Enganado na compra de um carro usado

Muito boa tarde a todos.

Recentemente comprei para o meu filho, através de um anúncio no OLX, um BMW 318d que estava à venda no anúncio do OLX com 220.000 kms +-, que depois me remeteu para uma oficina de reboques e que as pessoas que lá trabalham, não sei se são os donos ou não, mas parece-me ser, vendem uns carros, de forma particular, mas encobertos, dentro da empresa que chama-se Reboques Leiriense Lda.

Eu e o meu filho fomos lá, falar com as pessoas, ele trocou algumas mensagens, foi ver o carro, e disseram-lhe que já tinham trocado o kit de distribuição, que tinha que os óleos eram todos bons óleos, e trocados com o máximo cuidado, e tudo, e nós fomos ver o carro, demos uma volta ao lado do barracão deles e pareceu tudo bem..comprámos o carro dia 6 de junho,fomos ao IMT e fizemos logo a mudança de propriedade (com muito custo pois queriam a toda a força que deixassemos a folha só assinada e depois eles tratavam de tudo…,)fiz a transferência bancária logo no dia para a conta da Sra Ana Cristina…

Passadas duas semanas, o meu filho apercebeu-se que o carro fez um barulho qualquer no motor e acendeu uma luz… ele encostou logo e não mexeu mais no carro chamamos a assistência em viagem e foi no pronto-socorro, diretamente para a oficina onde se encontra.

Levámos o carro diretamente para um serviço especializado em BMW em Coimbra através da assistência em viagem em Coimbra e qual é a nossa surpresa, que depois de ter sido analisado e de terem diagnosticado, verificámos que tinha, em vez de óleo, era massa negra, sim massa negra, que segundo o mecânico responsável, isso foi a causa da bomba ter gripado e consequentemente depois danificado, cambota, danificado os bronzes, danificou tudo, pronto.

Nós temos fotografias tiradas pela oficina dos componentes todos cheios de massa, da bomba, temos inclusive fotografias também dos bronzes, os bronzes já nem pareciam bronzes e também temos um relatório da própria oficina a dizer que a falta de manutenção ou a pouca que foi feita foi com óleos não adequados, daí a massa negra.., foram a causa do que aconteceu.

Inclusive, para mais vergonhoso, tinha o bujão do óleo, colado!!, eles tiraram uma fotografia também ao bujão do óleo colado, portanto, nem ranhura tinha para meter a chave, nem nada, não dava para pôr a chave, isto estava colado, portanto, isto indicia que foi tudo uma questão de vigarice, de má fé, de enganar-me completamente a mim e ao meu filho.

Temos um orçamento, que passa por levar um motor novo, nem sequer tem reparação…

Eu agradecia agora o vosso apoio, a nível jurídico, o que é que eu posso fazer, a quem é que eu devo contactar, algum advogado que conheçam, alguma instituição, algum portal, seja o que for, porque eu já contactei as pessoas da oficina, que é marido e mulher, da Reboques Leiriense Lda, e elas disseram que não sabem o que é que eu andei a fazer com o carro, que o carro estava tudo bem, mas um facto é que é tudo mentira, não é?

Portanto, o carro duas semanas depois, ter gripado a bomba do óleo, e depois aqui estar tudo cheio de massa, por dentro, não é normal.

Agradecia a vossa ajuda, por favor. Eu tenho fotografias das peças cheias de massa, de todos os componentes danificados, do bujon colado e tenho o relatório mecânico da Oficina que só mexe em carros BMW, tenho o anúncio do OLX, tenho a cópia das mensagens trocadas, tenho fotografias do carro dentro do barracão do Reboques Leiriense Lda, não tenho bem a certeza se os donos são mesmo eles, marido e mulher, mas usam o barracão da empresa para reparar e vender carros de forma particular mas dentro das instalações dessa empresa.

O negócio foi feito todo com a mulher, só depois é que apareceu o marido.

Fui penosamente enganado e vigarizado.

Agradecia a vossa ajuda, por favor.

Muito obrigado.

Rui

Mesmo entre particulares, o Código Civil prevê proteção em caso de vícios ocultos — ou seja, defeitos que existiam na altura da venda mas que não eram visíveis nem previsíveis para o comprador médio. Se o problema no motor já existia (mesmo que tu não o soubesses), e o vendedor deveria sabê-lo (por ex., falta crónica de manutenção), pode ser considerado defeito oculto. Tens 6 meses após a entrega para denunciar o defeito ao vendedor. Precisas de provar que o problema já existia no momento da venda.

Se o vendedor te garantiu que o carro tinha as manutenções em dia, e isso foi escrito ou gravado (mensagens, e-mails, etc.), pode haver base para um processo por declaração falsa.

Existe, mas salvo melhor opinião a prova que tem disponível não é suficiente para provar a existência de nexo de causalidade naturalístico entre a falta de manutenção preventiva e o dano que o carro sofreu, pois, há outras causas para o óleo ficar nesse estado e causar os problemas que criou, tinha também de provar que essas causas não tinham eclodido, não pode existir dúvidas, pois, na dúvida, a empresa é absolvida e você tinha de pagar todas as custas para além de honorários ao seu mandatário, não compensa o risco, pois, com esse dinheiro pode ser suficiente para reparar o carro ou colocar um motor usado no carro com garantia..... Por outro lado, houve negligencia da vossa parte, pois, a palavras leva as o vento, podia ter visto a vareta do óleo se o óleo estava a "pingar", podia pedir para colocar o carro a trabalhar e pedir para tirar a tampa do óleo, podia pedir o livro de revisões ou faturas a atestar que foi efetuada a troca de óleo e há que tempo foi e há quantos kms foi e se foi colocado o óleo recomendado pelo fabricante, podia inspecionar o carro por baixo e verificar o bojão do óleo, podia questionar se podia levar o carro a uma oficina para eles inspecionarem o carro etc, etc. Está a ver depois o mandatário da empresa a o questionar sobre isso ne.
Nos usados de vão de escada sem qualquer garantia assegurada o melhor é a seguir ao negocio mudar logo o óleo e todos os filtros + o kit distribuição completo + liquido dos travões.

Se é, de facto, uma empresa classificada como de comércio de automóveis usados, sim tem de dar garantia de 2 anos (podendo ser de 1 ano por acordo entre ambas as partes com reflexão no preço)
Agora se vendem a título particular (para anunciarem no OLX, é mais isso), não há garantia para ninguém.
Como diz o outro, "já fostes".

Não querendo tirar a razão aos que já expressaram a sua opinião, espero ajudar com o que encontrei sobre o assunto numa breve pesquisa, só porque o caso é claramente um situação de má fé, até porque o bojao do óleo estaria colado ao carter (vícios ocultos):

Vender ou comprar um carro usado entre particulares em Portugal e descobrir avarias não comunicadas pode ser uma situação delicada. Embora a venda entre particulares não tenha as mesmas garantias legais obrigatórias que a venda por um stand profissional, o comprador ainda tem direitos, especialmente no caso de "vícios ocultos".

O que são vícios ocultos?
Um vício oculto é um defeito grave que existia no carro no momento da venda, mas que não era facilmente detectável por uma inspeção normal e que o vendedor, de má-fé, ocultou ou, mesmo sem intenção de má-fé, desconhecia, mas que torna o bem impróprio para o uso a que se destina ou diminui consideravelmente o seu valor. Não se trata do desgaste normal do uso de um carro usado.

Quais os seus direitos como comprador?
Mesmo numa transação entre particulares, a lei protege o comprador contra a má-fé do vendedor. Se conseguir provar que o vendedor tinha conhecimento do defeito e o ocultou, ou que o defeito já existia no momento da venda e é de tal forma grave que o vendedor deveria ter conhecimento dele (ainda que não o tivesse), poderá ter direito a:
* Reparação do veículo: O vendedor pode ser obrigado a suportar os custos da reparação.
* Redução do preço: Poderá ser acordada uma diminuição do valor pago pelo carro.
* Anulação do contrato: Em casos mais graves, poderá ser possível anular a venda e reaver o dinheiro pago, devolvendo o veículo.
Como proceder para resolver a situação?
* Reúna provas:
* Comprovativos da compra: Contrato de compra e venda, recibos, comprovativo da transferência de propriedade.
* Documentação do veículo: IPO, registo de revisões, faturas de reparações anteriores (se tiver).
* Relatório de diagnóstico/orçamento: Leve o carro a um mecânico de sua confiança para diagnosticar a avaria e obter um orçamento de reparação. Certifique-se de que o relatório detalha a natureza da avaria e indica se esta poderia ser pré-existente à venda. Fotografias ou vídeos do defeito também são úteis.
* Comunicações com o vendedor: Guarde todas as mensagens, e-mails ou outros registos de comunicação com o vendedor onde o problema foi discutido.
* Contacte o vendedor (por escrito e formalmente):
* Envie uma carta registada com aviso de receção ou e-mail com comprovativo de leitura ao vendedor, descrevendo o problema, as provas que reuniu e o que pretende (reparação, redução de preço ou anulação da venda).
* Defina um prazo razoável para que o vendedor responda e apresente uma solução (por exemplo, 10 a 15 dias úteis).
* É crucial que esta comunicação seja formal e deixe um registo. Pode encontrar modelos de cartas de reclamação online em sites de associações de consumidores ou de apoio jurídico.
* Prazo para reclamar:
* Na compra e venda entre particulares, o comprador tem 60 dias para contactar o vendedor a partir do momento em que deteta o problema, conseguindo provar que este já existia antes da venda.
* O vendedor, por sua vez, terá 30 dias para resolver a situação após ter sido comunicado.
* Se o vendedor não cooperar:
* Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA): É uma alternativa aos tribunais que pode ajudar a resolver conflitos de consumo de forma mais rápida e menos dispendiosa. O CASA é especializado em questões relacionadas com veículos e pode mediar a situação.
* Julgado de Paz: Para litígios de valor inferior a €15.000, os Julgados de Paz oferecem uma via mais célere e informal do que os tribunais comuns.
* Tribunal Judicial: Se nenhuma das opções anteriores funcionar, ou se o valor do litígio for superior, a última via é a judicial. Neste caso, é altamente recomendável procurar aconselhamento de um advogado para apresentar uma ação judicial. O comprador terá o ónus da prova, ou seja, terá de provar que o defeito existia antes da venda e que o vendedor tinha conhecimento ou deveria ter conhecimento dele.
Dicas importantes:
* Boa-fé: Tente sempre resolver a situação de forma amigável primeiro. Muitas vezes, um diálogo aberto pode levar a um acordo.
* Prevenção: Para futuras compras, faça sempre uma inspeção pré-compra num mecânico de confiança, preferencialmente antes de finalizar o negócio. Isso pode ajudar a identificar problemas antes da compra.
* Contrato: Um contrato de compra e venda detalhado, com a descrição do estado do veículo e das avarias conhecidas, é fundamental para proteger ambas as partes.

Lembre-se que a sua capacidade de resolver a situação dependerá muito da solidez das provas que conseguir reunir e da sua capacidade de demonstrar que o vício era oculto e preexistente à venda.

BOA SORTE!

Não querendo tirar a razão aos que já expressaram a sua opinião, espero ajudar com o que encontrei sobre o assunto numa breve pesquisa, só porque o caso é claramente um situação de má fé, até porque o bojao do óleo estaria colado ao carter (vícios ocultos):

Vender ou comprar um carro usado entre particulares em Portugal e descobrir avarias não comunicadas pode ser uma situação delicada. Embora a venda entre particulares não tenha as mesmas garantias legais obrigatórias que a venda por um stand profissional, o comprador ainda tem direitos, especialmente no caso de "vícios ocultos".

O que são vícios ocultos?
Um vício oculto é um defeito grave que existia no carro no momento da venda, mas que não era facilmente detectável por uma inspeção normal e que o vendedor, de má-fé, ocultou ou, mesmo sem intenção de má-fé, desconhecia, mas que torna o bem impróprio para o uso a que se destina ou diminui consideravelmente o seu valor. Não se trata do desgaste normal do uso de um carro usado.

Quais os seus direitos como comprador?
Mesmo numa transação entre particulares, a lei protege o comprador contra a má-fé do vendedor. Se conseguir provar que o vendedor tinha conhecimento do defeito e o ocultou, ou que o defeito já existia no momento da venda e é de tal forma grave que o vendedor deveria ter conhecimento dele (ainda que não o tivesse), poderá ter direito a:
* Reparação do veículo: O vendedor pode ser obrigado a suportar os custos da reparação.
* Redução do preço: Poderá ser acordada uma diminuição do valor pago pelo carro.
* Anulação do contrato: Em casos mais graves, poderá ser possível anular a venda e reaver o dinheiro pago, devolvendo o veículo.
Como proceder para resolver a situação?
* Reúna provas:
* Comprovativos da compra: Contrato de compra e venda, recibos, comprovativo da transferência de propriedade.
* Documentação do veículo: IPO, registo de revisões, faturas de reparações anteriores (se tiver).
* Relatório de diagnóstico/orçamento: Leve o carro a um mecânico de sua confiança para diagnosticar a avaria e obter um orçamento de reparação. Certifique-se de que o relatório detalha a natureza da avaria e indica se esta poderia ser pré-existente à venda. Fotografias ou vídeos do defeito também são úteis.
* Comunicações com o vendedor: Guarde todas as mensagens, e-mails ou outros registos de comunicação com o vendedor onde o problema foi discutido.
* Contacte o vendedor (por escrito e formalmente):
* Envie uma carta registada com aviso de receção ou e-mail com comprovativo de leitura ao vendedor, descrevendo o problema, as provas que reuniu e o que pretende (reparação, redução de preço ou anulação da venda).
* Defina um prazo razoável para que o vendedor responda e apresente uma solução (por exemplo, 10 a 15 dias úteis).
* É crucial que esta comunicação seja formal e deixe um registo. Pode encontrar modelos de cartas de reclamação online em sites de associações de consumidores ou de apoio jurídico.
* Prazo para reclamar:
* Na compra e venda entre particulares, o comprador tem 60 dias para contactar o vendedor a partir do momento em que deteta o problema, conseguindo provar que este já existia antes da venda.
* O vendedor, por sua vez, terá 30 dias para resolver a situação após ter sido comunicado.
* Se o vendedor não cooperar:
* Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA): É uma alternativa aos tribunais que pode ajudar a resolver conflitos de consumo de forma mais rápida e menos dispendiosa. O CASA é especializado em questões relacionadas com veículos e pode mediar a situação.
* Julgado de Paz: Para litígios de valor inferior a €15.000, os Julgados de Paz oferecem uma via mais célere e informal do que os tribunais comuns.
* Tribunal Judicial: Se nenhuma das opções anteriores funcionar, ou se o valor do litígio for superior, a última via é a judicial. Neste caso, é altamente recomendável procurar aconselhamento de um advogado para apresentar uma ação judicial. O comprador terá o ónus da prova, ou seja, terá de provar que o defeito existia antes da venda e que o vendedor tinha conhecimento ou deveria ter conhecimento dele.
Dicas importantes:
* Boa-fé: Tente sempre resolver a situação de forma amigável primeiro. Muitas vezes, um diálogo aberto pode levar a um acordo.
* Prevenção: Para futuras compras, faça sempre uma inspeção pré-compra num mecânico de confiança, preferencialmente antes de finalizar o negócio. Isso pode ajudar a identificar problemas antes da compra.
* Contrato: Um contrato de compra e venda detalhado, com a descrição do estado do veículo e das avarias conhecidas, é fundamental para proteger ambas as partes.

Lembre-se que a sua capacidade de resolver a situação dependerá muito da solidez das provas que conseguir reunir e da sua capacidade de demonstrar que o vício era oculto e preexistente à venda.

BOA SORTE!
Eh oá não venham aqui criar desinformação
O user veio aqui pedir ajuda, não para ser enganado.
Você literalnente retirou isso da IA do Google. Se você é tolo o suficiente para acreditar e se guiar pelo que diz a IA do Google, é lá consigo. Agora não transporte essa sua tolice para aqui.

Enganado?
Pode ou não optar por explorar aquilo que está escrito…qual o problema de consultar a IA? Diferente de consultar o google?

Já agora parece estar publicada em Diário da Republica:

* Artigo 913.º e 919 do Código Civil (Venda de coisa defeituosa)

É uma questão do user procurar um advogado e saber ao certo que diretos tem. Pelo menos se fosse eu ia até às últimas consequências…aliás, já passei por uma situação também complicada e ficou resolvida ao contrario da opinião que na altura a generalidade das pessoas indicavam (nada que tenha a haver aqui com o forum)

Enganado?
Pode ou não optar por explorar aquilo que está escrito…qual o problema de consultar a IA? Diferente de consultar o google?

Já agora parece estar publicada em Diário da Republica:

* Artigo 913.º e 919 do Código Civil (Venda de coisa defeituosa)

É uma questão do user procurar um advogado e saber ao certo que diretos tem. Pelo menos se fosse eu ia até às últimas consequências…aliás, já passei por uma situação também complicada e ficou resolvida ao contrario da opinião que na altura a generalidade das pessoas indicavam (nada que tenha a haver aqui com o forum)
Companheiro. Páre. Quanto mais escreve mais se enterra.
O Código Civil não se aplica aqui. Estamos a falar de uma entidade coletiva (empresa) que vendeu a um civil. Não a uma transmissâo de propriedade entre pessoas civis.
Nesta situação, quanto muito, a ilegalidade consiste em qie uma empresa de pronto-socorro (reboques) exerceu ilegalmente a atividade de venda de automóvel. Mas isso traria problemas ao user que pediu ajuda pois de certeza que comprou a viatura e não tem Fatura. Se fosse um stand para o efeito teria.
Qual o mal usar a IA?? Nem sei por onde começar, mas só assim por alto não sendo a IA do Google uma IA específica para legislação, a IA do Google serve como motor de pesquisa. Pesquisa essa feita em fontes abertas na lingua do usuário. Ou seja, pode pesquisar em sites brasileiros, cabo verdianos, etc. Essa pesquisa também é feota por palavras chave. Você terá pesquisado palavras chave que por acaso aparecem no Código Civil. Percebe? Já trabalho com IA há algum tempinho e sei bem como funciona. Viu como eu adivinhei logo qie você tinha usado a IA? E logo do Google?
A IA é útil para muitas coisas, mas é inútil para outras tantas. É preciso saber e delinear a sua utilidade. Volto a dizer, se você usa para o seu dia a dia, tudo ok, é consigo. Mas se usa para ajudar alguém a nível legal, abstenha-se. Não se esqueça que não somos só nós meia dúzia de pessoas a ler este tópico.

Last edited:
Volto a repetir fiz uma pesquisa e transcrevi o que escrevi e referi mesmo isso. Ao ler fiquei com a ideia que a dita senhora seria a dona dos reboques mas que a venda teria sido particular.

Era apenas uma pista para o usar seguir a veracidade. Agora por favor, não torne isto pessoal…

Volto a repetir fiz uma pesquisa e transcrevi o que escrevi e referi mesmo isso. Ao ler fiquei com a ideia que a dita senhora seria a dona dos reboques mas que a venda teria sido particular.

Era apenas uma pista para o usar seguir a veracidade. Agora por favor, não torne isto pessoal…
Pessoal? Nada disso. Só pretendo é que quem pediu ajuda não saia daqui a saber ainda menos. Só isso. E claro, aproveitei para tentar que perceba que a IA não é (ainda) uma "enciclopédia guru" para tudo.

Malta, sem stress! Obrigado a todos vós pelas vossas opiniões, não se chateiem pf.
Agradeço todas as opiniões pois sei que o caso é complicado.
O carro foi comprado de forma particular mas a viatura pertence aos donos da empresa de reboques, inclusive no dia que fui buscar o carro outra pessoa estava a levantar outro carro vendido por eles.. um citroen creio eu.
Depois de pensar em tudo o que aconteceu e vi penso que há ali algo estranho com os negócios dos carros… foi o que me pareceu.. mas já vou muito tarde.
Obrigado a todos.

Rui

Malta, sem stress! Obrigado a todos vós pelas vossas opiniões, não se chateiem pf.
Agradeço todas as opiniões pois sei que o caso é complicado.
O carro foi comprado de forma particular mas a viatura pertence aos donos da empresa de reboques, inclusive no dia que fui buscar o carro outra pessoa estava a levantar outro carro vendido por eles.. um citroen creio eu.
Depois de pensar em tudo o que aconteceu e vi penso que há ali algo estranho com os negócios dos carros… foi o que me pareceu.. mas já vou muito tarde.
Obrigado a todos.

Rui
Por acaso.....já se apresentou neste forum? Sei que tem ou teve um problema... uma aflição que pode ser muita mas existem regras que devem e convêm serem respeitadas a bem de todos.

Back