[DÚVIDA] Intervalos de manutenção e Serviço Long Life

Olá a todos.

Venho através deste post solicitar ajuda relativamente aos intervalos de manutenção do meu Audi.
Assim sendo, fiz a última revisão na marca em 30-06-2014 com 82000 kms. De acordo com o manual, a próxima mudança de óleo seria aos 97000km (15 mil kms ou 12 meses), e a próxima inspeção seria aos 112000 km (30 mil km ou 24 meses).

Consultando a informação disponibilizada no MMI, e tendo agora 94000 km, aparece o seguinte:

- Próxima mudança de óleo em 17400 km / 383 dias;
- Próxima inspeção em 25700 km / 48 dias.

Pela lógica, estaria quase a ter que mudar o óleo por estar perto dos 12 meses, e tendo feito 13 mil km deveria aparecer a informação da próxima inspeção em 17000 km e não 25700...
Será que se esqueceram de atualizar esta informação no MMI? Ou terá a ver com o facto do óleo ser Long Life?

Obrigado.
 
Ta certo...
O oleo é Long-Life (30 mil km), tens la que tens de o mudar daqui 17400km
Depois tens é de fazer a "inspeção", que é verificar os níveis, trocar filtros etc etc...

Ou então estou e entender mal a coisa :p
 
Sim nessa óptica faz sentido, a questão é que no próprio livro de revisões diz que a mudança de óleo é de 15 em 15 mil km ou todos os 12 meses (anualmente)... e é essa a minha dúvida...

Já agora, do que tenho lido aconselha-se nunca fazer a mudança de óleo de 30 em 30 mil mas sim de 15 em 15 mil... Poderei optar por um óleo que não seja long life na Audi e fazer assim?
 
podes fazer...mas acho que o óleo nunca chega a fazer os 30 mil km...
Eu não faço revisões Long-Life, nem gosto dessas revisões...
Quando comprei a minha A6 (3.0 TDI V6) o óleo tinha sido trocado a cerca de 17/18 mil km...e ja estava com no mínimo.

Suponho que o teu carro tenha FAP, o óleo tem de ser o 5w30 Norma 507.00, esse óleo da para revisões Long-Life, mas nada te impede de o trocar de 15 em 15 mil km, é como faço na A6 e no Leon
 
De qualquer das formas, julgo que se na Audi pedir para programar a manutenção de 15 em 15 mil km, o óleo que será substituído será sempre o 5W-30 (Norma 507.00) pois a minha viatura tem FAP.

Falta saber quanto é que será cobrado por esta "simples" mudança de óleo...
 
Bem, daquilo que apurei após muita pesquisa e muitas conversas recomendo que todos os proprietários com veículos que utilizem DPF (FAP) e óleo Long Life, substituam (somente) o óleo de 15 mil em 15 mil kms.
Aquela questão dos 30 em 30 mil é verdade, pois o óleo "aguenta" no limite aos 50 mil km desde que esteja (naturalmente) ao nível, no entanto, vai-se degradando e perdendo propriedades gradualmente logo após o primeiro aquecimento.

Resumindo: Mudem sempre de 15 em 15 mil, e no caso dos A4 8K vão repondo até ao nível máximo no MMI. Atenção que desde o momento em que se acrescenta óleo demora uns segundos até o nível subir no ecrã. Tenham MUITO cuidado para não exceder o máximo e para não aparecer o aviso para retirar óleo ;).

Bons kms!!!
 
Back
Top