Erro P2015/P2016

Boas!
Em dezembro calhou me na rifa uma (pequena) avaria bastante conhecida nos 2.0TDI: O atuador das borboletas de admissão ganha folga ou parte a haste que liga o motor ao veio das borboletas.
O mesmo acontece nos 3.0/2.7 TDI, no entanto a audi vende o kit de reparação, já para o 2.0TDI nada existe, apenas um coletor novo que custa alguns 450/500€ + IVA.

Os erros por norma são os P2015 e/ou P2016.

Quando o problema é apenas a folga no atuador, existem batentes a venda que resolvem o problema.
Quando parte a haste , a coisa complica um bocado…não há material de substituição…ou muito pouco do menos.
No meu caso a haste partiu os encaixes e saltava fora ao mínimo esforço do atuador.

Após umas longas horas a procura pela internet fora, encontrei um vendedor polaco que vendia o kit de reparação com haste e batente.

https://www.ebay.com/itm/2744123336...Ds6Rb6RQVu&var=&widget_ver=artemis&media=COPY

Decidi arriscar e mandei vir, o material encaixa na perfeição , a qualidade parece ser bastante boa , já está tudo montado e sem erros!

Espero que esta informação ajude! (E sim…fica mais barato do que anular as borboletas e da exatamente o mesmo trabalho )

PS: Ter em atenção qual o modelo de coletor que está no carro, existe a versão em plástico e em alumínio, os kits são específicos para cada um deles
 

Anexos

  • 0CC4E7C1-EB0F-42DF-9F54-179D1C501C02.jpeg
    0CC4E7C1-EB0F-42DF-9F54-179D1C501C02.jpeg
    278,4 KB · Visualizações: 22
  • B367CE0C-3259-405F-9656-90D440ADF516.jpeg
    B367CE0C-3259-405F-9656-90D440ADF516.jpeg
    230,6 KB · Visualizações: 23
  • B6023342-8D7F-42D3-AA8A-6A96BF6F0556.jpeg
    B6023342-8D7F-42D3-AA8A-6A96BF6F0556.jpeg
    402,8 KB · Visualizações: 22
  • 9B56E5C0-23BA-45A9-88AA-8C74BEA5C0CC.jpeg
    9B56E5C0-23BA-45A9-88AA-8C74BEA5C0CC.jpeg
    398,6 KB · Visualizações: 23
por vezes é falta de limpeza no meu a6 passava o mesmo e uma vez ao ano me tocava a limpar
Sim, muita vez o colector está cheio de carvão e influencia o movimento das borboletas.

no meu caso tinha uma ligeira camada de carvão, mas nada de especial para os 240 mil kms que o carro tem
 
Back
Top