Duvida

Boas pessoal,

O meu argolas fez agora os magníficos 180.000km, vou mudar a distribuição filtros e óleo.

Por indicação do meu mecânico, devo passar para um óleo 10w40 em vez do que utilizava, o Castrol Edge 5w40 505.01.

Confirmam? Se sim, qual o mais aconselhado dos óleos 10w40?

Cumps.
 
Consome oleo entre revisoes ?

Se não consome não vejo motivos para começares a usar um mais grosso, 300 mil tem o meu e continua a levar 5w40.
 
É um A3, e não consome nada.

Mas já não é a primeira pessoa a dizer-me para mudar para um 10w40, após os 180.000km.

Só queria saber o porquê :roll:
 
Brummm disse:
É um A3, e não consome nada.

Mas já não é a primeira pessoa a dizer-me para mudar para um 10w40, após os 180.000km.

Só queria saber o porquê :roll:

És tu e eu, até hoje ninguem me deu uma explicação lógica pra isso portanto...não mudo!
 
O Autodata diz para levar 10w40 tb... vou esperar que alguém me tire esta duvida, e então decidir qual o oleo que devo por no bicho.
 
Ahhhhhh pera lá que pensei que fosse um A3 PD130, só agora é que te vi a assinatura... :D

sendo assim o que te posso dizer é que no meu ex-90cv andou com 5w40 ate aos 240 mil, depois é que mudei para o 10w40 mas sempre sintetico.

Já agora, gosto do teu avatar. :D
 
Pelo que sei, é para evitar que o oleo passe por coisas como retentores, segmentos e outras peças semelhantes de desgates, este desgas.te é medido em mircons é bastante pequeno mas causa a queima e perca de oleo devido ao desgaste de varios componentes ..... por exemplo passagem de oleo excessivo para a camera de combustao .. passagem pelos O rings do turbo caso tenham folga touches hidraulicas etc...

Mas la esta se o carro não come nada de oleo nao estou a ver pq o devas fazer :)

A mudança sucessiva para oleos mais grossos é para mim uma soluçao de esconder o desgas.te e evitar o dispendioso recondicionamento de todos esses componetes.

A titulo de metafora, se temos uma garrafa que nao veda bem e contem agua ...para resolver o problema sem mudar de rolha, mudamos para azeite , quando o azeite tb ja verte, mudamos para crude até que pelo andar da carruagem metemos massa consistente :D :D
 
Pois se meteres um oleo espesso sem teres necessidade ou "folgas que premitam ser lubrificadas" acontece que ele nunca vai chegar a componentes de fricçao pois é espesso demais entao podes estar a desgastar essas peças ... e em caso mais grave estoirar alguma coisa :)
é um equilibrio viscosidade vs folga ou desgaste...

Mesmo que o carro coma 1 litro de oleo entre revisoes ... :) inpecavel mais vale isso que estar a meter oleo mais "gordo"
 
Uma coisa esperta é que muda de oleo para mais espesso e depois volta atras :)
pois o oleo mais espesso faz com que os componentes que ainda nao tem desgaste para a sua penetraçao se desgastem por efeito de fricçao e se "adaptem" ....

Se voltao atras do genero aaahh o antigo mais fino e que era bom ai sim vao começar a comer oleo à bruta :D
 
Aproveito o Tópico para fazer uma pergunta (fizeram-me) simples:

- fará "mal" a um motor 110 cvs usar um Óleo 505.01 usado nos PD?

Eu tenho ideia que não... antes pelo contrário.

Que dizem?
 
hucruz disse:
505.01 é compativel com 505.00

o contrário é que já não é valido ;)

Logo, pode-se usar ;)

Tinha ideia que sim... da mesma forma que o meu PD poderá usar um 504/507 em vez de um 505.01... é mais caro, e cumpre "normas a mais", mas que dá, DÁ!
 
Back
Top