Dúvida turbo/catalisador

Boa tarde a todos.
Desculpem a minha ignorância, mas aconteceu-me isto:

Tenho um A4 B5 1.9 TDI, motor AFN
Mandei reparar o turbo, o qual foi colocado um novo compressor, um pouco maior. Acho que era de 15" e ficou com um compressor de 17", ou era de 17" e ficou com um de 19". não interessa, foi colocado um compressor de nova geração.

Ao montar o turbo novo, resolvi retirar o miôlo interno do catalisador, pois o catalisador já tem 250.000 Km. Podeia estar parcialmente obstruído.

Após montagem de tudo, ouve-se um silvo mais prenunciado do turbo devido ao facto de não ter catalisador, corretcto?

No entanto esse não é o problema.
A minha queixa é que o motor ficou a gastar mais combustível desde então. Com o turbo cm a geometria presa e um compressor mais pequeno, 10€ dava para andar cerca de 140km. Agora sem catalisador e com o turbo com um compressor maior, 10€ dá para fazer 100/115 km.

Alguém sabe o que se está a passar, afinal, o facto do compressor ser maior não deve influênciar, pois a unidade de comando limita as pressões.
Obrigado desde já a todos pela vossa informação.
 
Boas.
tendo levado um turbo maior, não tendo sido alterada a electrónica, penso que seja normal estar a consumir mais, pois envia mais ar para a combustão, logo o carro ira precisar de mais combustível para alimentar o mesmo, e isso também pode ter haver com o pé, o tempo, a melhor maneira de saber não e de 10€ mas de deposito cheio ver para quantos dá, pois também existe o factor preço combustível mais alto, logo menos litros.

Fikem Bem...JeT
 
Amigo sera que agora não tens o pe mais pesado?!! é normal, queremos sempre ver como ficou o carro...a mim tambem me aconteceu o mesmo, tinha o 15 e meti 17, mas ainda falta ajustar a repro, aumentar um pouco a pressão, para ficar mais forte...
 
Olá amigos
O pé é o mesmo, porque é a minha mulher que anda mais com o carro (quase sempre) e ela não gosta nada de velocidades. O preço do gasóleo é também o mesmo. não existiu aumento apenas 0,01€ por litro, nada de especial.

Quanto ao mais ar, não deve ter muita lógica porque quando recebia menos pressão devido à prosão na geometria, o motor não consumia mais, sempre foi o mesmo em litros/km.
 
Outra situação é a seguinte:
Acho que esta está directamente ligada.
o carro demora muita a chegar aos 90º. O ano passado apenas em 4 km, o ponteiro ficava logo nos 90º
Agora é necessário andar uns 50/60 para o motor ficar nos 90º e às vezes não fica, só nada nos 65/70º, mesmo de verão
Já troquei duas válvulas de temperatura e ficou na mesma. Deve ser do termostato que está avariado na posição de aberto. Será?
Isto deve influênciar muito o consumo, dado que a unidade está a receber informação de que o motor ainda está frio. pode ser?

Obrigado a todos:
 
O turbo sendo maior tem menos ar em baixas pelo que no uso normal em cidade vai gastar mais.
É bastante comum mesmo com acerto da eletronica.

Ja demorar mais a aquecer ou é do termostato ou secalhar tera fechado a EGR quando mudou o turbo.E sim tambem faz gastar mais.
 
Outra situação é a seguinte:
Acho que esta está directamente ligada.
o carro demora muita a chegar aos 90º. O ano passado apenas em 4 km, o ponteiro ficava logo nos 90º
Agora é necessário andar uns 50/60 para o motor ficar nos 90º e às vezes não fica, só nada nos 65/70º, mesmo de verão
Já troquei duas válvulas de temperatura e ficou na mesma. Deve ser do termostato que está avariado na posição de aberto. Será?
Isto deve influênciar muito o consumo, dado que a unidade está a receber informação de que o motor ainda está frio. pode ser?

Obrigado a todos:

Correcto e afirmativo!!! Quanto mais rapido andas mais baixa o ponteiro! Ficou na posição de aberto... Troca isso!...
 
Back
Top