É possível programar ESP para funcionar como o sistema Q do grupo fiat?

Em alguns carros, o grupo Fiat coloca o ESP a funcionar como pseudo diferencial autoblocante, diminuindo a potência transmitida à roda que se encontra na parte de dentro da curva. Será que isso é possível de alterar electronicamente nos ESP do grupo VAG?
 
Teoricamente é simples , usa os sensores de ABS e travoes para fazer o efeito autoblocante.
Na pratica o sistema de origem nao vem preparado para isso pois o algoritmo de funcionamento 1º decide cortar potencia e depois travar as rodas quando o sistema para simular autoblocante 1º trava e depois corta potencia.
 
Qual dos 2 é melhor?

Para evitar que vás contra algo ou percas o controlo do carro é o ESP. Para quem sabe o que vai a fazer o ESP nao serve de nada ja o tal sistema Q serve de autoblocante.
So testei isso nos BMWs e apesar de se notar que nao é como um LSD mecanico , ate funciona bem ;)
 
Obrigado pelo esclarecimento Art :pray:
Mas continuo sem saber se é possível alterar o tal algoritmo de funcionamento no ESP dos VAG.
Se for um processo simples acho que muita gente estaria interessado em fazê-lo.
 
Obrigado pelo esclarecimento Art :pray:
Mas continuo sem saber se é possível alterar o tal algoritmo de funcionamento no ESP dos VAG.
Se for um processo simples acho que muita gente estaria interessado em fazê-lo.
E qual o objectivo pratico? OEM não está calibrado para a melhor performance?
 
O ESP é um bom sistema de segurança, mas com certeza não foi criado para uma melhor performance...

Para quem gosta de, e sabe andar depressa, um ESP "normal" só atrapalha.

O objectivo prático é fazer com que, em situações de redução de aderência, em vez de o ESP fazer com que o carro trave ( porque para travar tou cá eu e o ABS dá uma ajudinha), que o ESP ajude o carro a ir na direcção para a qual as rodas da frente estão apontadas, ao cortar a potência apenas na roda do lado de dentro da curva.
 
O ESP trava a roda necessaria para fazer com que o carro va para onde deve de ir.. O esp qd aciona nao trava as 4 rodas ao mesmo tempo... Se tiver que travar só uma é o que ele faz, e acho que tu nao consegues travar a roda que queres quando queres!
 
O ESP trava a roda necessaria para fazer com que o carro va para onde deve de ir.. O esp qd aciona nao trava as 4 rodas ao mesmo tempo... Se tiver que travar só uma é o que ele faz, e acho que tu nao consegues travar a roda que queres quando queres!

para fazer com que o carro va para onde deve de ir? normalmente é para ir em frente, mesmo que quem está ao volante queira curvar...
 
nareserva eu sei que és todo racing por isso resolveres esse problema é fácil:
basta premires o botão ESP OFF e aparecer um carro a derrapar no quadrante e tens o problema resolvido, se tens unhas agarra o bicho.
 
Negativo. O ESP leva o carro exactamente na direçao do volante.
Já por isso ha o sensor de angulo do volante.

Está certo... mas só depois de abrir a trajectória momentaneamente...

Eu desligo o ESP quando quero "brincar" com o carro em estradas sinuosas com asfalto gasto, para ter o gozo de ser eu a corrigir as trajectórias quando é preciso. Mas já que o sistema está lá queria saber se é possivel modificar o seu funcionamento, já que electronicamente se pode alterar tanta coisa nestes carros.
Só quero uma resposta concreta... dá ou não dá?
 
Dá.. mas nao conheço ninguém que o saiba fazer :D

É algo que ja falei com algumas pessoas sobre isso e nunca foi feito.
Fica te mais simples ligar para a Quaife e metes um LSD verdadeiro ;)
 
Back
Top