Experimentei o novo A5 3.0TDI QUATTRO

Boas a todos,

gostaria de partilhar a minha experiencia convosco e saber das vossas opiniões acerca do Test Drive que fiz ao Audi A5 3.0TDI QUATTRO.

Antes de mais eu tenho um A4 TDI 130(carro) de 2003 reprogramado com 170cv e 370nm de binário.
(Para mais detalhes podem ver na minha apresentação e em topico de motores.)

Antes de começar estava deveras ansioso em experimentar o famoso sistema QUATTRO da audi e o poderoso 3.0TDI agoa com 500nm de binário.

Achei que o carro é muito estável mesmo, sente-se que o carro é mais largo que um A4 na condução e estabilidade, além disso tem uns 245/40 18' (eu tenho uns 215/55 16' no meu).

O conforto não sai prejudicado pelas jantes 18 no entanto não sei se este modelo tinha a suspensao desportiva, mas se não tinha, não lhe faz falta nenhuma.

O interior não há muito a dizer, simplesmente fabuloso, vamos sentados muito rente ao chao (mais que um A4 sport) e muito bem encaixados nos bancos desportivos opcionais. A qualidade dos materiais é Audi.
Em comparação com o BMW coupé acho que o interior é muito mais rico em detalhes, se bem que muitos são opção. Para mim o BMW coupé é um serie 3 normal no interior.

No exterior nada há a dizer, o carro visto ao vivo impressiona por ser mais largo que o normal. Dando o ar de um verdadeiro superdesportivo.

Handling:
o carro agarra-se que nem lapa, fiz uma rotunda a fundo e as rodas patinaram sem o carro fugir e nem acionar o ESP, que deve ficar para situações além do limite do Sistema QUATTRO.

Na minha primeira experiencia com um carro AWD percebi que se sente o carro a rolar com as 4 rodas a puxar e por conseguinte se sente o carro mais seguro constantemente.

Motor:
Aqui gostava da vossa opinião pessoal ás minhas impressões.

Achei que o carro não tem grande agilidade, pelo menos para o que eu esperava de um carro com 500nm de bin e 240cv.
Posso dizer que acho o meu carro mais nervoso em baixas, se é que me entendem (pelo menos que tem o carro reprogramado).
Este carro é sem duvida um estradista e tem grande à vontade em subir até ás 4500rpm, no entanto esqueçam um grande coice para quem pensa que os 500nm são grande coisa.

Conclusão:
O que retirei como conclusão desta opinião relativa ao motor é que podem estar aqui em linha de conta 2 factores determinantes. O peso que tem +200kg que o meu A4 e subertudo o sistema de QUATTRO que segundo ouvi dizer retira entre 10 e 20% de potencia face a um carro com 2 rodas motrizes, isto por a potencia ser repartida pelas 4 rodas.


Digam-se que acham da minha conclusão...

PS:
Não está em causa a eficiencia do sistema QUATTRO mas sim o que se perde em termos de potencia e feeling vs m carro com 2 rodas motrizes.
 
Boas....

antes de mais quero felicitar-te por partilhares a tua experiência..poderia existir um tópico neste tipo de assuntos..os moderadores que analisem..concordo em absoluto com que disseste, só de acrescentar que o sistema quattro retira mais potência real do que disseste, podia dizer que eses 10% devem andar nos valores de carros com tração a trás agora com sistema quattro é mais de certeza, embora a segurança seja quase proporcionalmente maior em curva e com chuva..... :wink:
 
Concordo... ja conduzi um 2.0 TDI 170cv com e sem quattro e nota-se a diferença. Mas com quattro a curvar a abrir n há melhor. São gostos...
 
com chuva, curvas e acelerações/desacelerações em condiçoes de condução adversas... aí é que vês o sistema quattro a funcionar na sua plenitude.

em condições normais até podes nem notar que ele existe, mas é em situações extremas que ele faz a diferença... e surpresas na estrada, nunca se sabe quando aparecem...

a meu ver, embora carregue nos consumos, o sistema quattro é uma grande vantagem para um audi ;)
 
Jinx disse:
Concordo... ja conduzi um 2.0 TDI 170cv com e sem quattro e nota-se a diferença. Mas com quattro a curvar a abrir n há melhor. São gostos...


Jinx,

tambem gostava de experimentar com o 2.0 170cv com e sem quattro, mas diz-me tu, com o quattro esse carro puxa tipo um 130cv ou 140cv?

Consegues por o carro com QUATTRO a patinar?

Na tua opinião perdes muita ou pouca potencia?

Queres detalhar aqui a tua experiência?
 
mustang disse:
miketeddy disse:
Achei que o carro não tem grande agilidade, pelo menos para o que eu esperava de um carro com 500nm de bin e 240cv.

mas claro, é um diesel! o que esperavas tu?
:lol: :lol: :lol: :lol: há algum aspecto positivo num diesel?!? :roll:

Quanto ao assunto, o carro tinha caixa manual ou a STronic?
 
apesar do meu carro nao ser um diesel, akela ideia de k os carros a gasolina é que são mais rotativos, com mais performance e mais desportivos, actualmente, já não é tão verdade quanto isso.

os diesel hoje em dia nao ficam nada atras dos gasolina. o k s passa é que o investimento das marcas tem apostado nos diesel, ao contrário do k ja s passou noutros tempos.

o facto de nao ter tanta agilidade pode ser por causa das expectativas q levavas e assumires como ponto de comparação uma ideia subjectiva, ou entao por causa do peso e dimensoes do carro q t sugerem essa ideia

;)

cuidado com o diesel power... ele anda por aí e a audi é uma boa prova disso

le mans... ;)
 
miketeddy disse:
Jinx disse:
Concordo... ja conduzi um 2.0 TDI 170cv com e sem quattro e nota-se a diferença. Mas com quattro a curvar a abrir n há melhor. São gostos...


Jinx,

tambem gostava de experimentar com o 2.0 170cv com e sem quattro, mas diz-me tu, com o quattro esse carro puxa tipo um 130cv ou 140cv?

Consegues por o carro com QUATTRO a patinar?

Na tua opinião perdes muita ou pouca potencia?

Queres detalhar aqui a tua experiência?

O único 130cv q experimentei foi uma Passat que é um pco diferente da minha A4 B7.

A minha distribui a potência de uma maneira mais uniforme, parece que qto mais aceleras mais ela cresce. A minha experiência com os motores mais antigo era de sentir o kick e depois do kick n sentias a potência da mesma maneira.

Qto ao quattro, posso-te dizer q o acho brutal. Já conduzi ali nas montanha em Bilbau a chover a potes sempre a dar-lhe nas curvas e NÃO FUGIU UM MILIMETRO! Tenho uns Potenza RE720 montados que tb considero serem excelentes pneus. Já fiz tb curvas a abrir com piso seco e ainda não patinou uma única fez nem nunca vi o sinal do ESP a funcionar.

Resumindo, estou super satisfeito. Noto sim a diferença em ponta, só com um eixo parece-me mais rápida.
 
concordo com a posição do jinx
em dois anos e meio de condução diária de um quattro, o ESP só funcionou uma vez, de resto o quattro sempre cuidou de chuva, curvas, gravilha, dilúvios e slaloms arrojados ;)

so me queixo dos consumos, que num de tracção dianteira seriam mais baixos e da suspensão que não é amiga das costas em viagens longas ;)
 
flavyan disse:
concordo com a posição do jinx
em dois anos e meio de condução diária de um quattro, o ESP só funcionou uma vez, de resto o quattro sempre cuidou de chuva, curvas, gravilha, dilúvios e slaloms arrojados ;)

so me queixo dos consumos, que num de tracção dianteira seriam mais baixos e da suspensão que não é amiga das costas em viagens longas ;)

Consumos sim, mas viagem longa? Após 2300km em 17h tava fino! Só mmo com sono :D
 
ah gajo rijo!!!
lol
a ultima viagem longa q fiz foi vila de conde - évora -vila do conde sempre de capota pra baixo e a levar com o sol.
resultado: forma dos bancos nas costas e queimadura acentuada do sol no nariz eh eh ;)
 
flavyan disse:
apesar do meu carro nao ser um diesel, akela ideia de k os carros a gasolina é que são mais rotativos, com mais performance e mais desportivos, actualmente, já não é tão verdade quanto isso.

os diesel hoje em dia nao ficam nada atras dos gasolina. o k s passa é que o investimento das marcas tem apostado nos diesel, ao contrário do k ja s passou noutros tempos.

o facto de nao ter tanta agilidade pode ser por causa das expectativas q levavas e assumires como ponto de comparação uma ideia subjectiva, ou entao por causa do peso e dimensoes do carro q t sugerem essa ideia

;)

cuidado com o diesel power... ele anda por aí e a audi é uma boa prova disso

le mans... ;)

O teu raciocinio faz todo o sentido e eu já tinha pensado que essa poderia ser uma hipotese, afinal das contas, nos testes que fizeram ao carro, faz cerca de 6.5 seg dos 0-100 o que não é pouco.

A questão é que não se sente a potencia que não duvido que lá esteja e acho que essa falta de feeling vem da repartição da tracção.

Como diz o jinx o TDI 130 tinha aquele coice inicial que provávelmente fica desfarçado no TDI170 com QUATTRO.
 
Back
Top