dúvida sistema quattro em b5 1.9 tdi

Boas a todos vim assim pedir ajuda e também esclarecimento acerca do sistema quattro no meu caso uma b5 1.9 tdi de 12/1998 sport.
A dúvida é a seguinte devido ao facto da repartição de potência ser 50% em cada eixo gostaria de saber se é possível meter atrás pneus mais largos que na frente pois mesmo tentando acertar o mais possível na relação de transmissão em ambos os eixos irá sempre haver uma pequena diferença pois até me foi dito na inspeção que os travões não poderiam ser testados devido ao diferencial traseiro não poder ficar parado e as rodas da frente andarem pois o que acontece é que iria sair dos rolos daí a minha pergunta pois tenho receio que mesmo sendo pequena a diferença da relação de transmissão da frente para a traseira que poderá estragar algo no diferencial ou andar em esforço
 
Não convêm, ficas com o diferencial a fazer barulho e acabas por rebentar com o mesmo...pneus sempre iguais, até há quem diga que tem de se trocar os 4 pneus ao mesmo tempo para não esforçar o diferencial, e permutar os pneus de 10 em 10 mil km
Na inspecção podem testar os travões sim, mas tem de ter o rolos invertidos, um a andar para a frente e outro para trás(aqui na suíça é assim), se não tiverem esse sistema tem de arranjar maneira que as rodas da frente fiquem livres.
Se não tiverem a possibilidade de inverter os rolos tem de usar uns "patins" de modo a que as rodas da frente fiquem soltas e possam rodar sem problema,
000321166_product_zoom.jpg
 
lol, vocês sabem que um sistema torsen(torque) não recebe tracção das rodas certo? apenas do motor...

podem testar os travões á vontade sem rolos ocos
 
Errado ....a b5 não tem torsen esse sistema é dos leons 150 tdi cupra golf 4 150cv audi tt etc...a a4 b5 assim como os passat são sistema quattro que nada tem haver com o torsen

- - - - - - - - - -

Obrigado blue4 sim tinha essa noção mas gostava de ter certezas sendo assim tenho mesmo de meter igual
 
Errado ....a b5 não tem torsen esse sistema é dos leons 150 tdi cupra golf 4 150cv audi tt etc...a a4 b5 assim como os passat são sistema quattro que nada tem haver com o torsen

- - - - - - - - - -

Obrigado blue4 sim tinha essa noção mas gostava de ter certezas sendo assim tenho mesmo de meter igual

Errado. A4, passat, A6, A8, 100, etc, utilizam diferencial torsen. A3, leon, tt e afins utilizam diferencial haldex
 
Vi um vídeo onde explicava o funcionamento do Torsen, o Diferencial é capaz de rodar a roda, mas o contrário já não, mesmo assim não entendi bem como é que tal coisa acontece :p (entendo de mecânica, mas de diferenciais...nada mesmo :p )
tinha à ideia que as rodas da frente podiam passar tração as traseiras.
@armageddo pelo o que entendi o diferencial suporta que uma roda ande mais devagar que a outra do mesmo eixo, ou isso simplesmente é possível com o carro a curvar?
E velocidades diferentes nos 2 eixos? (No caso de teres pneus novos atrás e usados à frente) é que pelos fóruns estrangeiros onde ando, muitas pessoas dizem que o Torsen não suporta aquela diferença mesmo que mínima, que os pneus tem sempre de ter a mesma altura, e ir permutando de x em x km para gastar os 4 por
Igual...será verdade?
É que por exemplo na minha A6 tenho 2 pneus que para irem a inspeção já vão ali no limite, e outros 2 que ainda tem piso para 20mil km ou mais
 
Diferentes dimensões ou diferentes modelos vão causar diferentes coeficientes de atrito / rotações, podendo atrofiar o torsen.

Se vires o link que coloquei acima está tudo explicado, nos B5 a relação ppde ir até 2:1, nos b6/7 já vai até 4:1

Até cerca de 50km/h é possível rebocar um A4/A6 com apenas um eixo a rolar, acima disso já pode atrofiar o torsen.
 
No meu caso as medidas dos pneus, é a mesma, isso não vou mudar, a minha duvida é mesmo se aqueles mm de borracha que os pneus do eixo traseiro tem a mais poderão atrofiar o diferencial
 
Tens razão r Gaspar os tt leons golf 4 é haldex exactamente mas continuo na dúvida em relação aos pneus pois agora até reparei que os da frente estão gastos em relação aos de trás e anda impecável...explica me essa tal relação de 2.1 quer dizer que há sempre uma margem para o sistema corrigir ou é o diferencial que se ocupa disso

- - - - - - - - - -

Por exemplo queria meter jantes 18 com 225 40 18 na frente e atrás queria meter 245 35 18 que é a medida mais compatível para a relação transmissão ser quase a mesma foi estas medidas que vi numa rs4 e ficava muito bem apesar de não saber bem se o sistema é igual ou parecido
 
Sistema quattro nos B5 é um sistema tracção permanente 50:50.(condições normais)

A relação do torsen nos B5 é de 2:1, ou seja, é capaz de enviar ~67% do torque para o eixo em deslizamento.

No casodos B6/7 já é de 4:, o que permite enviar cerca de ~80% do torque para o eixo em deslizamento(melhor para "drift").


Com medidas diferentes de pneus vais atrofiar o sistema todo, e como já foi dito, em casos extremos, marcas/modelos diferentes de pneus, ou até mesmo desgaste diferente.

Dá uma olhada ao manual do carro que está la tudo escarrapachado.
 
Pois mas no meu não menciona nada disso que já andei a ver a não ser que não seja o manual original

- - - - - - - - - -

Já reparei que mesmo a ser provocada a traseira só sai se for em terra ou areia
 
até me foi dito na inspeção que os travões não poderiam ser testados devido ao diferencial traseiro não poder ficar parado e as rodas da frente

Boas

os travões são testados tal e qual, o outro eixo é metido em cima de rolos, no caso do meu as rodas do eixo que não está a ser testado, não rodam peso que por ação do diferencial central
 
Sim mas a tua é uma b5 ou b6?é que a minha por exemplo num elevador se puser a trabalhar e meter velocidades ao acelerar ela trava sozinha...parece que ativa o esp que penso nem ter ....neste momento os pneus da frente estão bem mais gastos que os traseiros e não noto nada de anormal nem ouço barulhos e espero não estar a contribuir para estragar nada agora vou tentar ver vídeos para compreender a 100% o funcionar deste sistema
 
Sim mas a tua é uma b5 ou b6?é que a minha por exemplo num elevador se puser a trabalhar e meter velocidades ao acelerar ela trava sozinha...parece que ativa o esp que penso nem ter ....neste momento os pneus da frente estão bem mais gastos que os traseiros e não noto nada de anormal nem ouço barulhos e espero não estar a contribuir para estragar nada agora vou tentar ver vídeos para compreender a 100% o funcionar deste sistema

Pois trava :roll: deste-te ao menos ao "trabalho" de ver o link que coloquei?

awdwiki disse:
quattro IV - Full-time all wheel drive. Torsen center on demand 4 wheel drive Isuzu Amigo. Electronic traction control (EDL) on front and rear axles that applies brakes to spinning wheels, which has effect of locking front and rear on demand 4 wheel drive Isuzu Amigo. Works at speeds up to 40 kph (25mph). On more powerful versions S4/S6 - up to 80 kph (50mph). A8 uses EDL and ASR, which reduces engine output. It is almost impossible to lose traction with this system under any circumstances, except if one of the axles is raised in the air. Audi Allroad can feature low range (optional).
 
Back
Top