ESP a actuar muito e sem razão aparente!!!

A semana passada aconteceu-me uma cena interessante!


Apesar de o meu carro A3 8l andar todos os dias eu não pegava nele à meses! A semana passada e aproveitando a desculpa de ter levado pneus novos no eixo de trás aproveitei para fazer uma viagem valente com ele!

Até aqui tudo bem. Acontece que quando puxei um pouco mais pelo carro, ele por tudo e por nada fazia actuar o ESP aparentemente sem motivo!


Desloquei-me de imediato ao mecanico que depois de o ligar à máquina e este apresentar-se sem erros disse-me:

- Meteste pneus novos?
respondi:
- Meti! A semana passada meti atrás e à dois meses meti à frente! Porquê?

- Vamos medir o diametro dos pneus! (Disse ele!)

E assim foi. Colocámos uma pinta de tinta em cada pneu e empurrámos o carro até cada gota de tinta pintar o chão duas vezes e medimos a distancia das pintas de cada pneu!

Resultado: Os pneus de trás (que são de marca diferente dos da frente) têm um diametro superior em quase 2 cm! E isto com supostamente medidas iguais e tamanho do piso quase novo nos dois casos!

Como o diametro traseiro é maior, o carro em curva faz uma leitura que o eixo está a andar mais que o da frente e ele entende isso como despiste fazendo actuar o ESP.


Solução: Tirar 1 bar de pressão aos pneus de trás para lhes reduzir ligeiramente o diametro!

Resultou mas ainda não está a 100%. Mas tambem não esvazio mais o pneu!


Fica o alerta! Pneus para carros com ESP preferencialmente da mesma marca ou então cofiram o diametro!
 
a mim tambem se passava o mesmo....

pneus novos a frente e pneus velhos atràs....

agora estao os 4 pneus mais ou menos iguais e o ESP jà nao actua tanto....
 
eu mudei agr os pneus e tambem me aconteceu isso.. mas depois fui alinhar a direcçao e meter as pressões exactas nos pneus já não diz nada :p
 
Companheiro, obrigado pela informação, que era algo que não sabia, e se me acontecesse tunga, lá ficava aflito sem saber o que fazer.
Valeu
Um abraço
 
Back
Top