escape/catalisador Audi RS2

Saudações.

A minha RS2 ficou há tempos sem os catalisadores. No imediato não houve grandes problemas, exceptuadas as emissões.

Mas, passado pouco tempo reparei que o carro não tinha a mesma velocidade de ponta. E passado mais algum tempo o escape começou a fazer um barulho metálico. O meu mecânico diz-me que não será nada, que é somente a mola que faz esse barulho. O problema é que é precisamente a partir desse barulho (lá p’rás 5 000rpm) que o carro parece perder potência. Outra novidade é que o carro (raramente e quando muito solicitado) emite rateres.

A carrinha necessita dos catalisadores por causa da sonda lambeda. Se não os tiver os valores são errados. O que a faz consumir mais e talvez seja até a causa dos rateres.

Os catalisadores (são 2) da Audi custam 2 500.00 € pelo que não me apetece muito colocá-los.

Alguém tem ideia de uma solução mais económica sem ser Audi?
 
vamos lá ver se é desta...

sem catalisadores já se sabe :D eu que o diga que ando sem 4 :D

quando ando a gasolina e deixo a carrinha ao ralenti nota-se bem o cheiro.

Tenta ver uns cat's "universais" ou tenta ver com a malta das repros, pois estou em crer que dá para enganar as sondas.

Raters ... a minha nunca fez .. acho eu :twisted: pois com o barulho do escape nunca se sabe :D

velocidade de ponta .. já faz tempo que o ponteiro não vai lá .. noto é que está BEM MAIS SOLTA na saida...
 
Como o boost disse tenta saber se dá para colocar catalizadores universais,devido a não ter os catalizadores a sonda lambda envia valores que enganam a centralina fazendo uma regulação errada da mistura ar/combustivel fazendo um aumento de consumos e podendo ser a causa dos rateres.
Quando dizes que ficou sem catalizadores,estes foram retirados ou estão lá montados e apenas deixaram de "filtrar"?
Se eles estiverem no sitio pode dar-se o caso de um pedaço de "cerâmica" de um deles se ter soltado podendo provocar ruidos tipo "chocalhar" no escape e podendo também entupir momentaneamente a passagem dos gases estrangulando o motor
 
se o barulho metálico for em desaceleração ... parado acelerar e levantar o pé ouve-se um chocalhar .. sim, é de certeza pedaços da cerãmica partida...

foi assim que dei com 2 dos meus cat's estoirados ...

se dizes que não tens o miolo .. e agora surgiu o chocalhar, foi porque não te tiraram toda a cerâmica .. deve ter ficado por aí algum pedaço perdido.
 
os catalisadores foram retirados na integra.
o barulho que faz é em acelaração. em desacelaração a unica coisa que noto são rateres abafados...
os consumos estão ligeiramente maiores, mas com este carro, que se f** perdido por 1 perdido por 1000.
o problema é mesmo a falta de ponto que aparece às vezes.

pelo que entendo tenho dois caminhos:
ou ponho catalisadores universais.
ou reprogramo a centralina.
 
Tira 1º a limpo se dá para enganar as sondas através da intervenção na centralina ...

se bem que uma repro nesse motor é sempre "interessante" :twisted:
 
Ao ires lá ... fecha bem esses ouvidos :D

Caso contrário sais de lá com ...

Repro, esse K28 trocado por outro, um FMIC ... uma porrada de cavalos em cima, e um sorriso de orelha a orelha :twisted:
 
Ao ires lá ... fecha bem esses ouvidos :D

Caso contrário sais de lá com ...

Repro, esse K28 trocado por outro, um FMIC ... uma porrada de cavalos em cima, e um sorriso de orelha a orelha :twisted:

:twisted: ok. fica o aviso! é que os cavalos nunca são de mais...
mas de qq forma tenho de ter sempre cuidado. o carro foge para o clássico pelo que tenho de o "respeitar", pelo menos parcialmente. e tambem não quero gastar muitos €. por isso...
mas como eu tambem não entendo muito disto diz-me lá.

eu consigo fazer uma repro mas manter a cavalagem, certo?
o que podemos mudar é o mapa de gestão da centralina. é isso ou não entendo mesmo nada disto?
 
Back
Top