Duvidas sobre motor 2.5 TDI 150 CV

Boas,

Estou a ponderar mudar de carro e apareceu-me um negócio de um A6 Avant 2.5 TDI 150 CV (versão sem tracção integral) que me pareceu interessante.
Já pesquisei algumas coisas sobre este motor, e fala-se muito sobre os custos de manutenção elevados. Afinal é assim tão mais caro manter o 2.5 do que o 1.9 TDI, tirando o facto da correia da distribuição ser mais cara e complicada de mudar? E porquê? As dúvidas mais pertinentes que tenho são as seguintes:
  • qual a periodicidade dos intervalos de manutenção?
  • há algum serviço adicional que tenha de ser feito na manutenção do 2.5 em relação ao 1.9?

Por fim é curioso verificar que se encontram A6 2.5 TDI mais baratos ou ao mesmo preço que A4 1.9 TDI de 110 CV com a mesma idade... Estranho, não?

Obrigado desde já pela ajuda que me vão dar ;)
 
N é estranho , o mercado ja percebeu que o motor 1.9TDi esta muito mais valorizado pelo que aproveitam que tem procura e estao mais caros.
Na realidade o 1.9TDI é principalmente conhecido por dar mto menos problemas e quando da a resolução é sempre mais barata. ;)

O 2,5 Tdi leva mais oleo , tem correias mais caras é mais pesado , gasta mais...(quem encontrar mais é so juntar)

Cumps
 
boas....

como vais comprar carro usado, isso é um calhar, tanto podes ter sorte com o 2.5 ou nao, o mesmo se aplica ao 1.9....
pelo que vejo neste forum tanto da problema um como outro, sendo o 2.5 mais gastador, mas tambem mais potente que o 1.9 110cv...

quanto as correias, se no 1.9 for 500euros(imaginemos), no 2.5 é 700 euros....

mas se tiveres oportunidade, anda numa e noutra, e tira as tuas conclusoes, nada melhor que exprimentar.....

a grande vantagem do motor 1.9tdi é o consumo(a que ter isto em conta nos dias de hoje), as manutencoes(que nao sao muito mais baratas, mas sao um pouco mais baratas),
depois quando queres comprar algo numa sucata para o carro, encontras peças para motor 1.9tdi a puntapes....
pensa nisto, se um dia precisares de trocar touches do motor, no 1.9 sao 8 no 2.5 sao 24, aqui é que a manutencao fica muito mais cara que um 1.9, e nao só....quando se compra um carrro nao se pode ter em conta só a muda da correia e revisoes de oleo, a que ter em conta ser um carro usado e que ja tem klm....
 
Pois... eu é que estou mal habituado... O meu Ibiza 1.9D com quase 190.000Km nunca teve que mudar nada a não ser discos de travões e pastilhas, pneus, 1 embraiagem e filtros. Até os amortecedores ainda são de origem e estão a 80%. Granda machine... e pelo que me diz o mecânico aos 190.000Km o gajo ainda tá em rodagem :D

Voltando ao Audi, estou mesmo sem saber o que fazer... também ponderei uma Passat, que é mais barata e até gosto, mas o sacana do A6 tá-me a dar a volta à cabeça... :S
 
Art disse:
N é estranho , o mercado ja percebeu que o motor 1.9TDi esta muito mais valorizado pelo que aproveitam que tem procura e estao mais caros.
Na realidade o 1.9TDI é principalmente conhecido por dar mto menos problemas e quando da a resolução é sempre mais barata. ;)

O 2,5 Tdi leva mais oleo , tem correias mais caras é mais pesado , gasta mais...(quem encontrar mais é so juntar)

Cumps

É mais morto. :D
 
Hum... estou a ver que se calhar é melhor virar-me para o 1.9 TDI... mas nesse caso iria para uma A4. Uma A8 com esse motor deve arrastar-se.... A chatice é que as A4 andam inflacionadas, e provavelmente terei de optar por uma Passat :(
 
Eu tenhu o meu a 1 mês e pouco e também tive as mesmas duvidas, mas decidi arriscar e acabei por adquirir, e até agora estou satisfeito. Como já foi dito o 2.5 e mais morto em baixas, eu passei de um passat 1.9 130 com caixa de 6 e posso dizer-te que aquilo quando passava as 1500 levantava o nariz que era uma coisa doida, no 2.5 isso so acontece ja nas 2000, 2200.

Em relação a manutenção normal, pela mudança de óleo, filtro de óleo, gasóleo, e filtro de habitáculo a diferença não foi muito além dos 30€, comparando claro está com o meu anterior carro.

No meu tive de trocar apenas o display do cb, (critico nos ódis) e agora o motor não aquece, segundo o meu mecânico (por sinal meu primo), foi o termostato que bloqueou e está sempre a circular a àgua, não deixando o motor aquecer, de resto não tenho queixas de maior.

Ah, já vai com 196 mil e uns quantos e a media neste momento está nos 7.5 :S

Mas é como te disse anteriormente, o meu só o tenho a um mês e pouco, por isso e melhor esperares que alguém que tenha o mesmo motor se manifeste...

Cumps e boa escolha... 8)
 
Eu tenho dos 2 e até ver o 2.5 revela-se tão fiavel como o 1.9.

Uma grande diferença entre eles é que um bebe 6/6,5 e o outro 8,5/9 litros, e isso por si só é um factor que tanto desvaloriza como tb valoriza um carro ;)

As peças para a 2.5 são mt mais caras mas nao troco um trabalhar de um V6 por nada :p

Em termos de andamentos só começas a sentir o V6 a partir das 2,5 rotações e aí puxa mt bem e passa bem dos 200., é um carro mais molengão em baixas mas nada que uma repro nao resolva.
 
V6 disse:
Eu tenho dos 2 e até ver o 2.5 revela-se tão fiavel como o 1.9.

Uma grande diferença entre eles é que um bebe 6/6,5 e o outro 8,5/9 litros, e isso por si só é um factor que tanto desvaloriza como tb valoriza um carro ;)

As peças para a 2.5 são mt mais caras mas nao troco um trabalhar de um V6 por nada :p

Em termos de andamentos só começas a sentir o V6 a partir das 2,5 rotações e aí puxa mt bem e passa bem dos 200., é um carro mais molengão em baixas mas nada que uma repro nao resolva.

Faço das palavras do V6 as minhas excepto no consumo, eu com a minha faço em condução normal 7.5/8 litros que não acho nada exagerado face há motorização que é.

Agora em questão de manutenção claro que tem que ser mais cara a comparar com os motores 1.9 mas a diferença que tem de uma para a outra nota-se bem a partir das 2000 rpm e se for a subir então nem se fala.

V6 é V6 e não me venham com conversas do tipo '' há e tal as 1.9 são melhores do que as 2.5'', esse tipo de conversa só as tem quem não faz quilómetros com uma V6 nas mãos, eu acho que são os dois motores bastantes fiáveis só um é mais dispendioso do que outro, a minha A4 tem 220.000km e nunca tive problemas com ela.

;) ;) ;) Bom Ano ;) ;) ;)
 
Tiago Carvalho disse:
Faço das palavras do V6 as minhas excepto no consumo, eu com a minha faço em condução normal 7.5/8 litros que não acho nada exagerado face há motorização que é.

Esqueci-me de dizer que a 2.5 é uma A6 e por isso é mais pesada e consome mais ;)

Bom ano!
 
tenho um 2.5 e tao satisfeito ka besta
consumos muito abaixo do k esperava (7.8 misto)
correias muda de 120.000 em 120.000 (tive uma 1.9 tdi 115cv k mudava de 60.000 em 60.000)
e a andar..... ui ui
 
Vitor Faria disse:
Ja agora as A6 2.5TDI nao tem o motor V6?

Que eu saiba todas têm o V6, a não ser que talvez as c4 não tivessem o v6. Actualmente o 2.5 tdi 5 cilindros acho que apenas é utilizado pelo touareg e pelos comerciais da vw. ;)

Mas também não tenho certezas disto, sou apenas curioso... :D :D :D :D
 
Back
Top