[A4 B6] E depois do adeus...

Qual o óleo que devo usar para este "novo" motor?

  • Shell

    Votes: 0 0,0%
  • Mobil

    Votes: 1 5,9%
  • Castrol

    Votes: 10 58,8%
  • LiquiMoly

    Votes: 2 11,8%
  • Fuchs

    Votes: 4 23,5%

  • Total voters
    17
  • Poll closed .
Vim à oficina, era pra fazer umas coisinhas no A4, mas tenho lá uma cria, chamada Peugeot 207, 1.6 turbo a gasolina, 150cv..
Acabei por me debruçar nele que o raio da avaria é teimosa.. mas eu sou mais teimoso.

IMG_20230408_160939228_HDR.jpg

Problema, erro de mistura, mistura rica, o motor vibra e falha ao ralenti.
Mudou distribuição na Peugeot, turbo novo, velas, bobines, etc já noutro mecânico.. ficou igual, o bruxedo veio cá ter.
Tanto andei, tanto andei que lá dei com o problema. O código de erro e a literatura da Bosch de nada ajudou.
Não percam o próximo episódio!
 
Vim à oficina, era pra fazer umas coisinhas no A4, mas tenho lá uma cria, chamada Peugeot 207, 1.6 turbo a gasolina, 150cv..
Acabei por me debruçar nele que o raio da avaria é teimosa.. mas eu sou mais teimoso.

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Problema, erro de mistura, mistura rica, o motor vibra e falha ao ralenti.
Mudou distribuição na Peugeot, turbo novo, velas, bobines, etc já noutro mecânico.. ficou igual, o bruxedo veio cá ter.
Tanto andei, tanto andei que lá dei com o problema. O código de erro e a literatura da Bosch de nada ajudou.
Não percam o próximo episódio!
Então mas qual era o problema afinal?
 
O código de erro apontava para uma mistura rica..
A literatura da Bosch dizia pra verificar velas, bobines, sondas lambda, valvula pvc, entradas de ar parasitas na admissão, fugas no escape, ponto do motor, e danos mecânicos nos internos do motor.. o normal...
E não encontrei nada de anormal.. obviamente não abri o motor, a distribuição tinha sido mudada na Peugeot, o que nada melhorou, ficou igual. Fizeram o update ao software da centralina e fizeram mais umas coisitas e nada.
Eu desconfio que lá na Peugeot aconselharam a mudar a corrente de distribuição pra ver se resolvia o problema, como não resolveu, disseram que teriam de abrir o motor e o homem fugiu de lá.. desconfio que tenha sido isso pois não me acredito que tenham encolhido os ombros e ter mandado o cliente embora assim. Noutro lado ele mudou velas, bobines, mais nao sei o quê e nada.
Ao tirar o colector lembrei-me de ver o estado das válvulas, este motor é de injeção directa, pelo que a gasolina não passa pelos chapéus das válvulas, criando lá depósito de carvão. E realmente estavam com alguma obstrução, esperançoso limpei da melhor forma que pude aquilo, ficou bom, não a 100% mas ficou a 80... Seria o suficiente pra notar melhorias... Mas nada. Como tinha tirado o colector de admissao e borboleta mudei os vedantes.. não fez diferença também.
Inspecionei o colector de escape, espreitei pra dentro do catalisador a ver se via algo de anormal, e nada.
Já f#dido, montei tudo e voltei a estaca 0, puxo de um cigarro e ponho-me a pensar...
A distribuição é nova.. está a ponto.
O motor nota-se que tem falhas de ignição mas as bobines e velas são novas.. hmm..
Vamos ver o sensor da arvore de cames.. ver os sinais, tenho massa da centralina, tenho 12 volts e tenho 5 volts de sinal da centralina.. ok, vamos ligar o osciloscópio...

IMG_20230408_160928549_HDR.jpg

Sinal normal, há ali ondas quadradas que não estão normais mas isso deve-se ao facto de o motor tar a falhar.. o sensor tá a fazer o trabalho dele... fod@-se.. além disso o sensor tem aspecto de novo, foi mudado há pouco tempo de certeza..
Hmmm.. será o carreto da admissão variável das cames?.. hmm eles mudaram a corrente de distribuição, de certeza que mudaram o carreto, foi feito na marca eles não iam facilitar numa peça frágil como essa..
Hmmm...
A admissão variável é acionada hidraulicamente, será que o motor tem baixa pressão de óleo? Vamos ver...
Nope.. tudo normal, pressão dentro dos valores. Hmmm... E a selonóide que regula o carreto da admissão variável?.. não dá erro mas.. vamos tirar fora..
Tirei fora, limpei o oleo, sujidade, liguei cá fora a 12 volts, atraca e desatraca.. parece estar boa mas sai óleo ainda de dentro.. bota mais desengordurante, bota 12 volts em cima dela até sair a borra lá de dentro! A esperança renasce..
Será que esta filha pulguenta de 30 cães estava a falhar por causa da borra de óleo? Andei a levar treino estas horas todas?.. fdp!
Meto tudo ao sítio, ligo o motor e parece um relógio...
Nunca esteve assim!
 
O código de erro apontava para uma mistura rica..
A literatura da Bosch dizia pra verificar velas, bobines, sondas lambda, valvula pvc, entradas de ar parasitas na admissão, fugas no escape, ponto do motor, e danos mecânicos nos internos do motor.. o normal...
E não encontrei nada de anormal.. obviamente não abri o motor, a distribuição tinha sido mudada na Peugeot, o que nada melhorou, ficou igual. Fizeram o update ao software da centralina e fizeram mais umas coisitas e nada.
Eu desconfio que lá na Peugeot aconselharam a mudar a corrente de distribuição pra ver se resolvia o problema, como não resolveu, disseram que teriam de abrir o motor e o homem fugiu de lá.. desconfio que tenha sido isso pois não me acredito que tenham encolhido os ombros e ter mandado o cliente embora assim. Noutro lado ele mudou velas, bobines, mais nao sei o quê e nada.
Ao tirar o colector lembrei-me de ver o estado das válvulas, este motor é de injeção directa, pelo que a gasolina não passa pelos chapéus das válvulas, criando lá depósito de carvão. E realmente estavam com alguma obstrução, esperançoso limpei da melhor forma que pude aquilo, ficou bom, não a 100% mas ficou a 80... Seria o suficiente pra notar melhorias... Mas nada. Como tinha tirado o colector de admissao e borboleta mudei os vedantes.. não fez diferença também.
Inspecionei o colector de escape, espreitei pra dentro do catalisador a ver se via algo de anormal, e nada.
Já f#dido, montei tudo e voltei a estaca 0, puxo de um cigarro e ponho-me a pensar...
A distribuição é nova.. está a ponto.
O motor nota-se que tem falhas de ignição mas as bobines e velas são novas.. hmm..
Vamos ver o sensor da arvore de cames.. ver os sinais, tenho massa da centralina, tenho 12 volts e tenho 5 volts de sinal da centralina.. ok, vamos ligar o osciloscópio...

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Sinal normal, há ali ondas quadradas que não estão normais mas isso deve-se ao facto de o motor tar a falhar.. o sensor tá a fazer o trabalho dele... fod@-se.. além disso o sensor tem aspecto de novo, foi mudado há pouco tempo de certeza..
Hmmm.. será o carreto da admissão variável das cames?.. hmm eles mudaram a corrente de distribuição, de certeza que mudaram o carreto, foi feito na marca eles não iam facilitar numa peça frágil como essa..
Hmmm...
A admissão variável é acionada hidraulicamente, será que o motor tem baixa pressão de óleo? Vamos ver...
Nope.. tudo normal, pressão dentro dos valores. Hmmm... E a selonóide que regula o carreto da admissão variável?.. não dá erro mas.. vamos tirar fora..
Tirei fora, limpei o oleo, sujidade, liguei cá fora a 12 volts, atraca e desatraca.. parece estar boa mas sai óleo ainda de dentro.. bota mais desengordurante, bota 12 volts em cima dela até sair a borra lá de dentro! A esperança renasce..
Será que esta filha pulguenta de 30 cães estava a falhar por causa da borra de óleo? Andei a levar treino estas horas todas?.. fdp!
Meto tudo ao sítio, ligo o motor e parece um relógio...
Nunca esteve assim!
E é suposto ficar com borra dent do espigão?
 
Ou seja,o problema era da válvula VVTI? Óleo com borra? Quantos kilometros tem o carro?

Basicamente..
Em teoria não tinha muitos, 46 mil kms..
Mas duvido que sejam reais, ele tem muito desgaste nos interiores, volante, etc..
Mas um carro com poucos quilometros pode ter muita borra e vice-versa.
 
Sim, gostei muito do aspecto. Não são 100% perfeitas mas estão lá muito perto mesmo. Os encaixes batem certo 99% foi fácil instalá-las..
Comprei no aliexpress, custaram quase 60 euros, já entregues em casa, vêm directo, não ficam presas na alfândega, demora 2 a 3 semanas.
Elas são em plástico mas não são pintadas, levam um banho químico que lhes dá aquele acabamento metálico. Aliás, ao toque elas são frias, parecem mesmo todas em alumínio.
Só não gosto de um aspecto, não sei se as originais são assim também, estas capas atraem impressões digitais, eu ao colocar a primeira não estava com luvas e ficaram marcadas com impressões, não foi fácil limpá-la.. mas depois de limpas ficam top mesmo! Fiquei mesmo contente com o resultado.
Aliás na oficina toda a gente reparou e adorou, há quem desgoste mas eu acho que os espelhos com este acabamento ficam bem em qualquer Audi.
O único senão é que ficando riscadas acabou, não dá pra pintar nem fazer nada..
Eu tou seriamente a pensar mandar vir um segundo par.

Fiz um S3 á pouco com umas capas originais e já alguns A4s com capas dessas AliExpress, e com um selante cerâmico verdadeiro isso Fica top, mais profundidade e bem protegido e o principal são as marcas de água! Com o passar do tempo começa a ganhar e com cerâmica evita bastante!
 
Fiz um S3 á pouco com umas capas originais e já alguns A4s com capas dessas AliExpress, e com um selante cerâmico verdadeiro isso Fica top, mais profundidade e bem protegido e o principal são as marcas de água! Com o passar do tempo começa a ganhar e com cerâmica evita bastante!

Obrigado pela sugestão!
 
Pessoal, o projecto vai acabar em breve, ou pelo menos irá continuar noutras mãos.
Como disse noutro tópico tenho andado de olho num Mercedes Classe E 270 CDI (W211) sendo que o Audi terá de ir embora :(
O carro está pra venda portanto, se alguém estiver interessado, mande-me a proposta por pm. A história do carro está toda aqui, é só ler o looongo tópico. Obrigado
 
Já o vi à venda até dá do depois de tanto trabalho
Quem o comprar só fica bem servido
Se vier ver todo trabalho e dedicação que lhe deste só tem motivos para ficar satisfeito
Boa sor com o mercedes

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Já o vi à venda até dá do depois de tanto trabalho
Quem o comprar só fica bem servido
Se vier ver todo trabalho e dedicação que lhe deste só tem motivos para ficar satisfeito
Boa sor com o mercedes

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Obrigado amigo, é verdade, dá dó e nem quero pensar muito nisso.. quando o carro tava a chegar ao ponto que eu queria, vou acabar por o vender e nem usufruir. Enfim.
Quem o levar nunca vai ter noção da dedicação e tempo perdido neste A4.
 
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