É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6) - Resolvido e custos

Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6)

Sim, saiu, mas a minha rasgou mesmo e tive que substituir!!o que aconteceu , no meu caso, foi apenas o fole de borracha rasgar pelo uso, afinal já estava mt seco, afinal o meu bixo já conta com 16 anos!! apenas necessitei substituir o fole, até porque não saiu oleo nenhum.
 
Last edited:
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6)

Sim, saiu, mas a minha rasgou mesmo e tive que substituir!!o que aconteceu , no meu caso, foi apenas o fole de borracha rasgar pelo uso, afinal já estava mt seco, afinal o meu bixo já conta com 16 anos!! apenas necessitei substituir o fole, até porque não saiu oleo nenhum.

Penso que serão situações diferentes. Neste caso, o reservatório do óleo de direcção ficava vazio em 3 km de cidade.

Quando puxei o fole para trás, ia levando um banho de óleo "à pressão", e já cá fora puxei o fole do outro lado para trás (para ajudar a remover um terminal de direcção), e lá saiu outra "chuveirada".

A carrinha tem 114.000 km (comprovados), e passa facilmente uma semana sem sair da garagem.
Por acaso tinha feito duas viagens grandes uma semana antes, mas nem cheguei a perceber se teve alguma relação.

Aliás, ainda não consegui perceber se isto é algum problema comum por concepção, ou se é comum devido à quantidade de carros destes cheios de km que andam por cá (muitos deles a marcar menos de metade dos km reais).

- - - - - - - - - -

Onde?para um Peugeot 106 de 96 pediram 650€ reconstruida e nova 1400€ ;)

Curiosamente, na Audi uma nova não fica muito mais cara do que essa nova na Peugeot.

Já a reconstruída na Audi passa dos 1000€, o que faz uma grande (mas natural) diferença.


Em qualquer dos casos, valores entre os 300 e 400€ para reconstruídas com garantia são relativamente fáceis de conseguir por cá.
 
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6)

a minha quando a comprei já vinha com óleo do vermelho, ao fim de semana quando pego nela tb tenho um pingo de óleo no chao da garagem, já tive a ver e perde pela parte de baixo deste cilindro, não sei se akilo é uma tampa e basta por um oring?

bhfo.jpg
 
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6)

Se Tiver Folgas, ai sim e 100% aconselhavel trocar, mas se for so uma questao de vedantes, que parece ser o caso, penso que não justefique mudar algo que pode ser resolvido por 30/40€ (a falar por alto).
Esta semana devo sair de baixa e vou falar com um professor de mecanica, e perguntar onde se pode comprar os vedantes!

No caso da imagem, por onde Pinga, comforme o pratinhol disse, e o affinador da caixa, Novamente pode ser o vedante Interno a ir a vida!
 
Last edited:
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6)

Se Tiver Folgas, ai sim e 100% aconselhavel trocar, mas se for so uma questao de vedantes, que parece ser o caso, penso que não justefique mudar algo que pode ser resolvido por 30/40€ (a falar por alto).
Esta semana devo sair de baixa e vou falar com um professor de mecanica, e perguntar onde se pode comprar os vedantes!

No caso da imagem, por onde Pinga, comforme o pratinhol disse, e o affinador da caixa, Novamente pode ser o vedante Interno a ir a vida!


Pois mas a minha esta mesmo com folga dai a trocar
 
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6)

Fazendo uma actualização da resolução, já substitui a caixa de direcção por uma reconstruída.


O mês de Agosto é mau para este tipo de coisas, pois estão alguns mecânicos e empresas de férias, o que deixa pouca margem para falhas.


Mandei vir inicialmente uma caixa reconstruida de Espanha (que ficaria abaixo dos 290€ com 2 anos de garantia), mas os atrasos sucessivos e ausência de respostas e incumprimento consecutivo do prometido fizeram com que tivesse perdido a altura em que um mecanico de confiança estaria disponível. :(


Assim, acabei por meter eu as mãos à obra, tirar a caixa estragada, trazer outra (o plano nem era bem esse, mas enfim :roll:), e montar tudo de novo na carrinha.


O processo em si não é complicado, apesar de ter tido uma cotação de um mecanico que pedia valores perfeitamente desajustados para a operação (mas cada um pede o que quer, claro).


Em termos práticos, e para futura referencia para outros users do fórum, os custos envolvidos foram:


- caixa reconstruída com um ano de garantia: ~340€
- 2 litros de óleo de direcção Audi (nem precisava ter comprado tanto) + anilhas novas e um parafuso/válvula que preferi trocar: ~34€
- alinhamento de direcção: ~30,5€ (4 rodas)


Em termos de m.o. foi zero, mas percebi que valores de 100€ já com óleo (sem alinhamento e extras Audi) seriam possíveis, e por quem conhece bem estes carros.
Aliás, não fossem os atrasos mencionados atrás, e tinha entregue o trabalho a um mecanico como previsto.




Uma curiosidade interessante:


- estes carros podem trazer de origem caixas KOYO (Made in France como a minha), ou ZF (a que tem agora). A própria Audi dava-me um partnumber hoje para uma ZF, como substituta da Koyo (que nem sei se a marca ainda compra hoje).


- Não sei até que ponto isto seja fiável, mas em alguns fóruns estrangeiros existe uma ligação mais óbvia desta falha (fuga) às caixas Koyo do que às ZF. Sendo ambas "exigentes" em só levar óleo mineral OEM, poderá existir alguma propensão maior num dos fabricantesn(Koyo)..


Não consigo naturalmente confirmar isto, mas a minha carrinha é nacional com 114.000 km reais e passa a semana parada na garagem, fazendo habitualmente pouca cidade.


Mas também pode ser coincidência e vale o que vale, pois a enorme quantidade de carros destes que fizeram dietas de km marcados é enorme, e lá se vão as referencias...

Aproveitando ter o carro sem resguardos, lá fiz a revisão com os filtros todos. Mãos e dedos todos esmurrados...:p


Em todo o caso, obrigado a todos os que ajudaram, quer no tópico, quer em Pm, quer por telefone e pessoalmente.
 
Last edited:
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6) - Resolvido e cust

Boa noite
Digo te já ,nem ficou caro eu irei pagar quase 700 € o mecânico é k vai mete la n percebo nada disso
 
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6) - Resolvido e cust

Tao ??levas lá mais umas tretas da caixa e alinhar ...eu n sei n percebo da coisa ...
 
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6) - Resolvido e cust

Tao ??levas lá mais umas tretas da caixa e alinhar ...eu n sei n percebo da coisa ...


Tretas da caixa?


Pelo próprio ElsaWin, a única coisa que se troca para além da caixa são anilhas e o óleo. Falamos de 4 anilhas de cêntimos/unidade e menos de 20€ em óleo (tudo comprado na marca).

Só se estamos a falar em acrescentar terminais de direcção, ou outra coisa qualquer que ele já tenha visto que está danificado.

Uma caixa reconstruída vem pronta a montar, aperta no chassis com 3 parafusos, liga dois tubos de óleo, leva os terminais de direcção (já existentes) em cada ponta e liga-se à coluna da direcção.

Coloquei acima os valores já com o alinhamento e IVA, o que te dará uma percepção real dos custos (sendo que não sou mecânico e não terei acesso aos melhores preços em peças).


Mesmo que essa mão-de-obra inclua o IVA, o carro tem de estar a levar mais qualquer coisa. ;)
 
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6) - Resolvido e cust

Boa noite
Digo te já ,nem ficou caro eu irei pagar quase 700 € o mecânico é k vai mete la n percebo nada disso

Cuidado com esse preço. Já mudei a minha e acho que pouco passou dos 400€
 
Re: É impressão minha ou saiu-me a fava da caixa de direcção? (B6) - Resolvido e cust

Pois eu n sei dão me preços desses e sendo audi calculo k o seja ...mas n queria meter uma coisa Kk para depois voltar a gastar dinheiro
 
Back
Top