F1 2008 Season

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=axWT1GPAGqk[/youtube]​

Já começou mais um campeonato de Formula 1.
E começo já a descrever as mudanças dos regulamentos para este ano.

Mudanças
:arrow: Nesta temporada está banido o Controle de tracção.
:arrow: A unidade central electrónica (ECU), será padronizada, sendo produzida pela Microsoft em parceria com a McLaren.
:arrow: Fim do auxílio electrónico do travão motor.
:arrow: A caixa de marcha não poderá ser substituída por quatro fins de semana de corrida. Caso seja necessário a mudança, o piloto perderá cinco posições no grid.
:arrow: As paredes laterais do cockpit estão cinco centímetros mais altas.
:arrow: A secção de classificação ocorrerá da seguinte forma:
o Os primeiros 20 minutos eliminarão os 6 pilotos mais lentos, permanecendo 16.
o Após intervalo de 8 minutos, outra secção de 15 minutos, eliminam mais 6 pilotos, permanecendo 10 para a superpole.
o Depois de 7 minutos, a superpole terá a duração de apenas 10 minutos em vez de 15 como na temporada de 2007, definindo as 10 primeiras colocações do grid.


Pneus

Os pneus Bridgestone se manterão até 2010 como exclusivo

Agora aos perfil das equipes que participam:

46435_2.jpg

Ferrari
Chassis: F2008
Engine: Ferrari
Team Principal: Stefano Domenicali
Technical Director: Aldo Costa
F1 Debut: Monaco GP 1950
F1 Points: 4357
Championships Won: 15



46434_2.jpg

BMW Sauber
Chassis: F1.08
Engine: BMW
Team Principal: Mario Theissen
Technical Director: Willy Rampf
F1 Debut: Bahrain GP 2006
F1 Points: 137
Championships Won: 0

46440_2.jpg

Renault
Chassis: R28
Engine: Renault
Team Principal: Flavio Briatore
Technical Director: Bob Bell
F1 Debut: British GP 1977
F1 Points: 976
Championships Won: 2

46444_2.jpg

Williams
Chassis: FW30
Engine: Toyota
Team Principal: Frank Williams
Technical Director: Sam Michael
F1 Debut: Spanish GP 1975
F1 Points: 2560
Championships Won: 9

46439_2.jpg

Red Bull Racing
Chassis: RB4
Engine: Renault
Team Principal: Christian Horner
Technical Director: Adrian Newey / Geoff Willis
F1 Debut: Australian GP 2005
F1 Points: 74
Championships Won: 0

46443_2.jpg

Toyota
Chassis: TF108
Engine: Toyota
Team Principal: Tadashi Yamashina
Technical Director: Pascal Vasselon
F1 Debut: Australian GP 2002
F1 Points: 163
Championships Won: 0

46442_2.jpg

Scuderia Toro Rosso
Chassis: STR3
Engine: Ferrari
Team Principal: Franz Tost
Technical Director: Giorgio Ascanelli
F1 Debut: Bahrain GP 2006
F1 Points: 9
Championships Won: 0

46437_2.jpg

Honda Racing
Chassis: RA108
Engine: Honda
Team Principal: Ross Brawn
Technical Director: Shuhei Nakamoto
F1 Debut: Australian GP 1999
F1 Points: 319
Championships Won: 0

46441_2.jpg

Super Aguri F1
Chassis: SA08
Engine: Honda
Team Principal: Aguri Suzuki
Technical Director: Mark Preston
F1 Debut: Japanese GP 2005
F1 Points: 4
Championships Won: 0

46436_2.jpg

Force India
Chassis: VJM01
Engine: Ferrari
Team Principal: Colin Kolles
Technical Director: Mike Gascoyne / James Key
F1 Debut: Chinese GP 2006
F1 Points: 1
Championships Won: 0

46438_2.jpg

McLaren Mercedes
Chassis: MP4-23
Engine: Mercedes-Benz
Team Principal: Ron Dennis
Technical Director: Paddy Lowe / Neil Oatley
F1 Debut: Monaco GP 1966
F1 Points: 3142
Championships Won: 8


Calendário

Australia_track.gif
Melbourne - Australia 16 Março
Malaysia_track.gif
Sepang - Malasia 23 Março
Bahrain_track.gif
Bahrain 06 Abril
Spain_track.gif
Barcelona - Espanha 27 Abril
Turkey_track.gif
Istambul - Turquia 11 Maio
Monaco_track.gif
Monte Carlo - Monoco 25 Maio
Canada_track.gif
Montereal - Canada 08 Junho
France_track.gif
Magny-Cours - França 22 Junho
Britain_track.gif
Silverstone - Grã- Bretanha 06 Julho
Germany_track.gif
Hockenheim - Alemanha 20 Julho
Hungary_track.gif
Budapeste - Hungria 03 Agosto
Europe_track.gif
Valencia - Europa 24 Agosto
Belgium_track.gif
Spa - Bélgica 07 Setembro
Italy_track.gif
Monza - Itália 14 Setembro
Singapore_track.gif
Singapura 28 Setembro
Japan_track.gif
Fuji Speedway - Japão 12 Outubro
China_track.gif
Shanghai - China 19 Outubro
Brazil_track.gif
Interlago - Brazil 02 Novembro

Para comentar algo sobre a epoca de F1 por favor usam este topic.
http://www.audipt.com/forum2/index.php?topic=20717.0

Obrigado
 
Action Shot - Melbourne

Felipe Massa had a wild spin in the middle of turns 11-12
46579_2.jpg


Tyre graining caused problems for Toyota
46576_2.jpg


Raikkonen fell off the pace in the afternoon session
46575_2.jpg


Piquet Jr damaged his R28's gearbox during a spin in session one
46573_2.jpg


Heikki Kovalainen had an error-free first day
46571_2.jpg


Kazuki Nakajima was one of many drivers to explore the gravel traps
46570_2.jpg


Kimi heads out to set the pace in first practice
46566_2.jpg


Nico Rosberg didn't manage much mileage on Friday
46560_2.jpg


Lewis made a fast start in first practice
46545_2.jpg
 
Last News - Melbourne



Kimi unhappy with Ferrari handling

World champion Kimi Raikkonen declared himself unhappy with his Ferrari’s set-up following Friday practice in Melbourne, despite topping the times in the opening session.

The Finn’s morning time of 1m26.461s stood as the day’s benchmark – but he was displeased to slip down the timing charts to sixth in the afternoon.

Although he appeared to be concentrating on longer runs Raikkonen said the loss of pace highlighted a deterioration in the F2008’s handling.

“I am not very happy with the way practice went,” said the ’07 Australian GP winner.

“This morning we found some good settings for the car, but in the afternoon, we struggled and our lap times reflect that.

“We must look carefully at the data to work out how to improve the car.

“We have seen that if we manage to find the right set-up, we have the potential to be competitive.”

Team-mate Felipe Massa was much more content with his car’s behaviour after ending the afternoon session in third place, in spite of a wild 130mph spin at the turn 11-12 chicane.

“All in all, I am happy with this start to the season,” said the Brazilian.

“We were able to work towards the race and I think I will be able to run at a good pace on a long run.

“Because of going off the track, I was unable to try the last set of soft tyres available to me, but that’s certainly not a big problem.

“The harder tyres are very consistent, while the other compound gives more grip on the first lap, but then suffers from greater degradation.”

Ferrari’s head of trackside operations Luca Baldisserri said it had been “a bit of a complicated day, especially in the second session”.

“The set-up of Kimi’s F2008 in the afternoon was certainly not the best and we need to work out exactly why,” he added.

“As for Felipe, he was pretty happy with the handling of his car.

“At the end, he had an off-track excursion which meant he was forced to end his work programme a bit prematurely and it bore testimony to the fact that, this year, the margin for error is virtually non-existent.

“Now we must prepare as well as possible for qualifying and the race.

“The weather conditions are very difficult and will provide a stern test of the cars’ reliability.”
 
Last news - Melbourn

Lewis cautious about practice pace

Lewis Hamilton was cautiously optimistic after topping second practice in Melbourne, but refused to predict how McLaren would compare to Ferrari this weekend.

Although world champion Kimi Raikkonen knocked Hamilton off the head of the timesheets in the closing moments of morning practice, the Finn was less happy in session two - when Hamilton was fastest by nearly a second.

But with Raikkonen's opening session time remaining the day's benchmark, Hamilton wasn't getting carried away by his dominant afternoon.

"There was some good progress with the car, and we made the best use of the ever improving track conditions," he said.

"However our main opposition looks strong, but it’s still too early to tell exactly where we are in comparison.

"All in all a good start to the Australian Grand Prix and the season."

Team boss Ron Dennis said McLaren had not pushed too hard during the morning, preferring instead to wait for conditions to improve later on.

"We spent the first session just familiarsing ourselves with the track as it was dirty and continued to get faster and faster," he said.

"In the second session we started work on qualifying set-up and tyre evaluation.

"The strong wind today was an additional challenge for the set-up work, but we experienced no problems."

Hamilton's new team-mate Heikki Kovalainen was fourth in both sessions as he continued to settle into McLaren life.

"I enjoy the professionalism of the team and how they operated during today’s two sessions," he said.

"It was a bit hotter than expected but that is just good practice for Malaysia.

"The wind was also something we had to take into consideration, but we made some good progress with the car."
 
Boas :) sendo eu um fanatico da F1 e sendo socio da At&t williamsF1 fans club venho rectificar um dado erroneo nao mt importante mas de qualquer maneira , o primeiro grande premio da Williams foi em 1975 e nao em 1969 de resto um bom campeonato para todas as equipas , mas WILLIAMS fOREVER :)
 
AUSTRALIA | Melbourne
15 March 2008 SABADO

SAT Practice


Pos No Driver Team Time/Retired Gap
1 4 Robert Kubica BMW 1:25.613
2 3 Nick Heidfeld BMW 1:25.950 0.337
3 5 Fernando Alonso Renault 1:26.082 0.469
4 7 Nico Rosberg Williams-Toyota 1:26.171 0.55
5 9 David Coulthard Red Bull-Renault 1:26.385 0.77
6 10 Mark Webber Red Bull-Renault 1:26.407 0.794
7 16 Jenson Button Honda 1:26.502 0.889
8 15 Sebastian Vettel STR-Ferrari 1:26.663 1.050
9 21 Giancarlo Fisichella Force India-Ferrari 1:26.682 1.069
10 11 Jarno Trulli Toyota 1:26.882 1.269
11 2 Felipe Massa Ferrari 1:27.020 1.407
12 22 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:27.084 1.471
13 12 Timo Glock Toyota 1:27.162 1.549
14 1 Kimi Räikkönen Ferrari 1:27.163 1.550
15 6 Nelsinho Piquet Renault 1:27.284 1.671
16 17 Rubens Barrichello Honda 1:27.333 1.720
17 20 Adrian Sutil Force India-Ferrari 1:27.489 1.876
18 14 Sebastien Bourdais STR-Ferrari 1:27.578 1.965
19 8 Kazuki Nakajima Williams-Toyota 1:27.601 1.988
20 23 Heikki Kovalainen McLaren-Mercedes 1:27.992 2.379
21 18 Takuma Sato Super Aguri-Honda 1:28.363 2.750
22 19 Anthony Davidson Super Aguri-Honda 1:28.912 3.2990

A seguir:
SAT Qualifying
Horas Portugal = 03:00

Canais para ver no sopcast/Tuv:
http://www.myp2p.eu/broadcast.php?matchid=7837&part=sports
 
AUSTRALIA | Melbourne
15 March 2008 SABADO

SAT Qualifying:

Pos No Driver Team Q1 Q2 Q3
1 22 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:26.572-1:25.181-1:26.71
2 4 Robert Kubica BMW 1:26.103-1:25.315-1:26.869
3 23 Heikki Kovalainen McLaren-Mercedes 1:25.664-1:25.452-1:27.07
4 2 Felipe Massa Ferrari 1:25.994-1:25.691-1:27.178
5 3 Nick Heidfeld BMW 1:25.960-1:25.518-1:27.236
6 11 Jarno Trulli Toyota 1:26.427-1:26.101-1:28.52
7 7 Nico Rosberg Williams-Toyota 1:26.295-1:26.05-1:28.687
8 9 David Coulthard Red Bull-Renault 1:26.381-1:26.063-1:29.041
9 12 Timo Glock Toyota 1:26.919-1:26.164-1:29.593
10 15 Sebastian Vettel STR-Ferrari 1:26.702 1:25.842 No Time
11 17 Rubens Barrichello Honda 1:26.369 1:26.1
12 5 Fernando Alonso Renault 1:26.907 1:26.188
13 16 Jenson Button Honda 1:26.712 1:26.259
14 8 Kazuki Nakajima Williams-Toyota 1:26.891 1:26.413
15 10 Mark Webber Red Bull-Renault 1:26.914 No time
16 1 Kimi Räikkönen Ferrari 1:26.140
17 21 Giancarlo Fisichella Force India-Ferrari 1:27.207
18 14 Sebastien Bourdais STR-Ferrari 1:27.446
19 20 Adrian Sutil Force India-Ferrari 1:27.859
20 18 Takuma Sato Super Aguri-Honda 1:28.208
21 6 Nelsinho Piquet Renault 1:28.330
22 19 Anthony Davidson Super Aguri-Honda 1:29.059

A seguir:

AUSTRALIA | Melbourne
16 March 2008 Domingo

SUN Race
Horas Portugal = 04:30

Canais para ver no sopcast/Tuv:
http://www.myp2p.eu/broadcast.php?matchid=7839&part=sports

Agora vou dormir,Ate amanha! :lol:
 
Melbourne quali shots

A fresh look for the front of Sunday's grid
46616_2.jpg


Ferrari's expected pace didn't materialise for Massa
46612_2.jpg


Webber's home quali hopes took a dive with a failure in Q2
46607_2.jpg


Fernando Alonso had to sit and watch Q3
46605_2.jpg


Having earned pole, Hamilton doesn't want to squander it.
46601_2.jpg


This push cost Kimi a place in Q2
46600_2.jpg
 
01 - Hamilton
02 - Heidfeld
03 - Rosberg (Gosto da Williams, e está de volta, nao gostei foi de ver o Nick a dar-se bem com o preto é má Companhia para ele...)
04 - FERNANDO ALONSO
05 - Barrichello
06 - Nakajima

(Mais ninguem acabou a corrida)

...até para a semana...
 
Hamilton vence primeira batalha

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Austrália prova de abertura do Mundial de Fórmula 1 de 2008. O britânico liderou a prova de início a fim, tendo escapado a todos os incidentes de uma corrida em que apenas sete carros chegaram a rolar ao final.

Hamilton é assim o primeiro líder do Mundial de 2008, ele que beneficiou dos problemas por que passaram os pilotos da Ferrari, que não lograram ver a bandeira de xadrez.

Foi uma corrida para esquecer por parte dos dois pilotos da equipa italiana, com uma sucessão de problemas e erros a deixa-los pelo caminho. Começou com Felipe Massa, que foi envolvido na carambola inicial, que o fez ir as boxes no final da primeira volta, tendo caído para os últimos lugares depois de ter saído do quarto posto. Na ânsia de recuperar posições, o brasileiro envolveu-se numa colisão com David Coulthard, que eliminou o escocês e provocou a desistência do brasileiro algumas voltas depois. A colisão entre Coulthard e Massa provocou a entrada do safety-car em pista.
Kimi Raikkonen também teve uma corrida australiana muito “activa”. O Campeão do Mundo fez um excelente arranque, passando de 15º para o oitavo lugar no final da primeira volta. Mas a sensivelmente meio da prova falhou uma travagem quando tentava passar o seu compatriota Kovalainen, saindo de pista e rumando as boxes de onde saiu em 11º. A partir dai tentou a recuperação, mas quando tentava passar Timo Glock, Raikkonen falha novamente uma travagem, pisa a relva e saiu de novo de pista. De regresso o finlandês beneficiou da entrada do Safety-car, devido ao espectacular acidente de Timo Glock, para subir lugares. Raikkonen estava em luta com Fernando Alonso e Heikki Kovalainen quando a três voltas do final problemas mecânicos no F2008 o abrigaram a parar, tendo sido ainda classificado no oitavo posto, conseguindo assim o último lugar pontuavel.

Na frente da classificação, Heidfeld foi o segundo colocado, ele que recuperou nas boxes os lugares que perdeu na partida. O piloto alemão terminou a prova na frente de outro alemão, no caso, Nico Rosberg, que levou o seu Williams ao terceiro posto. Foi o primeiro pódio de Rosberg na Fórmula 1.

Fernando Alonso foi o quarto classificado, na frente de Heikki Kovalainen, que ainda esteve na frente do espanhol na penúltima volta, mas na entrada da ultima volta o piloto finlandês accionou inadvertidamente o botão de entrada nas boxes, o que fez o carro abrandar na recta da meta, o que permitiu a Alonso regressar ao quarto posto. Ambos beneficiaram dos problemas de motor de Sébastien Bourdais a três voltas do final, ele que fazia aqui a sua estreia na disciplina e escapou ao múltiplos acidentes da corrida, mas foi traído pelo motor Ferrari do seu Toro Rosso nos momentos finais da prova, mesmo assim ainda logrou alcançar o setimo lugar, marcando assim dois pontos na sua estreia.

Kazuki Nakajima completou o bom resultado de conjunto da Williams ao alcançar o sétimo posto. O japonês que colidiu com Robert Kubica quando a prova estava a ser relançada pela última vez, o que causou o abandono do polaco.

A corrida começou com uma carambola na primeira curva, que eliminou Webber, Button, Vettel e Fisichella e que causou o atraso de diversos pilotos.

A Toyota saiu da Austrália com um amargo de boca, pois viu os seus dois pilotos abandonar, depois de ambos estarem a realizar boas provas. Trulli desistiu com problemas mecânicos, enquanto Timo Glock foi protagonista do acidente mais espectacular da prova, depois de uma saída mais larga de uma curva, o alemão fez uma incursão por fora da pista, mas quando ia a regressar a esta o seu Toyota foi lançado no ar por uma irregularidade na escapatória, que destruíram o monolugar japonês. Este acidente provocou a terceira entrada do safety-car em pista.

O sexto posto tinha ido para Rubens Barrichello, em Honda. O Barrichello foi protagonista de uma situação complicada nas boxes, quando na última paragem arrancou ainda com a mangueira de gasolina inserida no seu monolugar, tendo sido penalizado com uma paragem extra de 10 segundos nas boxes. Mas no final o piloto brasilero foi desclassificado por ter saido das boxes com o semáforo vermelho.
 
Back
Top