Erro Audi A3 Sportback 2.0TDI 170cv

Boas pessoal.

Hoje em viagem, o carro do meu velhote entrou perdeu potencia e ficou com a luz da resistencia a piscar, penso que entrou em safe (eu não ia com ele no carro).
Desligamos o carro e voltamos a ligar, tudo normal.

Após isso, fizemos mais uns 150km sempre sem problemas.

Entretanto ja lhe liguei o VAG-COM e acusou:

Address 01: Engine Labels: 03G-906-018-BMN.clb
Part No SW: 03G 906 018 DH HW: 03G 906 018 DH
Component: R4 2.0l PPD1.2 2968
Revision: --H52--- Serial number: AUX7Z0G3FNB0XI
Coding: 0000072
Shop #: WSC 00116 261 89348
VCID: 6ED328337962DE6E76F-803B

1 Fault Found:
000665 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 006 - Control Range Not Reached - Intermittent

Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 5
Fault Frequency: 1
Reset counter: 39
Mileage: 95044 km
Time Indication: 0
Date: 2016.08.21
Time: 08:47:14

Freeze Frame:
RPM: 2112 /min
Torque: 344.0 Nm
Speed: 112.0 km/h
87.75 %
Voltage: 14.24 V
Pressure: 2492.1 mbar
Pressure: 2044.8 mbar

Readiness: N/A

Fiz Auto-Scan, limpei os erros, voltei a fazer Auto-Scan e o erro mantinha-se.
Procurei Fault Codes directamente no modulo (Engine) e apaguei, já não voltou a aparecer, quer em Auto-Scan, quer directamente no modulo.

Entretanto já não andei mais com o carro.

Após pesquisa aqui pelo forum, não fiquei muito elucidado, pois para além de não estar muito dentro dos "turbos" (leia-se pressões "normais" e isso), sei que pode ser diversas coisas (tubos de vácuo, N75, etc.)

Agradecia uma opinião vossa :)

O carro não é carro de dia-a-dia (para isso o meu velhote tem o Golf Mk2 :twisted: ) e nem faz muitos km's por ano - só mesmo agora mais no Verão.

Um abraço, Bruno. :beer:
 
Quilometros "a mais" não devera ser... Embora não consiga aceder aos km's pelo Vag/Centralina (é dos timidos :p ), como esta no log em cima, conta com

Mileage: 95044 km

Entretanto vamos ver se entra novamente em safe... Claro que vou dar uma vista de olhos assim que possa ;)
 
Quilometros "a mais" não devera ser... Embora não consiga aceder aos km's pelo Vag/Centralina (é dos timidos :p ), como esta no log em cima, conta com



Entretanto vamos ver se entra novamente em safe... Claro que vou dar uma vista de olhos assim que possa ;)
Já tem quase 100mil, e se faz muito trajeto urbano, e se não é esticada muita vez em AE, pior..
 
Boas pessoal.

Hoje mais uma voltinha até ao Algarve no Sportback, mais um safe mode à vinda para cima...

Novamente o mesmo erro:

Address 01: Engine Labels: 03G-906-018-BMN.clb
Control Module Part Number: 03G 906 018 DH HW: 03G 906 018 DH
Component and/or Version: R4 2.0l PPD1.2 2968
Software Coding: 0000072
Work Shop Code: WSC 00116 261 89348
VCID: 6ED328337962DE6E76F-803B
1 Fault Found:

000665 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 006 - Control Range Not Reached - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 5
Fault Frequency: 1
Reset counter: 40
Mileage: 95340 km
Time Indication: 0
Date: 2016.08.27
Time: 16:31:49

Freeze Frame:
RPM: 2144 /min
Torque: 264.0 Nm
Speed: 96.0 km/h
94.38 %
Voltage: 13.90 V
Pressure: 2428.2 mbar
Pressure: 1576.2 mbar


Readiness: N/A

Da outra vez não fiz nada, limitei-me a apagar o erro...
O carro anda bastante pouco, por vezes nem ao fim de semana :D

O meu pai comprou-o há cerca de 2 anos com 82.000km aproximadamente, sendo que desconheço o seu histórico de viagens (AE, percurso urbano, misto, etc.)
Desde que está nas "nossas" mãos, é carro para viagens longas, faz muito pouco percurso urbano - tirando quando sai de vez em quando, ou nessas ditas viagens.

Por onde me aconselham a começar? Tubos de vácuo? O que me dizem dos valores de pressão apresentados nos log's?
Qualquer opinião/ajuda é sempre bem vinda!

Nota: o meu pai utiliza gasóleo de marca branca... alguma coisa relacionada? Este carro teve uma OR da Audi para trocar os injectores (antes de ele o comprar, está anotado no Livro de Revisões).

Abraço! ;)
 
Boa noite!

Pessoal, voltando a este tópico, e aproveitando o facto de ter uma N75 nova no meu 8L, a causa deste safemode no A3 SportBack do meu pai, não poderá também passar pela dita N75?

16683/P0299/000665 - Boost Pressure Regulation: Control Range Not Reached

Possible Causes
Charger Pressure Control defective

É relacionado?

Ainda não tive oportunidade de verificar o PN da N75 que está montada, porém em busca por aqui julgo ser 1K0906627A ou seja, é "equivalente" à nova que tenho?

Abraço :)
 
Last edited:
Boas pessoal.

Após ter substituido a N75, eis que há alguns dias atrás numa viagem de 1000km (em dois dias diferentes) o A3 Sportback voltou a fazer-me dois safes, dando o mesmo erro:

1 Fault Found:

000665 - Boost Pressure Regulation
P0299 - 006 - Control Range Not Reached - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 5
Fault Frequency: 2
Reset counter: 40
Mileage: 101604 km
Time Indication: 0
Date: 2018.08.26
Time: 13:49:18

Freeze Frame:
RPM: 2112 /min
Torque: 264.0 Nm
Speed: 113.0 km/h
69.03 %
Voltage: 13.79 V
Pressure: 2066.1 mbar
Pressure: 1576.2 mbar


Readiness: N/A

Após mais umas pesquisas pela net, deparei-me com este video:

Ainda não o vi em detalhe, porém será uma boa ajuda para eventualmente detectar uma fuga num tubo de vacuo?
Qual o valor de pressão que deverá existir no circuito quando a N75 é activada nos testes?
 
Tenho o mesmo problema, e verifiquei n75, actuador, fugas de vácuo e. Tudo ok.
Falta verificar a geometria e a maf. É trabalhoso chegar lá, mas la tem que ser. Boa sorte e segue os procedimentos acima do vick.
 
Tenho o mesmo problema, e verifiquei n75, actuador, fugas de vácuo e. Tudo ok.
Falta verificar a geometria e a maf. É trabalhoso chegar lá, mas la tem que ser. Boa sorte e segue os procedimentos acima do vick.
Boas madlima29.
No teu caso, faz-te com frequência?
No meu nem tanto, ou seja, não consegui ainda "apanhar a manha" para que entre em safe...
Estes 2 últimos safes foram em AE e era eu quem ia a conduzir, em ambos foram a carregar suavemente o pé (não a fundo) em pequenas subidas de forma a manter velocidade (113km/h como está no log)...
 
Boas madlima29.
No teu caso, faz-te com frequência?
No meu nem tanto, ou seja, não consegui ainda "apanhar a manha" para que entre em safe...
Estes 2 últimos safes foram em AE e era eu quem ia a conduzir, em ambos foram a carregar suavemente o pé (não a fundo) em pequenas subidas de forma a manter velocidade (113km/h como está no log)...
É muitissimo raro, e só faz a velocidade constante em 5a a 120/125km/h, tipo 2150rpm.
Ultimamente nem tem feito.
 
O meu Leon 1p desta vez voltou a dar este erro. Há uns tempos tive de trocar o actuador. Só dava erro meia volta e apenas num sítio da estrada aqui na zona de residência ....o actuador tava morto mas isso foi fácil de verificar.
Com ajuda do madlima cheguei lá...

Desta vez foi um tubo de vácuo que rasgou .... Fácil substituição no meio do alentejo com 40 graus e uma tesoura.

Diagnóstico sem vagcom
 
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