Elevador do vidro

Boa noite a todos.

Parece que o meu elevador entregou a alma ao criador... Tive muita sorte conseguir subir o vidro até ficar 99% fechado até porque estalava de tal forma que parecia que ia partir o vidro. Bem, posto isto a minha dúvida é o seguinte: que marcas é que aconselham comprar (preço/qualidade)? Ou então que marcas devo evitar.

Cumprimentos
 
Optei por esta marca. Vamos ver no que dá... amanhã ja começo a desmontagem e a montagem do elevador. Depois meto umas fotos porque sei que o pessoal gosta disso
 

Anexos

  • 20211014_175556.jpg
    20211014_175556.jpg
    334,7 KB · Visualizações: 15
  • 20211014_175527.jpg
    20211014_175527.jpg
    458,8 KB · Visualizações: 15
Last edited:
Nao dizes qual é o carro...

Contudo eu não teria escolhido esse. Tentaria ir por um igual ao que equipa origem ou então semelhante a ele.
https://audipt.com/threads/substituicao-elevadores-de-vidros-audi-a5.141769/page-3

PS - Pelo que tenho lido, esses que escolheste não duram muito tempo. Mas dado que foram baratos e és tu a fazer o serviço, nada como testar. Depois dá feedback.
É um A3 8P1 3portas. Ainda desconfio que umas das peças de plástico que encaixam no vidro tenha partido mas só depois de ser retirado é que vou ter a certeza
 
É um A3 8P1 3portas. Ainda desconfio que umas das peças de plástico que encaixam no vidro tenha partido mas só depois de ser retirado é que vou ter a certeza
Se é 8p, normalmente é só a guia de plástico que parte.
Geralmente a malta balda se muito nesse aspeto. Os 8p precisam muito de longe a longe, fazer uma revisão ao elevador.
Limpeza e lubrificação. A cada 5 anos chega perfeitamente e evita problemas.
Nos casos mais críticos que me passaram pelas mãos, devido a falta de lubrificacao, quando não chega a partir a guia plástica do vidro, este começa a entortar, levando o cabo a friccionar em demasia no metal e ponteira da mola, fazendo-o partir alguns filamentos e encravar o elevador.
 
A lemforder faz bons elevadores.Mas são mais caros.
Mas as vezes o material mais barato surpreende.
Desde de que faça o efeito ja fico contente. Mas já tive essa experiência, material barato a durar tanto como as marcas mais conceituadas. Esta custou-me 67€ e era dos melhores que a loja de peças onde compro muito material tinham.
 
Se é 8p, normalmente é só a guia de plástico que parte.
Geralmente a malta balda se muito nesse aspeto. Os 8p precisam muito de longe a longe, fazer uma revisão ao elevador.
Limpeza e lubrificação. A cada 5 anos chega perfeitamente e evita problemas.
Nos casos mais críticos que me passaram pelas mãos, devido a falta de lubrificacao, quando não chega a partir a guia plástica do vidro, este começa a entortar, levando o cabo a friccionar em demasia no metal e ponteira da mola, fazendo-o partir alguns filamentos e encravar o elevador.
  1. Pois essa guia da qual falas já me partiu no meu a3 8l daí desconfiar que possa estar partido também neste carro. Por acaso no que toca à lubrificação só fiz isso nas calhas do tecto dd abrir. O problema de tratar dos elevadores das portas é que por vezes os excaixes dos trims vão à vida como aconteceu com este que está na foto...
 

Anexos

  • 20211015_001346.jpg
    20211015_001346.jpg
    288,6 KB · Visualizações: 11
  • 20211015_001323.jpg
    20211015_001323.jpg
    256,5 KB · Visualizações: 11
  1. Pois essa guia da qual falas já me partiu no meu a3 8l daí desconfiar que possa estar partido também neste carro. Por acaso no que toca à lubrificação só fiz isso nas calhas do tecto dd abrir. O problema de tratar dos elevadores das portas é que por vezes os excaixes dos trims vão à vida como aconteceu com este que está na foto...
So parte se não os souberes tirar. Senão, nunca partem. Tem de ser com a alavanca de plástico e remover gradualmente até soltar a mola.
 
So parte se não os souberes tirar. Senão, nunca partem. Tem de ser com a alavanca de plástico e remover gradualmente até soltar a mola.
Foi a ferramenta que usei e de maneira correta. Talvez com o antigo dono tenha partido parcialmente e depois com o mínimo de esforço acabou de partir o resto.
 
Trabalho concluído. Tive duas horas à volta disto, isto porque faltava uma ponteira torx de 42 e eu só tinha uma de 40 na minha caixa. Não tive tempo para tirar as fotos que queria mas fica só a fotografia do antigo elevador que vai em anexo. O aperto deste elevador é na calha e não na roldana como vem de origem. Isto assim por alto para quem não sabe fazer é: tirar o trim da porta, tirar 3 parafusos do forro da porta e puxar o forro da porta para trás e depois para cima, Desconectar a cablagem apenas do fecho central e motor do vidro, remover o parafuso em torx que segura o retrovisor(atenção que só fica preso depois pela cablagem!), remover 4 parafusos torx de maior diametro dos laterais da porta que segura o aro do vidro, remover mais 5 parafusos torx no centro do painel (2 em baixo e 3 em cima) que seguram o próprio elevador, puxar o aro do vidro onde vem agarrado (aro, vidro e elevador), retirar a cablagem que vem do retrovisor que está agarrado ao aro da porta e por fim retirar as guias do vidro para ter acesso aos 2 parafusos em torx onde aperta o elevador ao aro. Depois será o processo inverso. Graças a deus que as guias não estavam partidos até porque só na marca é que conseguiam ter isso disponível (1 semana à espera porque todo o material vem de Alemanha...) @blackibiza o elevador não é como a de origem mas faz a sua função e é claro que não tem tanto robustez como a de origem mas só o tempo é que vai dizer se é fraco ou não.
 

Anexos

  • 20211015_162325.jpg
    20211015_162325.jpg
    373,4 KB · Visualizações: 9
  • 20211015_162317.jpg
    20211015_162317.jpg
    880,9 KB · Visualizações: 9
  • Like
Reactions: rro
Back
Top