Dúvida Lavagem de Estofos em Tecido

Olá a todos.. :)

Gostaria de obter opiniões baseadas nas vossas experiências se fosse possível..
Tenho andado a pesquisar vários locais que fazem a lavagem dos estofos, e conclui ( corrijam-me se estiver errado ), que existem 3 métodos possíveis de o fazer usados pelos diferentes profissionais.. Ou seja, manualmente com produtos de limpeza específicos e a dar ao braço com escova para remover as manchas/ sujidade; com máquina de limpeza a vapor ( ainda não encontrei um sítio que use este sistema ); e por último através de máquina que injecta e extrai a água com detergente específico para o efeito presumo.. Ora qual destes 3 métodos é o mais eficaz e seguro de modo a não danificar os bancos do carro? E quando digo não danificar, refiro-me a não descolar o tecido das forras das portas, nem engelhar o tecido dos bancos, etc, tentando assim manter assim a forma original dos tecidos aquando novos.. ;)
Lanço esta questão, porque tenho vindo a verificar que nas estações de limpeza dos estacionamentos dos shoppings, lavam manualmente com o recurso a escovas.. e em outros locais recorrem ao uso das referidas máquinas que injectam e extraem a água.. Qual o método preferível baseado nas vossas experiências? ;)

Cumprimentos a todos.. ;)
 
existe pistolas chamadas tornador gun que faz muito melhor o serviço e muito mais barato e podes fazer tu a tua maneira pesquisa bem e ve se te compensa
 
existe pistolas chamadas tornador gun que faz muito melhor o serviço e muito mais barato e podes fazer tu a tua maneira pesquisa bem e ve se te compensa
sim

Mas as tornadu refiro-me é àquelas máquinas de injecção/ extracção.. Ou seja, estas:

https://www.youtube.com/watch?v=mmyVukUgBaA

Já fiz uma limpeza e paguei 60 euros a um 206 com uma máquina destas, e ficou como novo.. Até fiquei burro com a qualidade daquilo a limpar.. Juro.. :D

O que de facto me surpreende, é que por exemplo nas empresas de limpeza que estão nos estacionamentos dos shoppings, segundo eles, não usam estas máquinas e lavam os estofos apenas manualmente.. Ou seja, qual a melhor opção? Manualmente também obterá os mesmos resultados?

- - - - - - - - - -

sim

Mas as tornadu refiro-me é àquelas máquinas de injecção/ extracção.. Ou seja, estas:

https://www.youtube.com/watch?v=mmyVukUgBaA

Já fiz uma limpeza e paguei 60 euros a um 206 com uma máquina destas, e ficou como novo.. Até fiquei burro com a qualidade daquilo a limpar.. Juro.. :D

O que de facto me surpreende, é que por exemplo nas empresas de limpeza que estão nos estacionamentos dos shoppings, segundo eles, não usam estas máquinas e lavam os estofos apenas manualmente.. Ou seja, qual a melhor opção? Manualmente também obterá os mesmos resultados?

Tornadu não, tornador queria eu dizer.. :p
 
Eu lavei os meus estofos numa oficina self service u-fix em sintra por 20€ e ficaram 5* foi com injeção a agua ficaram como novos e nao descolou nada
 
Ou seja, manualmente com produtos de limpeza específicos e a dar ao braço com escova para remover as manchas/ sujidade;

Para mim o melhor método.....;) .Não quer dizer que as máquinas não sirvam, mas, mais importante do que isso tudo é mesmo a produto em si.

O meu interior é todo lavado á "unha" e depois ainda leva um produto usado nas capotas(cabrios) para proteger (queda de liquidos,...etc).
 
por norma quando um carro já tem alguns anos o melhor e mais seguro é a limpeza a mão, com maquinas que lavam e aspiram corre-se o risco de o tecido descolar da esponja.
 
por norma quando um carro já tem alguns anos o melhor e mais seguro é a limpeza a mão, com maquinas que lavam e aspiram corre-se o risco de o tecido descolar da esponja.

Antes de mais, um muito obrigado a todos pelas vossas respostas.. :) Pois foi exactamente essa resposta que me foi dada num dos centros de lavagem de um shopping.. Que seria muito mais seguro a lavagem à mão com o uso de um extractor só mesmo em caso de necessidade para retirar o excesso de produto que fique nos estofos.. Eu por uma questão de conveniência até, acho que vai ser mesmo por aí que vou optar.. Embora eu sempre tivesse a ideia de que estar ali a escovar, escovar,escovar os tecidos, acabasse por os deixar coçados.. E com a máquina como apenas existe sucção esse problema já não se coloca.. Estou correcto? Existe a possiblidade dos tecidos ficarem coçados? É que por exemplo em estofos feitos de veludo, presumo que estar ali a escovar com líquido, seja assassinar os tecidos todos.. Fico na dúvida quanto a isso..
 
Ora boas

Pois tb ando á procura de uma casa especializada nisso ,os meus bancos estão horríveis e não queria deixar o meu menino numa casa Kk porque vejo muitos a limpar com as máquinas e parece que não sabem o que estão a fazer...já pensei em fazer um detalhe ao interior ,acredito que façam um bom trabalho mas é um estalo de 350€... Amigo se descobrires mais alguma coisa apita
 
questão de conveniência até, acho que vai ser mesmo por aí que vou optar.. Embora eu sempre tivesse a ideia de que estar ali a escovar, escovar,escovar os tecidos, acabasse por os deixar coçados.. E com a máquina como apenas existe sucção esse problema já não se coloca.. Estou correcto? Existe a possiblidade dos tecidos ficarem coçados? É que por exemplo em estofos feitos de veludo, presumo que estar ali a escovar com líquido, seja assassinar os tecidos todos.. Fico na dúvida quanto a isso..

Tudo depende de como o serviço for feito e, como disse anteriormente, o produto.....tudo depende de como está o interior.Todo o material tem o seu limite sobretudo os tecidos.;)

Não é imperativo que apliques o produto e passes a escova por tudo que é sitio.;)
 
Ora boas

Pois tb ando á procura de uma casa especializada nisso ,os meus bancos estão horríveis e não queria deixar o meu menino numa casa Kk porque vejo muitos a limpar com as máquinas e parece que não sabem o que estão a fazer...já pensei em fazer um detalhe ao interior ,acredito que façam um bom trabalho mas é um estalo de 350€... Amigo se descobrires mais alguma coisa apita

Nem eu próprio sei ainda o que fazer.. :( Eu pela noção que tenho, as máquinas que injectam e extraem a água com os solventes, são penso eu o método mais eficiente.. Basta procurares por Karcher SE 4001 no youtube, para teres uma noção do que falo.. Aquilo remove toda a sujidade entranhada nas próprias esponjas dos estofos.. Limpa em completa profundide.. Ora eu interrogo-se se manualmente a eficácia seja a mesma.. Não consigo perceber porque motivo casas como as starwashes ou prontowashes, optam por fazer apenas manualmente.. Então e as alcatifas com aquela quantidade assustadora de pó depositado durante anos e anos a fio? Ficam bem limpos manualmentw apenas?

- - - - - - - - - -

Tudo depende de como o serviço for feito e, como disse anteriormente, o produto.....tudo depende de como está o interior.Todo o material tem o seu limite sobretudo os tecidos.;)

Não é imperativo que apliques o produto e passes a escova por tudo que é sitio.;)

Eu à partida irei arriscar numa limpeza manual.. O preço segundo apurei até me fica o mesmo.. Mas não nego que tenho um certo receio.. O grandes detalhistas por norma como é que fazem? Já me disseram que fazem manualmente, e apenas usam a máquina extractora para remover o excesso de produto no fim.. Isto será verdade? Então e as alcatifas? Ficam limpas manualmente? Com aquela quantidade assustadora de pó que nem se consegue ver, mas que certamente lá andará entranhado, ficarão bem limpas à mão?
 
se for para lavar um vag, audi, skoda, etc... sem duvida um tornador a lavar. Assim extrai mesmo o lixo acumulado por baixo do tecido. Não descola dos bancos porque os tecidos não são colados a esponja, mas são de grampos. Fica mesmo limpo em profundidade. A mão, só mesmo os estofos das portas e tecto com muito cuidado.
 
Então e as alcatifas? Ficam limpas manualmente? Com aquela quantidade assustadora de pó que nem se consegue ver, mas que certamente lá andará entranhado, ficarão bem limpas à mão?

Eu não uso máquina nenhuma....;)...se tens dúvidas dá uma vista de olhos pelos foruns do detalhe.Tens pics e tudo explicado ao detalhe.

se for para lavar um vag, audi, skoda, etc... sem duvida um tornador a lavar. Assim extrai mesmo o lixo acumulado por baixo do tecido. Não descola dos bancos porque os tecidos não são colados a esponja, mas são de grampos. Fica mesmo limpo em profundidade. A mão, só mesmo os estofos das portas e tecto com muito cuidado.

Exactamente por esse motivo é que lavo á mão....o que vai para baixo fica por lá (humidade e afins ).... ou tiras o tecido todo para depois secar a esponja ??? Já nem falo de um carro antigo...

Aliás, para lavar, não há uma ciência exacta para cada marca.:p...O tornador pode ser uma boa opcção em determinadas situações...noutras nem por isso.Less is more!!!;)
 
Eu não uso máquina nenhuma....;)...se tens dúvidas dá uma vista de olhos pelos foruns do detalhe.Tens pics e tudo explicado ao detalhe.



Exactamente por esse motivo é que lavo á mão....o que vai para baixo fica por lá (humidade e afins ).... ou tiras o tecido todo para depois secar a esponja ??? Já nem falo de um carro antigo...

Aliás, para lavar, não há uma ciência exacta para cada marca.:p...O tornador pode ser uma boa opcção em determinadas situações...noutras nem por isso.Less is more!!!;)

Vocês falam tanto do tornador, mas pelo que eu tenho pesquisado no detalhe.net e não querendo estar a afirmar, o tornador é usado mais para outro tipo de locais que não estofos.. Porque segundo muitos posts que tenho lido por lá, o tornador no caso dos bancos, empurra a sujidade para dentro em lugar de a extrair.. Ou seja, tem um efeito contrário àquilo que se deseja.. O tornador é de extrema importância sim, mas para higienizar tabliers por exemplo, porque consegue remover toda a sujidade entranhada sem levantar nenhuma partícula de pó, evitando assim que este se espalhe.. No caso dos estofos, o ideal são mesmo os injectores/ extractores.. Máquinas que nada têm haver com as pistolas tornadoras.. ;) Se calhar fui eu que interpretei mal o que li.. Mas pelo menos foi com esta ideia que fiquei.. :)
De resto, cada vez estou mais baralhado.. :lol: Então qual a melhor solução para o meu carro? Neste caso um Skoda.. ;) Máquina? Manual? Eles nem estão assim tão sujos quanto isso.. apenas têm umas manchas.. Piores estão os forros das quartelas.. Ui.. Isso sim está mesmo encardido.. :( Então e em relação às alcatifas? Manualmente aquilo fica bem lavado se for manualmente a escovar apenas? Custa-me muito a acreditar.. :eek:
 
Nem eu próprio sei ainda o que fazer.. :( Eu pela noção que tenho, as máquinas que injectam e extraem a água com os solventes, são penso eu o método mais eficiente.. Basta procurares por Karcher SE 4001 no youtube, para teres uma noção do que falo.. Aquilo remove toda a sujidade entranhada nas próprias esponjas dos estofos.. Limpa em completa profundide.. Ora eu interrogo-se se manualmente a eficácia seja a mesma.. Não consigo perceber porque motivo casas como as starwashes ou prontowashes, optam por fazer apenas manualmente.. Então e as alcatifas com aquela quantidade assustadora de pó depositado durante anos e anos a fio? Ficam bem limpos manualmentw apenas?

- - - - - - - - - -



Eu à partida irei arriscar numa limpeza manual.. O preço segundo apurei até me fica o mesmo.. Mas não nego que tenho um certo receio.. O grandes detalhistas por norma como é que fazem? Já me disseram que fazem manualmente, e apenas usam a máquina extractora para remover o excesso de produto no fim.. Isto será verdade? Então e as alcatifas? Ficam limpas manualmente? Com aquela quantidade assustadora de pó que nem se consegue ver, mas que certamente lá andará entranhado, ficarão bem limpas à mão?
Tão depois diz me o que escolheste e qual foi o processo tratado e onde é claro porque queria mesmo fazer alguma coisa em relação aos estofos


Comprimentos
 
Manualmente aquilo fica bem lavado se for manualmente a escovar apenas? Custa-me muito a acreditar.. :eek:

Ao principio custa sempre a acreditar...:D (CG Fabric Clean,Carban,1Z Einszett Flecken Wasser,CG Fabric Guard,1Z Blitz,....vai pesquisando sobre estes produtos...;))


Sem escovar...apenas pano MF.
 
Last edited by a moderator:
Back
Top