Fabia kombi 1.9 Tdi 2002 Do Dark Ang3L

Skoda Fabia break 1.9 Tdi Elegance de 08/2002 comprada em 30/08/2011 com 153.400km


Caracteristicas Técnicas:

Marca: Skoda
Modelo: Fabia 1.9 Tdi break 2002 (adquirida com 153.000km)

Motor e Transmissão: ATD, com caixa manual de 5 velocidades

Chassis: plataforma PQ24 comum ao Fabia II, Ibiza e Cordoba 6L, VW Fox e Polo 9N

Travões: Fte: Discos Ferodo DDF927 e pastilhas Ferodo Premier
Trás: origem

Jantes/Pneus: 4 Bridgestone Turanza ER300 195/50/15V, montados em jantes Skoda Mirrage

Exterior: supressão de barras de tejadilho

Interior: de origem

Audio: sistema de 8 colunas de origem e autorádio CD JVC MP3/WMA/USB

Próximas Alterações: futuramente uma repro pa optimizar performance e instalação de manómetro de pressão do óleo

Fotos:


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
E0A = No special edition
1D0 = Without trailer hitch
5SL = Left exterior mirror: aspherical
5RQ = Right exterior mirror: convex
1KK = Disc brakes, rear
6FB = Body-colored exterior mirror housings
1AP = Anti-spin regulation (ASR) with electronic differential lock (EDL), lightweight design
3FA = Without roof insert (standard roof)
1N2 = Power steering electro-hydraulic
1NL = Covers for alloy wheels
H0U = Tires 195/50 R15 V
4UE = Air bag for driver and front seat passenger
4R2 = Power windows front, mechanical window regulators rear
B16 = Type approval Portugal
4QU = 3-point seat belts front w/ tensioner (electr.) and height adjustment
4X1 = Side air bag front
4A0 = Without seat heater
8L3 = Roof antenna
J0L = Battery 340 A (70 Ah)
7AH = Electronic vehicle immobilization devicewith alarm system, passenger compartmentcontrol and backup horn
8GD = Alternator 90A
6Y0 = Without cruise control warning system
9AP = Climatic air-conditioning system (semi-automatic)
8RM = 8 speakers (passive)
7Q0 = Without navigation device
8UE = Radio with CD drive
8QK = Key for locking system
8X0 = Without headlight washer system
4K3 = Radio remote controlled central locking operated from inside and safe securing
B16 = Type approval Portugal
G02 = Front shock absorption
QN2 = Drawer under right front seat
3L1 = Manual height adjustment for left front seat
9P0 = Without seat belt reminder
Q1A = Standard front seats
7X0 = Without park distance control
9W0 = W/o car phone preparation/installation
8WB = Front fog lights
7A0 = Without CD changer/CD player
QG0 = Without service interval prolongation
0GE = Emission standard EU3
L08 = Suspension range 08 installation control only, no requirement forecast
7P0 = Without lumbar support in seat backrests
F0A = No special purpose vehicle, standard equipment
3S2 = Black roof rails »OFF

I.C.E. 8)

:twisted: Fonte Sony CDX-CA900 Xplod 4x52W
:twisted: Colunas 17" nas portas Pionner 2 vias 200W
:twisted: Colunas 6X9" JBL 300W na bagageira em caixas Caliber
:twisted: Amplificador Magnat e subwoofer Sony Xplod 1200W

Tem ASR, tranca as portas sozinha a partir dos 20 km/h (algo que não me agrada muito), fez média de 5.2 a velocidades de 120 a 160km/h nos 200kms percorridos em auto-estrada até chegar a casa.

Admissão PD160


Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Montada uma powerbox proveniente de um Ibiza 1.9 tdi, a título experimental.. para já nota-se +gana na acelaração, e sem fumos.
Consumo parece ligeiramente inferior, mas ainda é muito cedo para dizer.



Uploaded with ImageShack.us

(foto tirada da net)
Celox Performance '+35bhp' TDi Tuning Module

To do list:


Uploaded with ImageShack.us

Antena shark fin montada, só po style 8)


Uploaded with ImageShack.us
e..

Objectivo:


Uploaded with ImageShack.us

Coilovers Raceland montados.. distância ao solo de 13cm segundo quem os montou.


Uploaded with ImageShack.us

Mod powered by Victor Pires (victorpires99@hotmail.com) @clubegolfpt.com
Feedback: 5 estrelas :mrgreen: ibizaClubPT Fórum

Muito +estavel, sem oscilações e mantendo o conforto

Resultado:


Uploaded with ImageShack.us

4cm entre a cava da roda e o pneu :mrgreen:


Uploaded with ImageShack.us

Com um Fabia de origem à frente, vê-se melhor:


Uploaded with ImageShack.us
 
Last edited:
Powerbox ==» OFF
mapa PD130 ==» ON

Fotos pra quê? Isto é daquelas mods que só sentindo.. medição para +tarde.. por agora o constante acender do ASR e o pescoço a dar "de chicote" contra o encosto de cabeça já dizem tudo:D
 
Ora bem, o que não estava nos objectivos foi o valente susto que apanhei.. perda abundante de líquido de refrigeração, luz vermelha e reboque com ela..

Quando fui à Roady ver como estava a correr a coisa, o mecânico, ainda sem me dar tempo de me aproximar da Fabia fez o seguinte comentário:

"Tu deves ter um santo que gosta muito de ti lá em cima.."

Respondi que só confiei em tempos em S. Cristovão para defender o meu casamento, mas como fez na altura fraca figura, já não acreditava nisso.

Eis que me ele diz assim:

"Então ele pôs aqui a mão para te compensar dessa altura, porque este motor estava por minutos.."



O silvo que de vez em quando se ouvia junto da bomba de água nessa manhã de Domingo, somado ás 2x que tive de repor o nível de g12 anteriormente a esse dia haviam confirmado as minhas suspeitas, mas como tinha estado cerca de 1h a trabalhar na Roady ao ralenti sem qualquer perda ou aquecimento e ainda faltavam 20.000km para a correia e bomba de água ser substítuidos, o mecânico na altura desvalorizou esses sinais..

..durou até à hora de almoço do dia seguinte, altura em que acendeu a luz vermelha e parei de imediato o motor e chamei o reboque.

A folga do eixo da bomba de água era enorme, deveria estar a oscilar já fortemente e o fragmento do carreto que se soltou ficou entalado a meio das costas da correia e foi-a cortando a cada volta que ela dava, com precisão quase cirúrgica.. se tivesse andado mais um pouco teria de descolar o "TDI" da traseira e colar lá "RIP"

3h de serviço +materiais (kit de distribuição e bomba de água, ambos da SKF +liquido) e uma grande dose de sorte no meio disto tudo.. ainda não paguei, mas depois deste cenário, até os 446€ orçamentados para efeitos de seguro me parecem bons face a uma troca de motor ou a conversão da Fabia a galinheiro de luxo po quintal do meu sogro..

Abraço a todos.
 
Ora, actualizando isto aqui..

A Fabia fez em 19/02/2012, aos 161718km, uma mudança de óleo intermédia, apenas a título de manutenção preventiva.
Com o objectivo de limpar (e/ou manter limpo) o motor, o BP Visco 7000 5w30 VW50700, reputado pela sua excelente capacidade de limpeza interna do motor, saltou fora ao fim de cerca de 8000km (sim, eu sei que sendo longlife dá para 30.000km, mas não foi esse o fim para que foi colocado) e foi substituido pelo Roady 5w40 VW505.01, que deverá permanecer por um máximo de 15.000km (se não me der na telha mudar antes).

Serviu tambem para comprovar que ao longo desses 8000km de condução desregrada, não detectei o mímimo consumo de óleo, plo que, senão consumiu com o 5w30, dificilmente o fará com 5w40.

Foi tambem finalmente montado o manometro de pressão de óleo que já tinha sido comprado em 10/2010 para o falecido Fabia azul, mas nunca chegou a ser montado, e que agora servirá apenas como forma de poder em qualquer momento monitorizar o nível de lubrificação interna do motor.

Eis uma imagem do sensor de pressão:


E do "dito cujo", já instalado:


- - - - - - - - - -

Bem, 23/09/2012 foi dia de manutencao.
Com o temporal que tem feito por aqui, montou-se 2 Goodyear Excellence pa fazer companhia aos Bridgestone Turanza e aproveitei e aos 173.428km mudei tambem o oleo e filtro, desta vez Castrol Edge 5w40 e filtro da Misfat.
Assim ja fica preparada para o inverno :)
 
Ora aí está o que é:





Custo da mod: 30€ de película +10€ de mão de obra para os pilares da Fabia e 20€ de mão de obra para o tejadilho do Tigra.

A Fabia parece logo que rejuvenesceu uns anitos, ficando agora com um look muito +moderno e actual.
Abraço a todos.
 
por Dark Ang3L em 17 ago 2013, 15:37

Boas a todos.
Tenho andado um pouco ausente.. esta altura do ano, com férias e família emigrada de regresso, assim o obriga.
Resolvi comprando um kit de 2 peças da Wurth por 20 brasas mais 10 de montagem, uff. :D
A Fabia tem-se portado lindamente, vai nos 187.000km e a nível de manutenção, mudou agora o filtro de ar condicionado e fez a desinfeção do mesmo.
Falta agora tirar o filtro de ar para fora, lavar e repôr.
Levou também 2 Goodyear Efficient Grip a 60 brasas cada e agora é esperar que ela dure plo menos até aos 250.000km, a menos que apareça alguma oferta ou negócio tentador.. :twisted:

Venho aqui espreitar de vez em quando, só para me manter minimamente actualizado. :mrgreen:
Abraço a todos.

- - - - - - - - - -

por Dark Ang3L em 15 set 2013, 23:26

Na passada sexta fui alvo de um picanço que me deixou um sorriso nos lábios, quanto mais não fosse plo inesperado da situação..
1050kg de carro e 125cv no papel colocaram-se ao lado da Fabia nos semáforos.. um Citroen C2 VTS de abufadeira, bufando ao meu lado..

Não sei explicar, mas de forma impulsiva, arrancamos como se fossemos a fugir do diabo ou a correr atrás da mulher dele, eu com aquela coisa vermelha aos gritos ao meu lado, nem o matraquear do 1.9 TDi conseguia ouvir :shock:

Foi sempre a dar até ao fim de julgo 400m de recta, com o conta-rotações como único guia para fazer o "shift" 8) já que o barulho ensurdecedor ao meu lado abafava tudo à volta e virava pescoços :lol:

:arrow: "..for those 10 seconds or less, i'm free.." [Fast' n' Furious]

Foi interessante deixar o binário da 1.9 TDi fluir natural e abundantemente e mostrar que em acelaração (plo menos até ás 4500rpm), quem manda aqui :twisted: LoOoL

Hoje deu-me para escrever isto porque o dono do C2 fez questão de ir saber à Roady o que estava debaixo do capot da familiar e inofensiva Fabia break :mrgreen:

C2 com linha de escape desportiva e CDA Simota e um confessado acordar apenas ás 5000 rpm, segundo o seu proprietário.
Fabia 1.9 TDi com motor grande e os cilindros todos (grande Massíula) com mapa do VRS trabalhado +Pipercross/admissão Cupra

Ainda nem sei bem o que me deu, (primeira crise de "meia-idade"?) nem como tive a sorte de numa zona quase sempre com presença policial não me ter saído a sorte grande mas.. foi divertido, eu pensava que já tinha chegado à fase do vinho do Porto requintadamente amadurecido, mas parece que ainda há Red Bull (sem os enfeites) misturada na coisa :lol:

Boa semana a todos :mrgreen:

- - - - - - - - - -

por Dark Ang3L em 21 nov 2013, 16:43

Deixo um alerta:

Nunca se gabem muito das vossas máquinas, pareço destinado a ter problemas de cada vez que o faço.. :roll:
Os duendes, elfos e gnomos que vivem debaixo dos nossos capôs ouvem e metem logo mãos à obra.. :evil:
Hoje de manhã começou a fazer um "chilrrear" vindo do rolamento do alternador, que mais parecia um pintassilgo a esteroides em plena época de acasalamento.. :?

Visita à Roady, deixo-a a trabalhar, capô aberto e chefe de oficina aos gritos: "desliga isso!! Desliga isso!!" :!:
Resultado: 40 brasas num rolamento de alternador novo, o seu predecessor plos vistos estava em risco iminente de "detonar" o alternador..
Valeu o hábito instigado plo meu falecido avô, de correr para o mecânico de cada vez que ouço algo anormal. :)

Enfim, que este dure outros 190.000KM! :wink:
Abraço a todos.

- - - - - - - - - -

por Dark Ang3L em 08 fev 2014, 15:38

Hello ma frends.
Actualizando o meu DB, ontem foi dia de tirar e lavar o Pipercross, já bem negro (não se percebia sequer as letras vermelhas Pipercross, em cima do que originalmente era branco e de branco sujo, só tinha o sujo :shock: ) não era lavado desde Maio de 2013!

Montadinho hoje 08/02/14, depois de ter passado a noite junto ao desumidificador e em cima de um papelão, e mesmo a tempo, já que começou a chover minutos depois.
A Fabia conta agora com 193.300km e como vou buscar o mestre Leão Power a Coimbra para mais uma repro a um amigo, devo aproveitar pa lhe dar mais um toques. :twisted:

Abraço a todos!

- - - - - - - - - -

por Dark Ang3L em 19 mar 2014, 12:46

Bem, a Fabia passou ontem os 195.000km.. e tem andado lenta desde os 193.000km, 600km depois de lavar e deixar 12h secar em cima de um papelão o filtro Pipercross junto ao desumidificador..
Fez a despistagem na Roady e parece que o medidor de massa de ar chegou à idade da reforma, que se ainda for o original, já cumpriu a sua missão.

12 anos e 195.000km depois, encomendei esta manhã a minha prenda, ou não fosse hoje dia do pai. :mrgreen:

Para substituir o BOSCH 0 280 217 121 que lá está, e pese embora se arranjasse um novo na mister auto por cerca de 120€ +portes, virá um Pierburg 7.22684.080 por 77€, já com 40% de desconto e iva.

Quero os meus cavalinhos todos de volta.. neste momento parece que metade dos 140 foram de férias.. embora não note diferença nos consumos e até pareça a mesma em condução calma.
Só quando piso o acelerador como se tivesse a fugir do diabo ou a correr atrás da mulher dele é que sente bem a diferença, com uma hesitação seguida de um poço de nada enquanto grita a subir pasmaceiramente de rotação, e uma brusquidão em que acorda de repente a partir das 2400 rpm..
Isso e um assobiar do turbo entre as 800 e as 1500rpm que confesso que não me desagrada :twisted:
Parece estar em estado de prontidão imediata :lol:

- - - - - - - - - -

por Dark Ang3L em 13 mai 2014, 11:39

Bem, não eram estas as fotos que queria postar, enfim..

Começou esta semana a entrar nos 197.000km, mas alguém quis gravar a sua marca ainda dentro dos 196k.. nem o vidro escapou..
Parece que vou ter de começar já a juntar dinheiro para a pintar com o esquema de cores da Rapid.. :x

Só espero é que depois de a mandar pintar não me apareça assim novamente..

Tivesse eu jeito pa bricolage e arriscava aplicar uma faixa de película imitação carbono, como tenho nos pilares.. sempre ficava +barato e se riscassem outra vez, o prejuízo não seria tanto..

É uma pena existirem tantos cobardes neste mundo.. preferia que me aparecesse à frente pa me bater.. fazia-se à moda antiga.
Resta agora pedir orçamento pa mandar pintar a tampa da mala.. o vidro riscado, como fica fora da área de visão, fica assim.. :oops:






Traseira da Rapid:



- - - - - - - - - -

por Dark Ang3L em 21 jul 2014, 16:47

Bem, felizmente não houve +actos de vandalismo até ver.. :evil:
A Fabia está quase a atingir os 200.000km.. tal deve acontecer até ao final desta semana, altura em que levará a mudança intermédia da praxe com o habitual Castrol.

Polimento de opticas==> DONE

Incidentes, apenas a registar o rebentamento de uma das lampadas de xenon do kit que o freak tirou do Passat dele.. cujo fragmentos atingiram e meteram fora de combate 3 leds da lampada de 13smd´s do kit que o nosso tomye me vendeu :evil:

Fui forçado a meter halogeneo 5000k por precisar do carro à noite e não querer correr o risco de ser autuado.. mas que diferença.. tomyeeeeeee onde estás??
Ao menos o polimento de opticas permitiu melhorar um pouco a coisa, mas não muito..

Em breve irá à IPO onde espero que passe com distinção.. agora é esperar mais 50.000km e re-avaliar se ficará depois ou se o Passos de Coelho permite namorar uma Rapid :mrgreen:
Abraço a todos!
 
Back
Top