É possível andar sem turbo?????

Olá pessoal.
Há uma coisa que fiquei a pensar.
Um amigo meu tem um A4 b5 de 95 tdi de 90cv. O que se passa é o seguinte:
esteve-me a dizer que são boas máquinas. O carro dele tem 500mkm. Diz que o turbo dele morreu. Anda assim com o carro sem o turbo.
Perguntei se anda mesmo sem o turbo ou falha. Ele garantiu-me que não tem turbo. Até tinha ido ao mecânico e informou-lhe que o turbo não está a fazer compressão, por isso terá que colocar um novo. Eu fiquei naquela....
Agora pergunto:
É possível andar com um carro sem turbo desde a ignição? É que só tenho lido que se anda sem turbo quando este se parte ou quando falha e temos que desligar e ligar o carro.
Não sei se me estou a fazer entender...
cps
 
sim dá ficas com um carro atmosférico... agora outra questão? é saudavel? nao!! anos de vida é que nao ganha concerteza...
Aumento de consumos
Motor sujeito a mais esforço
Entre outros promenores que podem dar origem a estragos nada €amigos€...

Mas andar? claro que anda...
abraços
 
É como ter zon, podes viver sem ZON mas não era a mesma coisa!

On-Topic:

Sinceramente e pela lógica dar dá agora não deve andar deve-se arrastar, e como o xilly disse ainda mais esses problemas...
 
eu ja andei com a minha b5 sem o turbo a funcionar uns quilometros mas aquilo é uma sensaçao horrivel, bem podes acelerar a fundo que é o mesmo que nada.
 
Ele que arranje mas é outro turbo antes que tenha que arranjas mais peças.
Mas respondendo, dar dá, não se arrasta mas dá.
 
Sem turbo ficas com uma arrastadeira e como tal, vai andar com o motor em maior esforço para andar o que queria.
Sem turbo diminui a taxa de compressão e como tal a potência. Claro que isso só poupa o material , mas como vai elevar o regime ( rotações ) a que anda, vai provocar mais desgaste a partir dai.

Na minha opinião, pode não fazer mal andar sem turbo e pode fazer. Depende de como andar a puxar pelo motor.
Não nos podemos esquecer é que a centralina do carro vai fazer cálculos para determinados valores de injecção gasóleo a partir da pressão na admissão, massa de ar e tal, e tendo alguma coisa a falhar, não vai andar bem.
 
Na minha opinião, o maior risco de danificar o motor é só no caso do turbo deixar passar oleo para a admissão, aí sim é um risco enorme, pois o motor pode entrar em auto-combustão até partir.
Se não é esse o caso, não vejo qual é o problema, a nível de risco para o motor, de andar sem turbo. Aliás, puxando pelo motor ou não, o tempo de vida até poderá aumentar sem turbo... agora, não anda é um corno, emissões elevadissimas, etc, etc...
 
boas pessoal sou novo aqui, em relaçao a essa pergunta a minha resposta e a seguinta o meu 80 fez coimbra-bragança com o turbo morto so nao voltou para baixo visto as palhetas do turbo terem ido de ferias a 32 kms do destino e cheiro a oleo/fumo era impossivel de suportar.
 
boas pessoal sou novo aqui, em relaçao a essa pergunta a minha resposta e a seguinta o meu 80 fez coimbra-bragança com o turbo morto so nao voltou para baixo visto as palhetas do turbo terem ido de ferias a 32 kms do destino e cheiro a oleo/fumo era impossivel de suportar.

1ª uma apresentação tua, na secção indicada para tal.

2ª Turbo com o galheiro :)
 
Boa noite pessoal.

O turbo da minha 80 1.9 tdi foi-se à vida, estou actualmente a viver em Lisboa e não conheço nenhuma oficina de confiança para "tratar" do assunto. Se me puderem ajudar ficava muito agradecido :)
 
Back
Top