Erro do velocímetro

Este fim de semana fui experimentar o A4 do meu pai (2.0 TDI de 170cv) e levei o GPS (TomTom ONE) para ver qual era o erro do velocímetro.

A certa altura decidi esticar o carro e ele começou a apitar e o meu pai a rir-se; parece que o carro tem um avisador sonoro para quando se atinge uma determinada velocidade (no caso eram os 180km/h). Quando olhei para o conta quilómetros o carro ia acima dos 190 e no GPS ia nos 180 certinhos.

Moral da história:

O carro consegue saber a velocidade certa a que vai pois só apitou quando cheguei aos 180 reais mas mesmo assim no velocímetro continua a ter um erro relativamente grande (cerca de 10%).

A minha pergunta é porquê?????

Aguardo opiniões/sugestões...
 
Acho que todos os velocimetros têm um erro na ordem dos 10%.

Porquê não sei, talvez porque os fabricantes assim o entendam para que haja uma margem de manobra nos limites de velocidade ou a propria instrumentação que não consegue melhor, o que não acredito
 
tens um radio concert 2 ?

se sim desliga o e depois carrega na tecla correpondente ao 1 e simultaneamente no botao de ligar o ecra vai aparecer difrente depois carrega 7 vezes na tela de tone se o carro estiver parado vai aparecer algo do genero 000 01 ou coisa assim os 3 zeros e a velocidade poem em andamento e confere a velocidade com o gps no meu da certinho
 
Back
Top