Estalo ao travar, e depois ao acelerar... ( RESOLVIDO ) ultimo post.

No meu A4 B5 desde que o comprei que faz um estalo cada vez que travo ( como se algo se desloca -se ) e quando arranco novamente o estalo repete se como se volta se algo ao sitio... já me ando a irritar com isto porque é bastante chato e incomodo! alem de que pode ser perigoso, o estalo vem do lado direito ( pendura )

Nota: Já foram trocados todos os braços de suspençao pos uns OXO ( penso que os de origem certo? )
Portanto calculo que isso esteja fora á partida....

Noto tambem uma ligeira ( muito ligueira mas o suficiente para ser incomodo tendo em conta que nao e normal ) vibraçao quando por exemplo a mais de 100kmh faço uma curva para a esquerda , sendo a vibraçao proveniente da roda direita tambem.

Nota: 4 pneus novos á 4 mil km ( e já antes fazia antes de por pneus novos ).

Se alguem tiver sugestoes... agradecia bastante, porque estou farto de mecanicos que dizem que é uma coisa e depois...
( houve um que disse que era as pastilhas que tinham folga... no meu ponto de vista penso nao ter nada a ver... digo eu que... )

Cumprimentos.
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

Talvez as ponteiras / rotulas que tb fazem part da suspensao/ direcção...
Ja agora ve os apoios do motor ( principalmente do lado esq. ) pois esse TAC que ouves é suspeito .... ;)
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

blackpearl disse:
Talvez as ponteiras / rotulas que tb fazem part da suspensao/ direcção...
Ja agora ve os apoios do motor ( principalmente do lado esq. ) pois esse TAC que ouves é suspeito .... ;)

Eu sei que tenho as ponteiras de direcçao as duas com folga, mas nao sei se será isso... os apoios de motor a " olho " aparentam estar bem.

Mas realmente a situaçao que se manifesta é como se devido a inercia provocada pela travagem, algo se desloca se.
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

hmm... isso do estalo a travar nao terá ver com alguma folga nos travões?
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

nas pinças de travão normalmente tem uns vedantes que poderão estar a dar passagem....dá uma vista de olhos
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

boas...

não tem nada a ver com o contexto o meu punto também fazia isso mas era parado quando virava a direcção para o lado direito isso aconteçeu desde que o rebaixei não sei se é o teu caso se ems a camionete reb :roll: :roll:aixada
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

Vê o apoio da caixa, pode estar a dar o berro.
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

Vê os apoios do motor e da caixa, tudo leva crer que se trate disso, dando azo a folgas :roll:
Já tive esse problema num Renault 19, era o apoio central (caixa de velocidades).
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

blackpearl disse:
Talvez as ponteiras / rotulas que tb fazem part da suspensao/ direcção...
Ja agora ve os apoios do motor ( principalmente do lado esq. ) pois esse TAC que ouves é suspeito .... ;)

x2.
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

Problema resolvido! Era apenas uns " insignificantes " ( aparentemente ) parafusos da travessa que fica a meio do carro e dos apoios de motor e caixa que tiveram que levar um ligeiro aperto. ficou impec... Enfim... Carros!!! A gente faz logo um filme e as vezes sao coisas simples... eheh
 
Companheiros,
Apareceu-me um barulho estranho nos travões da minha A4 8E que, julgo, poderá estar relacionado com o que foi aqui dito. Agradecia que me ajudassem a entender o que se passa:
Troquei as pastilhas das rodas da frente há 3 meses (Bosch). No dia da troca não notei qualquer problema mas no dia seguinte comecei a ouvir um 'estalido' de cada vez que travava. Voltei à oficina e disseram-me que não era nada e deveria ser a adaptação das pastilhas aos discos e que desapareceria logo que elas acamassem. O estalido continuou e resolvi mudar os discos. Os que lá estavam ainda eram os de origem (o carro actualmente está com 114.000km). Troquei os discos e o barulho continuou. Agora o dito estalido não está numa só roda mas nas duas.
Ando há 3 meses a tentar que me digam qual é o problema e já ouvi de tudo:
1- As pastilhas são muito duras e fazem esse estalido;
2- Os discos, que eram os velhos e agora são os novos, têm de acamar às pastilhas;
3- As molas da bomba podem estar frouxas;
4- As próprias pastilhas podem não ser as adequadas e portanto podem ter uma folga que as faz rodar alguns mm sempre que se aperta no travão;
5- Os casquilhos podem estar a precisar de ser substituídos;
etc.

Hoje, e já farto de tantas opiniões, pareço com outro companheiro que anda pelo forum e que diz que quer vender o carro porque não aguenta que o raio da roda esteja sempre a bloquear, quando está quente.

Enfim, para tentar ajudar, julgo que o barulho ou estalido como convencionei inicialmente, só poderá vir de alguma mola ou do atrito de ferro com ferro da bomba. Mas isso nunca existiu e só começou na ultima troca de pastilhas. Na dúvida, troquei as molas das bombas. A do lado direito pus no lado esquerdo e vice versa. O barulho sumiu....nos primeiros 1000 metros, depois voltou à mesma!

O barulho só acontece com travagens quando o carro anda para a frente. Quando faço marcha atrás, e travo, não existe barulho.

Agradeço toda a ajuda que me puderem dar.

Abraços
 
Já recebi a minha prenda de natal...só que tive de pagar! Troquei as pastilhas e as molas. O barulho desapareceu!
Bosch, na minha carrinha, nunca mais.
Abraços.
 
Olá malta,

A partir de ontem que sempre que a arrancar ou a parar o carro me dá uns 3 estalos. Independentemente da posição do volante. Parece que tenho algo largo ou uma folga qualquer.

Amigo Cardoso podes me dar umas dicas daquilo que apertaste no teu?

Cumprimentos
 
Re: Estalo ao travar, e depois ao acelerar...

Eu sei que tenho as ponteiras de direcçao as duas com folga, mas nao sei se será isso... os apoios de motor a " olho " aparentam estar bem.

Mas realmente a situaçao que se manifesta é como se devido a inercia provocada pela travagem, algo se desloca se.

Acontece mesmo a pouca velocidade? Como se ao travar houvesse paragem do carro mas o chassi se deslocasse como que por inercia?

- - - - - - - - - -

Foi em algum mecanico que te resolveu isso? consegues arranjar umas fotos dos ditos parafusos, preciso ver isso também no meu. Não tenho dado valor porque vários emcanicos dizem coisas diferentes.

cumprimentos

- - - - - - - - - -

E será que quem te vendeu as pastilhas colocou as recomendadas? É que vejo mecanicos a enganarem-se. a não colocarem a capinha quem vem com certas pastilhas ou então aproveitar a capinha das pastilhas velhas. e Realmente o teu problema parece mesmo um tamanho errado das apstilhas da Bosch. Mas se quiseres aprofundar vais a uma loja com as pastilhas Bosch e compara as dimensoes....
 
Back
Top