evans waterless cooling Que dizem??

parece ser uma boa ideia, mas isso não vai danificar outras coisas a volta?

Pois a duvida é essa... Quando me mostraram este sistema a primeira coisa que me lembrei foi do óleo long life... Muito bom porque dura 30.000km mas muito mau porque se mudarmos so aos 30.000 lixamos o motor em pouco tempo.. lol
 
para mim isso é treta...
Se entendi bem é oleo que faz o trabalho de um oleo normal e ao mesmo tempo arrefece o motor?
 
Não é óleo, é liquido de refrigeração que não tem agua nos compostos, logo não cria corrosão... segundo eles.
 
Não é óleo, é liquido de refrigeração que não tem agua nos compostos, logo não cria corrosão... segundo eles.
Ok...My Bad
Para isso fazes como alguém ja fez aqui no fórum...metes G12/G13 puro :p

Eu acho que se fizeres a Mistura com agua destilada...não tens grandes problemas..
 
A única vantagem que vejo, é depois de passar os 100 graus,
aguentar mais um pouco o arrefecimento e evitando pressão no circuito.
De resto, o não ganhar ferrugem, é desnecessário, pois um bom anti
congelante e circuito cuidado, também não tem.
 
Esse produto serve principalmente para carros antigos, carros que aquecem muito, serve exactamente como dizeram atraz, nao tem agua, logo nao cria pressão no circuito da agua, o carro pode estar a 100graus e podem abrir o copo de expansão na boa, que não levam com o liquido na cara! :D
 
Ok...My Bad
Para isso fazes como alguém ja fez aqui no fórum...metes G12/G13 puro :p

Eu acho que se fizeres a Mistura com agua destilada...não tens grandes problemas..

O G12/G13 não é para meter puro. É para diluir na proporção recomendada pelo fabricante.
 
Boas madlima29,

Qualquer Anti-Congelante à base de Glicol (G12/G13), ou mesmo, Glicol PURO é um produto à base de Água.
GLICOL é à base de Água. É como o VINHO. AH AH AH :D

No caso do "Evans", é um produto à base de alcool, o que quer dizer que em contacto com peças Ferrosas não Oxida (Enferruja), e só entra em Ebulição aos 180º.
IMPORTANTE: Dura a vida do carro.

Já usei "Evans" em tempos, com excelentes resultados.
Quando tive de mudar a distribuição, esqueci-me de dizer ao mecânico para fazer o reaproveitamento do Líquido, e olha . . . . Foi-se . . . :'(

Como não consigo comprar em Portugal, ainda não estou a usar novamente.
 
Pessoalmente nunca usei mas do que tenho conhecimento é bastante eficaz pois elimina do sistema de refrigeração o elemento mais prejudicial, a água. Não provoca corrosão, não ataca nenhum dos materiais do sistema, ao contrario de alguns anticongelantes manhosos que atacam o alumínio por ex, e torna o sistema de refrigeração termicamente mais eficaz pois é estável a extremos de temperatura maiores tanto positivos como negativos.

Outro dos pontos positivos tem a ver com a não produção de pressão no circuito com o motor quente e á temperatura normal de funcionamento o que é benéfico a longo prazo para elementos como tubos, flanges ,radiadores. A pressão é normalmente devida á presença de água que ao aquecer cria vapor que devido a estar dentro de um circuito fechado não tem por onde sair, logo se não há agua na mistura não há pressão.
Estes anticongelantes OAT (Organic Acid Technology) não são nocivos ao contrario dos anticongelantes comuns á base de Glicol. E são muito mais duradouros, num circuito funcional e sem fugas dura "uma vida".

O que não se deve fazer nunca é misturar os 2 senão como não são quimicamente compatíveis podem criar sérios danos.
Nem tudo são rosas é certo é um produto caro e difícil de conseguir no nosso mercado e ao querer fazer a troca para o OAT tem de se ter alguns cuidados.
Se o circuito estiver já contaminado com corrosão tem de se eliminar bem 1º,atrás do eliminar da corrosão podem vir chatices como fugas nos radiadores tubagens metálicas etc. Depois de eliminar todas as fugas e corrosão deve-se ter em conta a bomba de água, se for recente tudo bem, se for antiga e já tiver bastantes kms em cima deve ser mudada tudo isto para evitar possíveis fugas futuras, não se vai colocar um produto caro para depois andar a verter. Se tudo isto estiver bom, sem corrosão, fugas etc tem de se drenar bem todo o circuito para eliminar a presença do antigo Glicol e colocar o novo OAT
 
No caso de ainda querer usar o Evans posso dizer que existe um importador e vários distribuidores em toda Portugal desde o Algarve até o Minho.
Eu uso desde há bastante tempo e posso dizer que melhora todo o funcionamento do motor.8)
 
Back
Top