[A4 B6] E depois do adeus...

Qual o óleo que devo usar para este "novo" motor?

  • Shell

    Votes: 0 0,0%
  • Mobil

    Votes: 1 5,9%
  • Castrol

    Votes: 10 58,8%
  • LiquiMoly

    Votes: 2 11,8%
  • Fuchs

    Votes: 4 23,5%

  • Total voters
    17
  • Poll closed .
Já agora. Queria adquirir uma carrinha 1.6 de 2007 com 130.000kms (7450€).Esta carrinha é B7 não é?. A minha pergunta é: este motor evoluiu de modo a acabar com este consumo de óleo, ou os carros de 2007 têm exatamente o mesmo motor? Parece uma pergunta básica, mas nunca tive Audis e sei muito pouco.
 
Muito obrigado pela resposta
Além do consumo de oleo, a luz do motor no painel tinha acendido. Levei a uma oficina e o mecânico disse que a informação do computador não dava uma ajuda clara e que a luz poderia ser do gpl. Ele apagou o erro e disse para lá voltar caso voltasse a acender. 2000kms depois acendeu . Fui a uma oficina gpl, apagaram o erro e disseram para lá voltar caso voltasse a acender e acendeu após os mesmos 2000kms (mais ou menos. O mecânico do gpl é mecânico geral também e anda no gpl desde o início em Portugal). Fui à Audi. Paguei 50€ para ligarem o carro ao computador. Verificarem o problema da luz do símbolo do motor. Disseram que era consumo de óleo e que mais valia trocar de carro. Anteriormente a mesma oficina mudou a sonda lambda e o catalisador e o mecânico mostrou-me o catalisador (destruido por dentro) e ele disse que era por causa do consumo de óleo.
Fiz aquelas pesquisar que estão no Youtube para identificar a origem do consumo de óleo (se sai fumo de manhã quando ligo o carro, ou se sai fumo quando acelero e mantenho a aceleração numa rotação elevada, já não me lembro bem das dicas que dão, afinal não percebo de mecânica; só sei mudar o óleo, velas e filtros e pouco mais).
Mas o carro nunca chumbou na inspeção por causa de gases, não acho que deite fumo por aí além (mas hoje vou fazer o teste, como estamos confinados o carro está muito tempo parado).Quanto a fuga de oleo, eu pedi ao mecânico para ver se havia alguma fuga ou se era mesmo consumo do motor. Será que o mecânico não veria essa possível fuga, afinal ainda esta semana esteve na oficina por causa de dois tubos que vertiam líquido de refrigeração e um tubo da direção assistida (200€ só o da direção assistida:x). E na Audi não viram a fuga de óleo? Disseram que o motor é que consumia óleo.

Nao vas la com youtubes..
Isto é assim, primeira coisa a fazer.
Poe o carro a trabalhar, a frio sai sempre um pouco de fumo e agua. A quente o fumo é quase insignificante. Se sair fumo a quente esta atento a cor e ao cheiro.
Sabes dizer qual era o erro do motor que l carro tinha?
Tira as velas para fora, ve a cor, tira foto as velas.
Com o carro a trabalhar, tira a vareta do oleo, tapa o orificio com o dedo e ve se sentes pressao a querer sair. E ve tambem se sai fumo. Se for pouco fumo e constante nao há crise. Se for mais fumo e sair aos bocados de cada vez (como o fumo dos comboios antigos a vapor) ai ja poderas ter problemas nos segmentos.
Leva o carro a uma oficina, pede para fazerem um teste de pressao de compressao dos cilindros. Se der compressao boa, tudo bem, se der má, (abaixo de 10 bares), que ponham umas pingas de oleo na camara de combustao pelo orificio das velas. Depois disto se a compressao se mantiver má, o problema será das valvulas, se ficar melhor o problema ja será dos segmentos.
Se a compressao estiver sempre boa, valvulas e segmentos estarao bons pelo que te resta a ultima hipotese: retentores de valvulas. Para mudares esses retentores, e para ser um servico bem feito, tens de tirar a culaça fora. Arranjando isso ficas com carro para mais 200 mil km.
Um arranjo desses implica pelo menos 600 paus, no minimo dos minimos, Dependendo da oficina, do torneiro, das peças que vai levar, etc, etc.
Se vale a pena mandar o carro para a sucata por causa de 600, 1000 paus? Ainda por cima a gpl? Acho que nao.
Mas se quiseres manda-lo pra sucata, da-mo a mim que preciso de umas peças! :D
 
Já agora. Queria adquirir uma carrinha 1.6 de 2007 com 130.000kms (7450€).Esta carrinha é B7 não é?. A minha pergunta é: este motor evoluiu de modo a acabar com este consumo de óleo, ou os carros de 2007 têm exatamente o mesmo motor? Parece uma pergunta básica, mas nunca tive Audis e sei muito pouco.

Com esse dinheiro compras uma B6 TDi...
E do B6 pro B7.. So muda a estetica exterior... E o preco do IUC, sendo de 2007.
Os 1.6 dessa altura julgo que já são todos FSI.. Sao motores diferentes mas os problemas nao sao muito diferentes.. O teu motor tem 300 mil.. É normal os retentores começarem a ceder.
 
Espetáculo de resposta. Obrigado. Vou tentar fazer tudo isso.
Eu é que faço a revisão e realmente uma das velas é sempre mudada antes das outras. As velas duram-me uns 60/70 mil kms, mas uma só aguenta uns 30 mil kms. Acho que ainda tenho guardadas; se as tiver mando uma foto.
Mais uma vez obrigado. Se morasses mais perto ia à tua oficina, afinal, nem a oficina onde fui, nem o do gpl e nem a Audi tiveram vontade de fazer todos esses teste que mencionaste. Às vezes parece que o pessoal não quer ganhar dinheiro com seu negócio, sei lá:(.
Mas já agora és de que zona do país? Eu estou no Algarve mas era de Cascais e vou lá várias vezes no ano. Quem vai a Cascais anda mais um pouco:). Para já não posso parar o carro, só tenho este e uma Gilera Thyphoon 50cc e preciso dele para o trabalho (faço 70kms por dia, limpeza de condomínios). talvez um corolla SW 1.4 d4d de 2004 se torne o carro de serviço (lá pro final do ano) e o Audi, bem arranjadinho dá para os passeios até Cascais.
Mais uma vez obrigado.
Jaime
 
Já segui alguns passos para verificar o fumo. tentei enviar 3 pequenos vídeos mas não dá. diz que são grandes demais.
A frio não saiu fumo. Dei uma volta até atingir 90g. e não saiu fumo nenhum, mesmo com aceleração às 20000 RT/min. Não vi fumo. Tirei a vareta do óleo. Só mesmo um mecânico pode ver (mas que seja melhor do que os que já fui) porque não consigo perceber se há pressão a querer sair, para mim é apenas um "arzinho" a bater no dedo. Mas uma dúvida. Para verificar o fumo do orifício da vareta, tem que se olhar lá para dentro do buraco e ver algum fumo lá dentro, ou o fumo sairia para fora do orifício? Tirando apenas a vareta e olhar (sem ser a olhar para dentro do buraco, num ângulo vertical), não sai fumo nenhum. Mas olhando na vertical e até coloquei uma luz de lanterna apontando para o buraco, vê-se um pouquinho de fumo lá no fundo mas não sai nada cá para fora. Tentei enviar um vídeo mas não dá.
Agora falta fotografar as velas e fazer o teste de pressão.
Jaime
 
Espetáculo de resposta. Obrigado. Vou tentar fazer tudo isso.
Eu é que faço a revisão e realmente uma das velas é sempre mudada antes das outras. As velas duram-me uns 60/70 mil kms, mas uma só aguenta uns 30 mil kms. Acho que ainda tenho guardadas; se as tiver mando uma foto.
Mais uma vez obrigado. Se morasses mais perto ia à tua oficina, afinal, nem a oficina onde fui, nem o do gpl e nem a Audi tiveram vontade de fazer todos esses teste que mencionaste. Às vezes parece que o pessoal não quer ganhar dinheiro com seu negócio, sei lá:(.
Mas já agora és de que zona do país? Eu estou no Algarve mas era de Cascais e vou lá várias vezes no ano. Quem vai a Cascais anda mais um pouco:). Para já não posso parar o carro, só tenho este e uma Gilera Thyphoon 50cc e preciso dele para o trabalho (faço 70kms por dia, limpeza de condomínios). talvez um corolla SW 1.4 d4d de 2004 se torne o carro de serviço (lá pro final do ano) e o Audi, bem arranjadinho dá para os passeios até Cascais.
Mais uma vez obrigado.
Jaime

Essas velas que tens guardadas nao preciso de as ver.. Preciso de ver é as que tens no carro agora..
Isso das velas se deitarem apos 30mil km é normal por causa do GPL. Suponho que tenhas umas velas apropriadas para GPL.. Platina ou Iridium..
3 litros em 15 mil não é assim nada de urgente! Mas é um sinal que algo nao está bem.
O fumo que sai pela vareta ve-se olhando de frente, na vertical.. Pelo o que descreves estará normal. Se os segmentos estivessem maus, a compressão das camaras de combustao, passavam os segmentos e iam para o carter.. E essa pressao conseguirias sentir pela vareta do oleo.
Aparentemente não é o caso.
Quando puderes tira as velas e mostra.
Quanto ao fumo se nao sai fumo (branco, azulado) a quente, ao ralenti, é bom sinal mas nao quer dizer que o motor nao esteja a consumir oleo. Como te disse 3 litros em 15 mil não é aberrante.
Verifica se nao tens mesmo nenhuma fuga. Tens de tirar as blindagens debaixo do carro.
Uma pequena fuga inofensiva pode fazer-te perder 3 litros em 15 mil km.
Ja agora ve o vaso de expansao, ve como esta o liquido de refrigeração, só por descarga de consciencia. Podes ter uma passagem do radiador de oleo para o circuito de agua, acho que se fosse o caso ja terias reparado mas nunca se sabe. Ja agora tira a vareta e ve a cor e consistencia do oleo do motor.
Tudo se afigura para que sejam retentores de valvulas. Mas precisas de fazer mais testes. Sendo o caso prepara a carteira. E se viste o meu projecto, ja viste que ha sempre imprevistos, coisas que estavam estragadas e nao sabia, coisas que se estragaram quando lhes mexi. E ha coisas que só se vêm com o motor aberto.
Quanto ao que fizeram ou nao na Audi e na oficina do GPL, eh pá.. as vezes sao politicas da oficina, nao se querem tar a chatear ainda para mais quando é um carro com 20 anos e acham que o cliente nao vai querer arranjar, outras vezes é preguiça de fazer as coisas, outras vezes nao sabem fazer, outras vezes o problema parece-lhes serio e nao querem correr o risco de assumir a garantia de uma reparação desse género. Vá-se lá saber.
A minha oficina é bem longe daí, é em Gaia, e não é muito barata também. Tou a dizer que não é barata mas já trabalhei em oficinas que quase te pagavam para la meteres o carro :D

Depois faliu :assobio:

Mas no que puder ajudar assim a distancia, tas a vontade.
Mas se calhar era melhor abrires um topico na secção de mecanica geral.. Assim até mais pessoal via e respondia as tuas questoes e duvidas e ate pode haver alguem da tua zona que te oriente uma oficina porreira.
 
Boa noite. Eu tentei criar um tópico mas não sei se ficou visível a todos. O assunto é sobre ponteiro da temperatura que baixa até aos 70 graus sempre que estou a subir. Em estrada plana volta para os90 grau. Aos 204000 km levou dois sensores de temperatura porque o ponteiro nao mexia um milímetro. Agora com 292000 está assim. Ninguém respondeu. Acho que não fiz bem o tópico. O que poderá ser esta coisa do ponteiro?
Jaime
 
Boa noite. Eu tentei criar um tópico mas não sei se ficou visível a todos. O assunto é sobre ponteiro da temperatura que baixa até aos 70 graus sempre que estou a subir. Em estrada plana volta para os90 grau. Aos 204000 km levou dois sensores de temperatura porque o ponteiro nao mexia um milímetro. Agora com 292000 está assim. Ninguém respondeu. Acho que não fiz bem o tópico. O que poderá ser esta coisa do ponteiro?
Jaime

A partida será termostato..
Ve o nivel do anticongelante tambem.
 
Na semana passada o mecânico colocou dois tubos novos do sistema de refrigeração que estava a verter e por isso levou líquido novo.
vou ver o termostato. Obrigado
 
Novidades do argolas..
Continuo à espera da bomba dos travoes..
A encomenda está em trânsito, espero que ate ao final de semana esteja cá..
Ainda nao desmontei a bomba velha, estou com receio que possa ter entrado oleo para o servo freio..
Se for o caso, vou tira-lo, limpa-lo, seca-lo, e pó de talco lá para dentro.

Ando a ver que suspensao hei-de colocar, estou muito inclinado para meter confort e molas até 30 mm.. Há molas mais agressivas mas nao quero tanto.. Sei que corro o risco de tirar vida util aos amortecedores mas acho que 30 mm serao toleraveis.. Ainda vou pensar sobre o assunto.

O carro esteve a trabalhar, vi uma ligeira fuga de oleo de travoes pelo sangrador do bombito da embraiagem.. O sangrador estava apertado mas aquilo é plastico, enfim.. Material de merd@ a Audi.
Vou ter mesmo de mandar vir o bombito "beje gay" da Sachs :p
 
Back
Top