que me atendeu tinha a "boa noticia" que caso fosse cliente Audi com as revisões em dia na marca, ou pelo menos a última, poderia usufruir de um "fabuloso desconto" em que a mesma peça ficaria pelo preço de
2113€ (
dois mil cento e treze euros)!!!
Acontece que eu comprei o carro num stand em Lisboa em segunda mão, e sim, tinha as revisões em dia na marca pois o mesmo era uma viatura de serviço da SIVA, e guardo ainda cópia do registo de propriedade anterior. No entanto, no livro de revisões, a última revisão não estava registada no mesmo... Resumindo, estava "lixado" porque não poderia usufruir do "fabuloso desconto" e iria ter que desembolsar com
3521€ (
três mil quinhentos e vinte e um euros), talvez menos 10%, que o funcionário que me atendeu referiu poder ter em atenção, dado o elevado preço, ainda que não fosse um cliente Audi...
Nada contente com a noticia que me havia sido dada, e muito menos com a proposta de resolução e orçamento, iniciei um trabalho de "investigação" que me levou cerca de 10 dias. Comecei nos fóruns da Audi, portugueses e estrangeiros, sites "especializados" em eletrónica e por aí adiante... Depois de muito ler e muita informação recolher constatei, entre outras coisas, que a unidade é da marca Harman Becker e portanto, a solução poderia passar por encontrar alguém que tivesse algum Know-How destes equipamentos... Direcionei a mina pesquisa nesse sentido e imediatamente encontrei uma casa que foi de encontro ao que eu pretendia, a
http://www.wrce.pt/pt/, (
página que vos convido vivamente a visitar), com sede muito próximo de Lisboa. Iniciei contactos com os mesmos, expliquei lhes toda a situação, e no dia 03/07/2017 enviei via CTT a dita unidade para os mesmos, que foi recebida a 05/07/2017. No dia 07/07/2017 foi me enviado o orçamento
(queria isso dizer que a unidade podia ser recuperada!!!) bem como o relatório técnico, "MMI Recovery, Atualização de Software, Teste. - Orçamento =
276.75€ (
duzentos e setenta e seis euros e setenta e cinco cêntimos)". Aprovei o orçamento nesse mesmo mesmo dia. No dia 10/07/2017 recebi indicação que a reparação estava concluída e que ira ser enviada a contra reembolso. Recebi a encomenda no dia 11/07/2017, instalei e constatei que estava novamente a funcionar em pleno!!!!
Concluindo... A oficia concessionária Audi na sua proposta de resolução do problema apresenta um orçamento de 1272% (mil duzentos e setenta e dois por cento) a mais, relativamente ao que paguei para resolver a avaria. Dito de outra forma, poupei um ano de infantário da minha filha... ... ... ... Esta diferença... ... ... Não consigo encontrar palavras para escrever o que sinto... ... ...
Consigo compreender que as oficinas oficiais Audi (e outras) não tenham especialistas em electrónica, nomeadamente na reparação de auto-rádios, gps's e outro tipo de componentes do género...
Mas têm a obrigação de dar aos clientes outro tipo de resposta ou encaminhamento, quer através de parcerias com casas especializadas ou com as próprias marcas fabricantes dos componentes!!! Não pode é simplesmente "impingir" ao cliente uma resolução de menor esforço que o lesa financeiramente de forma absurda e que em vez de o fidelizar e ganhar a sua confiança, o afugenta e lhe gera sentimentos de total falta de respeito, profissionalismo, credibilidade e competência (confesso que me senti tentado a colocar "falta de honestidade"...).
Certo da vossa atenção para o sucedido, disponho-me para qualquer tipo de informação adicional.