Electronica Automovel

O intuito deste topico é saber as mais diversas opiniões sobre o mundo automovel, desde que a electronica practicamente tomou conta dele e pelos vistos cada dia mais.

Antigamente um mecanico olhava pa "caixinha das sobras" e descobria logo um parafuso que pertencia a tal sitio do carro X, agora se não souber ligar o computador sequer não faz nada (maneira de falar obviamente)

A ideia surgiu no seguimento duma conversa que tive com uma pessoa muito mais velha que eu e que aparentemente por razões irrelevantes não acompanhou a evoluçãos dos automoveis, andou 30 anos com o mesmo carro e agora que comprou um novo diz que"já não sei andar de carro" :green:

Não quero com isto dizer que a electronica não nos trouxe beneficios, luxos, comodismo etc, antes pelo contrário mas por um lado e na ideia desta pessoa não deixa de ter uma certa razão, vejamos, temos carros (audis e não só) que:

Ajudam sozinhos no caso duma escorregadela (ESP)
Mantem a velocidade (Cruise Control)
Dizem-nos quantos km podemos fazer com o combustivel que temos (Computador bordo)
Dizem-nos exactamente pra onde devemos virar levando-nos a qualquer destinos (GPS)
Acendem e apagam as luzes sozinhos (sensores luz)
Ligam e desligas as escovas limpa vidros sozinho (sensores de chuva)

Já mais recentemente temos carros que se ligarmos o pisca para ultrapassar e ele detectar um carro na faixa da esquerda não nos deixa guinar o volante.
Temos carros que estacionam completamente sem ajudas.
Temos tambem os que nao nos deixam aproximar demais do carro da frente em andamento
Agora temos tambem um Volvo que trava sozinho

Tudo isto e outras coisas mais levam pessoas como aquele senhor, e até eu a pensar e a fazer a pergunta :

Hoje em dia tira-se a carta pra quê?

Então e a parte mais importante da electronica, é já tão banal que passa meio despercebida... a gestão do motor !! :D
Foi aqui que começou a surgir a primeira electronica no automovel e o seu uso permite fazer uma gestão muito mais eficiente nas prestações do motor e essencialmente nos consumos...
Hoje em dia já existem marcas em que o veiculo se detecta uma avaria num modulo qualquer consegue enviar mensagens para a rede de concessionarios e informar que vais precisar de tal peça e para a terem em stock (nisto recebes uma chamada a perguntar onde a queres ir trocar).

Sim, eu falo apenas daquilo que as pessoas menos informadas e menos dentro do assunto, que só veem quando pegam num carro por exemplo, nem puxei a conversa pra esses pormenores senao entao o velhote coitado...ja assim me fartei de rir. :P

isso tudo chama-se evolução...o teu amigo e que n soube ou nao quis evoluir...esta electronica toda n ensina a conduzir, mas e uma grande ajuda para haver menos acidentes...

tiaguinho disse:
isso tudo chama-se evolução...o teu amigo e que n soube ou nao quis evoluir...esta electronica toda n ensina a conduzir, mas e uma grande ajuda para haver menos acidentes...

Não se trata bem de não saber ou não querer evoluir ou acompanhar a evolução.

Essa pessoa tem quase 70 anos, é compreensivel que não tenha a mesma facilidade de obter informação que eu ou tu, simplesmente achei piada á revolta dele não deixando de ter uma certa razão.

Só coloquei o topico pra tentar ler mais opiniões acerca do assunto.

Estas a esquecer talvez a parte mais importante da electrónica automovel, que faz o controlo do próprio motor que permite obter melhores performances e maior eficiência.

O aparecimento da "injecção electrónica" é para mim o maior passo na elec. auto.

Já o disse mais acima, não esqueci isso claro, mas nem toquei nessa parte porque o homem já tava confuso o suficiente. :P

Eu sou muito a favor da electronica, mas gostava que nao desse tantos problemas :evil:
A b6 precisa de um sensor, precisa disto daquilo e sei la que mais, o raio do corsa de 89 a unica coisa que precisa é de uns fusiveis (quando vou inventar mais um pouco)
Viva a electronica :green:

Quiksilver disse:
Eu sou muito a favor da electronica, mas gostava que nao desse tantos problemas :evil:
A b6 precisa de um sensor, precisa disto daquilo e sei la que mais, o raio do corsa de 89 a unica coisa que precisa é de uns fusiveis (quando vou inventar mais um pouco)
Viva a electronica :green:

podes crer...se calhar com o Corsa, se acontecer algo a meio de uma viagem, levantas o capot e resolves o problema com uma pastilha elastica e braçadeiras de plástico, 'à lá' Macgyver; no argolas, com tanta electronica, se o carro te entra em safe mode por qualquer coisinha, la fazes tu uma viagem de 400 km sem poder ultrapassar os charutos.. :S :P

O grande problema da "utilização" da electrónica nos veículos será saber interpretar a função de cada circuito de electrónica, saber se as suas características "falharam"!E as cartas electrónicas têm a sua função limitada no tempo. Não basta ligar o computador e está tudo bem.Obrigado pelo tema.

padeou10_204.jpg

Carro Mecanico - entra na oficina com um problema [Solução troca-se a peça e ta novo]

Carro Mecanico com eletronica - entra na oficina com um problema [Solução troca-se a peça e ta na mesa, chama-se o "enginheiro" e fica pior :green: vem o "Liedson" das repros e resolve :green: ]

E prontos as coisas evoluem mas os problemas aumentam :green:

Back