Enigma por Descubrir!!! Ponto de Situação (Resolvido)

Prezados amigos, venho expôr um caso que, felizmente, não se passa comigo! Um amigo meu, mecanico, está "enrrascado" com uma situação que tem a ver com a simples troca de bateria numa carrinha A4 B6 1.9 TDI 130cv.

Então a situação é a seguinte:

A uns tempos apareceu na oficina um cliente, com a referida carrinha, para substituir a bateria, após a troca a carrinha ficou sem painel de instrumentos e não pegava!
Claro que o cliente tentou logo incutir responsabilidades ao mecanico, pois antes o painel funcionava normalmente. Prontamente o mecanico ligou o carro á maquina (máquina oficial da Boch) e fez um output teste ao painel, o mesmo respondeu normalmente a todos os testes feitos!
Feito isto e com muita insistencia do cliente, o mecanico, que não é electricista auto, sugeriu que a carrinha fosse para outra oficina de alguem que tinha sido recomendado, a fim de com o equipamento necessario (maquinas legais de diagnostico/programação) se visse o que realmente se passava com a carrinha!
O que é certo é que a carrinha ainda saiu de lá Pior!
Ou seja, de modo a que o electricista consegui-se por a carrinha a andar, electronicamente desactivou o imobilizador e colocou o cb a funcionar! Com essa desactivação deixou de trabalhar o fecho central e o ar condicionado! :confused:
Claramente insatisfeito com a situação o Cliente colocou a viatura na AUDI!
Informação da Audi: Painel Instrumentos avariado! :confused: Unidade imobilizadora avariada!:confused: e a Centralina nas couves! Na Audi substituiram o Painel e o problema mantinha-se!
Orcamento: 3800€!

Um dado importante, o cliente comprou a carrinha importada e tinha levado uma martelada de mais de 100 mil kms. O que pode tambem ter contribuido para o 1º problema que falei anteriormente! (Painel Intrumentos)

Pergunto-vos agora, não teria sido apenas o painel desconfigurado? Por estar desconfigurado o imobilizador não deixava a carrinha pegar, e ligando o vag-com, por ex, era só reconfigurar tudo outra vez!?
O que acham disto? Estará realmente todo este equipamento avariado?
Obrigado desde já pelas vossas opiniões! :)
 
Last edited:
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Aires,

Não te refiras ao painel de instrumentos como CB... baralha as coisas...

Quanto à situação em si, não deixa de ser estranho, mas sim, basta ter havido qq desconfiguração a nível do painel de instrumentos, nomeadamente no imobilizador para o carro não pegar... agora que toda a situação é estranha isso é...
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Aires,

Não te refiras ao painel de instrumentos como CB... baralha as coisas...

Quanto à situação em si, não deixa de ser estranho, mas sim, basta ter havido qq desconfiguração a nível do painel de instrumentos, nomeadamente no imobilizador para o carro não pegar... agora que toda a situação é estranha isso é...

Já alterei amigo! :) Achas que aquilo com o vag-com pode ir ao lugar? O cliente já ameaçou o mecanico que ia para tribunal e tudo!...
Obrigado amigo!
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Até pode ter sido bem mais simples, basta na troca da bateria os cabos terem encostado sem querer em algum ponto de massa, não era o primeiro caso...

É estranho??? É sem duvida, mas faz lembrar um bocado a historia dos A3 8P que ao inicio tudo o que levava kits de xenon queimava motores do limpavidros e centrais do ABS por exemplo, isso então ainda mais estranho era mas que elas as vezes acontecem isso não há duvida.

Outra coisa á parte, a carrinha entrou na oficina a trabalhar para trocar a bateria, ou foi pra lá de reboque já completamente descarregada?
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Até pode ter sido bem mais simples, basta na troca da bateria os cabos terem encostado sem querer em algum ponto de massa, não era o primeiro caso...

É estranho??? É sem duvida, mas faz lembrar um bocado a historia dos A3 8P que ao inicio tudo o que levava kits de xenon queimava motores do limpavidros e centrais do ABS por exemplo, isso então ainda mais estranho era mas que elas as vezes acontecem isso não há duvida.

Outra coisa á parte, a carrinha entrou na oficina a trabalhar para trocar a bateria, ou foi pra lá de reboque já completamente descarregada?

A carrinha chegou a oficina a andar com outro problema, tinha um tubo de gasoleo roto e estava a verter. O mecanico reparou que a bateria estava gasta e mudou! Nesse aspecto ele é muito cuidadoso, sempre que se desliga uma bateria a chave tem de estar sempre em cima do tejadilho ou no para-brisas!...

A bateria era a correcta para o carro em questão?

Sim, claro amigo! Era a correcta e de marca!
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

A carrinha chegou a oficina a andar com outro problema, tinha um tubo de gasoleo roto e estava a verter. O mecanico reparou que a bateria estava gasta e mudou! Nesse aspecto ele é muito cuidadoso, sempre que se desliga uma bateria a chave tem de estar sempre em cima do tejadilho ou no para-brisas!...

Isso é um ponto contra o mecanico...:confused:

Se a carrinha chegou la a funcionar na perfeiçao nesse aspecto, o cliente tem o direito de exigir a carrinha tal como estava antes de entrar, se tivesse chegado de reboque sem bateria ele não tinha como provar que funcionava tudo na perfeiçao, assim pode.

Por 3800€ nao me admira nada que ele queira ir para tribunal, metendo-me na situação dele (dono da carrinha) faria o mesmo de certeza.
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Trocas de Baterias e Quadrantes pifados é o forte neste Forum.

:(
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Trocas de Baterias e Quadrantes pifados é o forte neste Forum.

:(

Só não percebo é se, a chave estava fora da ignição, como pode ter o Painel queimado? É que já estou farto de desligar a bateria do meu... e tudo correu bem!
Acho que o meu amigo mecanico... Está entalado! :(
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Isso é um ponto contra o mecanico...:confused:

Se a carrinha chegou la a funcionar na perfeiçao nesse aspecto, o cliente tem o direito de exigir a carrinha tal como estava antes de entrar, se tivesse chegado de reboque sem bateria ele não tinha como provar que funcionava tudo na perfeiçao, assim pode.
Por 3800€ nao me admira nada que ele queira ir para tribunal, metendo-me na situação dele (dono da carrinha) faria o mesmo de certeza.

Tens a certeza disso?
Se calhar, dependendo da resolução da avaria, não será bem este o desfecho num tribunal.
Tambem temos de contar com o facto de ser uma carrinha martelada, o que faz a diferença.

Já agora, tens uma oficina, chego la com uma avaria das manhosas, tu trocas-me as escovas de
limpa vidros como eu pedi, pago, levanto a carrinha e... ups... hoo chefe! O carro não pega! Como é?
Já eu farto de saber que abanando um cabo por baixo do volante, o carro pegaria como sempre...
Esta é a historia do cigano... e nao sao poucas...Será que depois de se ver factos em relaçao a avaria,
o mesmo irá reaver os 3800€ da reparação? Não me parece... e ha mais factores a ter em conta, direitos e leis
tanto a favor do consumidor, como a favor do mecanico.
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Todos os manuais da AUDI exigem....e para todos os modelos e anos:

1-Ao se mexer em baterias (desligar cabos):

1.a) Chave fora da ignição.
1.b) Desligar borne negativo.
1.c) Desligar borne positivo.

2-Ao se voltar a reconectar a bateria:
2.a) Ligar borne positivo.
2.b.) Colocar a chave na ignição, posicao ON.
2.c) Ligar borne negativo.

Minha interpretação....

Ao se religar a bateria no borne negativo, a chave necessita estar em ON,
para que todos os modulos (que estiveram temporariamente sem alimentação-Quadrante, Airbags, ABS, Modulo rede electrica, Modulo de Conforto, etc)
comuniquem entre si e restabeleçam a "normalidade".

Por outro lado, os quadrantes nestes modelos, são extremamente sensiveis e poucos protegidos a picos de corrente (naturais com o religar de bornes de bateria ou encostos)
e até a electricidade estática, pelo que são (pela experiencia do que tenho visto e relatado) o 1º "orgão" a sofrer consequencias (e bem graves).

Outra coisa coisa que a Audi recomenda, quando se mexem em conectores de airbag (tudo quanto é ficha amarela), alem de previamente se desligar a bateria, é que antes de se
lhes tocar, a pessoa deve tocar com uma chave metalica na massa do veiculo, para descarregar a electricidade estática....

Eu pessoalmente, alem de seguir sempre os passos recomendados pela audi, ligo sempre os minimos antes de religar um borne da bateria, para haver pelo menos um consumivel imediato
para o qual vão os "raios e coriscos", sempre é mais barato trocar uns minimos que pifem do que um quadrante....
mas isto é como tudo, é preciso alguma sorte, há quem não siga nada disto e se dê bem...e há outros que á primeira....

Neste caso concreto, desconheço como foi feito e qual o processo utilizado para a troca da bateria.
Mas desde já acho muito estranho que alguém tenha tido a brilhante ideia depois do problema, de ter ido "desactivar o imobilizador" - ou seja lá o que isso signifique!

O imobilizador nestas versões está embutido no proprio quadrante (ao contrario das versoes anteriores que eram um modulo separado) e funciona em conjugação "pareada"
com 3 componentes fundamentais: Quadrante, chip-imo nas chaves e ECU. Se algum destes 3 componentes não estão em linha, o motor não arranca!

Para eventual resolução do probelma, seria util colocar aqui um scan do vag-com para verificar que problemas existem e em que modulos.
Se a ECU estiver OK, julgo que um simples quadrante (mesmo em 2ª mão) devidamente codificado na AUDI resolverá o problema.
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Todos os manuais da AUDI exigem....e para todos os modelos e anos:

1-Ao se mexer em baterias (desligar cabos):

1.a) Chave fora da ignição.
1.b) Desligar borne negativo.
1.c) Desligar borne positivo.

2-Ao se voltar a reconectar a bateria:
2.a) Ligar borne positivo.
2.b.) Colocar a chave na ignição, posicao ON.
2.c) Ligar borne negativo.

Minha interpretação....

Ao se religar a bateria no borne negativo, a chave necessita estar em ON,
para que todos os modulos (que estiveram temporariamente sem alimentação-Quadrante, Airbags, ABS, Modulo rede electrica, Modulo de Conforto, etc)
comuniquem entre si e restabeleçam a "normalidade".

Por outro lado, os quadrantes nestes modelos, são extremamente sensiveis e poucos protegidos a picos de corrente (naturais com o religar de bornes de bateria ou encostos)
e até a electricidade estática, pelo que são (pela experiencia do que tenho visto e relatado) o 1º "orgão" a sofrer consequencias (e bem graves).

Outra coisa coisa que a Audi recomenda, quando se mexem em conectores de airbag (tudo quanto é ficha amarela), alem de previamente se desligar a bateria, é que antes de se
lhes tocar, a pessoa deve tocar com uma chave metalica na massa do veiculo, para descarregar a electricidade estática....

Eu pessoalmente, alem de seguir sempre os passos recomendados pela audi, ligo sempre os minimos antes de religar um borne da bateria, para haver pelo menos um consumivel imediato
para o qual vão os "raios e coriscos", sempre é mais barato trocar uns minimos que pifem do que um quadrante....
mas isto é como tudo, é preciso alguma sorte, há quem não siga nada disto e se dê bem...e há outros que á primeira....

Neste caso concreto, desconheço como foi feito e qual o processo utilizado para a troca da bateria.
Mas desde já acho muito estranho que alguém tenha tido a brilhante ideia depois do problema, de ter ido "desactivar o imobilizador" - ou seja lá o que isso signifique!

O imobilizador nestas versões está embutido no proprio quadrante (ao contrario das versoes anteriores que eram um modulo separado) e funciona em conjugação "pareada"
com 3 componentes fundamentais: Quadrante, chip-imo nas chaves e ECU. Se algum destes 3 componentes não estão em linha, o motor não arranca!

Para eventual resolução do probelma, seria util colocar aqui um scan do vag-com para verificar que problemas existem e em que modulos.
Se a ECU estiver OK, julgo que um simples quadrante (mesmo em 2ª mão) devidamente codificado na AUDI resolverá o problema.

Amigo obrigado pela explicação!... :) Adorava chegar-lhe perto para poder fazer o scan, mas a carrinha está na Audi... E o mecanico embora diga que não paga e que vá a tribunal, está com receio do que possa lá vir...
Essa da bateria não sabia! Vou fazer sempre esses procedimentos para não ter o mesmo azar...
Mais uma vez, obrigado!
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

so por curiosidade, sera que a carrinha nao estava ja lixada quando entrou na oficina??? sera que o artista dono da carrinha nao estara a fazer o ''joguinho'' e a aproveitar se da situaçao?nao sei, digo eu, né??!!

ja agora, a carrinha, mesmo com essas avarias todas, quandou foi para a outra oficina e para a audi foi a andar ou de reboque?
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Tens a certeza disso?
Se calhar, dependendo da resolução da avaria, não será bem este o desfecho num tribunal.
Tambem temos de contar com o facto de ser uma carrinha martelada, o que faz a diferença.

Já agora, tens uma oficina, chego la com uma avaria das manhosas, tu trocas-me as escovas de
limpa vidros como eu pedi, pago, levanto a carrinha e... ups... hoo chefe! O carro não pega! Como é?
Já eu farto de saber que abanando um cabo por baixo do volante, o carro pegaria como sempre...
Esta é a historia do cigano... e nao sao poucas...Será que depois de se ver factos em relaçao a avaria,
o mesmo irá reaver os 3800€ da reparação? Não me parece... e ha mais factores a ter em conta, direitos e leis
tanto a favor do consumidor, como a favor do mecanico.

E qual é o espanto? Isso é o pão nosso de cada dia, com os riscos e mossas exteriores então nem queiras saber, é sempre depois da revisao e são sempre feitos na oficina...

En tribunal não sei qual será o desfecho, mas no dia a dia entre cliente-oficina eu bem vejo como é que as coisas se resolvem diariamente...
 
Re: Inigma por Descubrir!!! Ajuda Precisa-se!

Então eis o ponto de situação:
O dono da avant B6 em questão já foi levantar a carrinha á Audi, como não tinha possibilidades financeiras para pagar os 3800€ mandou trocar só o painel de instrumentos! (800€)
Mas no meu entender aqui há gato! Hoje estive a ver a carrinha, com o painel novo e... Continua exactamente igual!!! Ou seja, ao ligar com a chave ficam os 4 piscas a funcionar durante +/- 5min, passado esse tempo lá param! O ar condicionado ao ligar, basta tocar num botão e desliga! Não tem fecho central! Mas a carrinha anda!
O que me deixa intrigado é que:
1º- O dono diz que o painel foi trocado mas não lhe devolveram o velho! Será normal?
2º- Então se o painel estava avariado, ao montarem um novo o carro ficava igual?
3º- O mecanico da Audi diz que só com a substituição da centralina é que o problema ficaria resolvido! A explicação é que ao mexerem na programação da mesma eliminaram/alteraram valores fundamentais para o bom funcionamento da mesma!
Mas então se não está avariada não a podem voltar a programar??? Pra mim se não está queimada ou danificada não é só uma questão de 000110110111 ???
Não percebo, de qualquer forma esta questão ainda vai dar muito que falar...
Obrigado
 
Back
Top