Encontrei este topico no forum dos leons!

Boas
Este texto foi tirado do forum dos leons, e axo interessante pra quem tem um A3, ou com o mesmo chassi.




--------------------------------------------------------------------------------

Segundo a opinião de muita gente é umas das alterações mais eficazes na alteração do comportamento destes carros. Não tenho um Leon, tenho um Octavia, que tem a mesma plataforma, e antes de comprar a minha estudei muito o assunto e li muita coisa .O Vortex (http://forums.vwvortex.com) tem MUITA informação sobre suspensão, coisas que nem passam pela cabeça à maior parte das pessoas (eu incluído!).

Fica aqui uma lista de barras estabilizadoras do Vortex:
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1579554

A barra que eu montei é diferente das normais, pois é colocada dentro do eixo de torção (está logo no cimo da lista). O efeito prático é o mesmo, embora tem é algumas vantagens: Não fica à mostra (pessoalmente não quero uma barra vermelha que se veja por trás do carro), não aumenta o peso não amortecido pois está dentro do eixo de torção que é quase o eixo de rotação, tem uma eficiência (aumento da dureza efectiva da suspensão) maior que as barras "normais". Uma barra da shine é mais dura que uma de 28mm!

A desvantagem que tem, é a montagem. É preciso abrir 8 buracos no eixo de torção, e aquilo é duro à força toda. Eu mandei instalar a minha nuam oficina, embora tente fazer a maior parte das coisas em casa.

Aqui estão 2 Do-It-Yourself
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=2036197
http://vwroadtrip.peterbeers.net/GTI/GTI_Mods/Rear_Sway/Shine_RSB.htm

A shine é a marca + conhecida dessas barras (e prvavelmente a melhor) mas tb a mais cara. Eu comprei uma o-bar, que é uma imitação e como tal custa metade do preço! Mas é mais pesada (é maciça enquanto que a shine é oca), e segundo a shine, é mais mole que as deles. A shine tem duas barras: uma street outra race, sendo a race mais dura. A shine não aconselha o uso das barras deles com molas de origem, pois deixam o eixo torcer muito e aplicar muita força a barra, coisa que não acontece nas exteriores pois há a deflecção dos casquilhos e ligações. Eu pessoalmente fiz 10 000km com a barra idêntica e molas de origem não tive nenhum problema (mas já tinha os Bisltein B6).


A shine racing tem uma abordagem à configuração dos Golf MKIV não muito convencional. Eles fazem competição e querem é ser rápidos, não interessa se é bonito, então eles não rebaixam, pois afecta o funcionamento da suspensão da frente. Na verdade com a instalação de molas shine a frente sobre e a traseira desce um pouco, ficando o chassi nivelado (de origem o carro vem com a frente + baixa do que a traseira). Para além disso, aconselham o uso de barra estabilizadora atrás e a de stock à frente, ou até nenhuma (Oversteer Power!!). Aconselham também o uso de molas consideravelmente duras à frente.

De qualquer maneira, o Dich Shine (sim adivinhara, o dono da shine racing!) diz que mais importante que a barra traseira isso é os amortecedores, e preferencialmente umas molas + duras.

Extraído de: http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1803203 (Comparing 28mm sway bars to o-bar/shine type bars)
Citação:

I think you missed the point! The front roll\spring stiffness is a bigger contributor to three wheeling than a rear bar. The best setups will barely lift the rear under extreme cornering and others will lift it more. Adding a stiffer rear bar will merely lift it more! My bar is intended to increase rear roll stiffness,not keep the tire on the ground. keeping the front roll center close to the CG is a big help as are stiff front springs. Lowered cars with soft springs have no hope of handling. Generally a 28mm bar will lift the rear less and understeer more because they are far softer than my bar,and have slop in the links,bends,and bushings. BTW sometimes lifting the rear is good to break rear traction enough to compensate for the debilitating understeer and get the car to rotate,so it isnt all bad..



Citação:
I just noticed what car you have. Before you buy a swawbar,at least replace the shocks! The OEM units are worse than pitiful! You will have to change them soon anyway. Dont do any other upgrades until this is done!! The rear bar is actually the last thing on the list and the least important. The springs that came with your car arent too hot either. They lowered the car without stiffening the springs,the result is way too much bodyroll and constantly hitting the bump rubbers.They are a dead end for any real handling. Most people dont want to raise the ride height of these cars,but it really is necessary to make it handle. BTW the O bar is quite a bit softer than my bar and heavier.While true it is solid,it is a smaller diameter and that is far more important. Most 25 and 28 mm bars currently on the market use poly bushings and require a lot of maintenance to keep quiet,so be prepared for that. Good luck and I hope you get where you want to go.

Dick Shine



Eu posso atestar a melhoria dos amortecedores. Quando meti uns Bilstein B6, mesmo com molas de origem o carro ficou muito melhor. Quando depois leovu a barra ficou com a traseira muito mais plantada, embora como mantinha as molas de origem à frente, estava um pouco desigual e quando finalmente levou as molas de um Audi TT então ficou brutal.
As molas do audi TT baixam a traseira e levantam a frente (pelo menos com o meu motor 1.6 ! com os diesel ou os 1.8T não deve levantar muito.) mas a vantagem é que são consideravelmente mais duras.
 
Back
Top