duvida sobre venda de carro....

boas...

tenho uma pessoa interecada em me comprar o carro, e em troca da-me dinheiro mais o carro dele a retoma...
agora a minha duvida é, visto eu ser particular e ele tambem, e eu nao o conhecer, como devo proceder???

cump...
 
recebes o € e o carro ..e dás o teu carro á pessoa que o comprou :roll: :roll: :roll: :roll:
 
Tens tanto direito de não confiar na pessoa, como essa pessoa tem pra nao confiar em ti.

Neste caso como o interessado á partida deve ser ele, se ele for uma pessoa séria não terá problemas nenhuns em dar-te o carro dele com declaração de compra e venda assinada e o restante valor e depois então entregas o teu e a respectiva declaração.
 
TuCa disse:
recebes o € e o carro ..e dás o teu carro á pessoa que o comprou :roll: :roll: :roll: :roll:

boas tuca....

pois assim é muito simples, mas ja me falaram de que se o individuo nao fizer o registo do carro e tiver um acidente ou passe por exemplo um sinal vermelho, a multa vem me ter a casa....
é aqui que eu nao sei como proceder.....
 
Agarras numa folhinha onde vais escrever:

Eu, xxxxxxxxxxxxxxxxxx, morador na rua xxxxxxxxxxxxxxxx, com o numero de BI numero: xxxxxxxxxxxxxx, declaro que vendo a viatura (dados do carro) nesta data ao sr xxxxxxxxxx, morador na rua xxxxxxxxxx com o BI numero: xxxxxxxxxxx

Como tal a partir das xx:xxh do dia xx/xx/2008 deixo de ter qualquer responsabilidade sobre a mesma.

Assinam os 2, cada um fica com uma cópia e pronto, tens um termo de responsabilidade feito.

Já me safou uma vez e daí pra cá sempre fiz isso.
 
Senão fazes como fiz desta ultima vez com o A4, combinas com a pessoa numa loja do cidadão e fazem as mudanças de propriedade na hora.
 
o amigo tdi... ja disse tudo ;)

declaração de venda
termo de responsabilidade

e toca a fazer uns piões!!
 
TDi... disse:
Agarras numa folhinha onde vais escrever:

Eu, xxxxxxxxxxxxxxxxxx, morador na rua xxxxxxxxxxxxxxxx, com o numero de BI numero: xxxxxxxxxxxxxx, declaro que vendo a viatura (dados do carro) nesta data ao sr xxxxxxxxxx, morador na rua xxxxxxxxxx com o BI numero: xxxxxxxxxxx

Como tal a partir das xx:xxh do dia xx/xx/2008 deixo de ter qualquer responsabilidade sobre a mesma.

Assinam os 2, cada um fica com uma cópia e pronto, tens um termo de responsabilidade feito.

Já me safou uma vez e daí pra cá sempre fiz isso.

Amigos atenção ao termo de responsabilidade.... perante os senhores agentes, isto já não é valido mais ou menos a 2 meses...
A melhor solução é mesmo a loja do cidadão, ou então para não se andarem a deslocar lá a pressa, ou por ser longe, uma loja que trate de documentações...eles passam uma guia que substitui os documentos do carro, e depois os documentos são enviados para casa...
 
obrigado a todos, eu ja tinha ouvido falar do termo de responsadilidade, e tambem ja tinha ouvido falar que isso nao valia de nada, assim ja fico mais exclarecido
 
A melhor solução é mesmo a loja do cidadão, ou então para não se andarem a deslocar lá a pressa, ou por ser longe, uma loja que trate de documentações...eles passam uma guia que substitui os documentos do carro, e depois os documentos são enviados para casa...
X2
 
Amigos:

O que tem efeitos para terceiros (todos nós, Polícia, etc.) é o Registo da Compra e Venda na Conservatória do Registo Automóvel, isto é, comprador e vendedor preenchem, assinam e entregam o Impresso Modelo 2 na Conservatória.

O Termo de Responsabilidade (que podem usar o exemplo do texto aqui em cima indicado e com a data e assinatura do comprador) apenas é válido entre comprador e vendedor.

O mais seguro é sempre que se faça uma Compra e Venda de uma viatura, tratar-se no mesmo momento do registo dessa Compra e Venda na Conservatória do Registo Automóvel.

Caso não seja possível é um risco que se corre não se tratar logo deste registo e deixar-se este assunto nas mãos do comprador que tem 30 dias para proceder ao registo.

Claro que a existência do Termo de Responsabilidade, caso alguma coisa venha a correr mal (acidentes, multas, etc.) é sempre útil para dissipar a responsabilidade do vendedor, mas não o vai privar de vir a ter chatices e de ser ele a ter de provar que não é ele o responsável e que já havia vendido a viatura à data.

Recentemente foi criado o site www.automovelonline.mj.pt que permite que se faça Pedidos de Registos online (a quem tenha certificado digital válido ou o certificado digital associado ao novo Cartão do Cidadão que veio substituir o antigo bilhete de identidade).
Quem não tem Certificado Digital pode-se dirigir a um advogado, solicitador ou notário que eles tratam-vos dito (e atenção que isto é tarefa simples, pelo que, seguramente, não vos vão cobrar nada de especial)

E boas notícias!!! O pedido de registo on-line tem uma redução de 50% relativamente ao valor actual cobrado ao balcão de qualquer conservatória.
Isto é, através deste site o registo de uma Compra e Venda apenas custa € 33,00.

Abraço a todos,
 
Como isto ta hoje, com as multas, as penhoras, o melhor e garantido é fazer o negocio directo na conservatoria automovel k tenha o sistema de registo na hora isto é online, se tiver alguma cena menos boa as senhoras alertam logo o ponto da situaçao, axo k é 1 alivio para ambas as partes e cada 1 vai a sua vida é seguro e directo sem complicaçoes e porkes :D
 
Back
Top