Duvida em cx Auto

Tenho pesquisado um pouco sobre isto, mas a informação é algo confusa.

Referente a cx auto das mais recentes ( de 2011 para cima ) qual a diferença entre tiptronic e multitronic? Qual a melhor? Ambas são de 8 mudanças?

Também li que tiptronic apenas existe na versão Quattro. É verdade? Que quando é tração dianteira é sempre multitronic.
 
Pensei que tiptronic tambem existisse em carros de tração á frente

Mas regra geral as DSG são mais para performance, mais rapidas nas trocas e mais suaves... a maior parte dos stands n sabe a diferença entre multitronic ou tiptronic, a minha dsg de 6v é S-Tronic... mas acho q é só uma designação da audi :p
 
Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas se não me engano as caixas Multitronic da Audi são caixas de variação contínua à semelhança das CVT da Honda e outras marcas...
Enquanto que a Tiptronic é uma caixa automática dita "normal"...aquilo que eu não sei é as diferenças entre as S-Tronic e as Tiptronic, mas penso que as S-Tronic são exactamente iguais às DSG da VW, isto é são de dupla embraiagem, a Tiptronic não faço ideia.

EDIT:

Estes videos ilustram bem a diferença entre uma multitronic e a tiptronic:

https://www.youtube.com/watch?v=TmHERQ_i12U (multitronic)


https://www.youtube.com/watch?v=txCULNNaL_8 (tiptronic)

As multitronic(variação contínua) são tipo o que acontece nas scooters, quando se faz kickdown as rotações ficam sempre na mesma zona, não havendo passagens de mudanças.

Pelo que vi noutros vídeos, as multitronic mais recentes das duas uma, ou são caixas completamente diferentes, ou então simulam as passagens de caixa, embora continuem a ser variação contínua.
 
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as multitronic são caixas de variação continua (CVT), Não passam mudanças como o rafa447 explicou, mas se meterem no modo S, tem o mesmo comportamento que uma DSG/S-tronic

Uma DSG ou S-tronic é tudo igual. DSG é usada na VW e S-tronic na Audi
São ambas caixas de dupla embraiagem, e não são caixas robotizadas como as R-Tronic (caixa do R8, é uma caixa manual mas automatizada...e lenta que doí)
Pelo o que entendi, "Tiptronic" é o nome genérico das caixas a partir do momento que é possível ter o modo manual (+-) na alavanca ou com patilhas no volante
 
Por acaso li há pouco tempo um tópico sobre as diferenças das caixas e quase todos os usuários desse forum alemão concordaram que a S-Tronic (DSG = designação VW) sería a mais moderna e a mais inteligente derivado ao facto de não se notar as mudanças e o sistema reconheçer automáticamente qual a próxima mudança ideal e já levar-la seleçionada (dupla embraiagem).
Ao mesmo tempo parece ser uma caixa na que a Audi já não vai apostar mais em combinação com motores com binários acima de 550nm. (Veja-se o novo 3.0 TDI Bi-Turbo que só existe com TipTronic).
A TipTronic é o sistema mais antigo mas também o mais maduro. É o sistema que aguenta mais binário mas também o que consome mais!
A multitronic é a caixa menos apreciada. É a que menos binário aguenta (400nm) e a mais cara nas revisões, derivado ao interval fixo da mudança de óleo! Por outro lado dizem que é boa para "andar nas calmas".
A Audi parece querer "agarrar" na Multitronic por ser o único fabricante que possa dizer que tem uma.

A Tiptronic apens existe nos modelos quattro.
A multitronic apenas nos modelos FWD.
 
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Mas pelo que sei as multitronic também tens o — e + e patilhas no volante

Pelo que já vi, as caixas multitronic só simulam as passagens de caixa se estiver no modo S ou em manual com as patilhas no volante...caso vás em D e faças Kickdown sem mudar de modo, a caixa não simula as passagens de caixa e tem um comportamento semelhante ao vídeo que pus em cima.
A única multitronic que conduzi foi de um A5 de 2012 e o comportamento era esse, mas não há nada como experimentares! ;)
 
Mas na multitronic tambem é possivel simular a troca de cx certo?

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O que li tambem é que a multtronic é muito apreciada devido á suavidade de passagem de mudanças, pois leva sempre uma segunda mudança pré-engrenada ( corrijam se estiver errado ).
 
Mas na multitronic tambem é possivel simular a troca de cx certo?

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O que li tambem é que a multtronic é muito apreciada devido á suavidade de passagem de mudanças, pois leva sempre uma segunda mudança pré-engrenada ( corrijam se estiver errado ).

É possível simular as passagens de caixa se estiver em modo manual ou em modo S.
A multitronic é uma caixa super suave até porque em D não há passagens de caixa, aquilo no meio da cidade é do melhor.
Isso de ter uma segunda mudança pré-engrenada é o que acontece nas S-Tronic (vulgo DSG) pois como tem duas embraiagens, podes ter uma embraiagem para as mudanças pares e outra para as ímpares...imagina que tás em terceira, enquanto uma embraiagem tem a 3ª engatada a outra embraiagem já tem a 4ª pré-engatada, o que faz com que a passagem de caixa de 3ª para 4ª seja praticamente imperceptível...e o mesmo acontece nas reduções.
Nas caixas multitronic (variação contínua) basicamente não existem mudanças, as passagens de caixa apenas são simuladas em S e manual com o intuito de dar mais prazer de condução.
Basicamente se fores um tipo que goste de andar a maioria das vezes nas calmas, mas que de vez em quando gosta de acelerar um pouco a multitronic não vai ser um problema, pois quando quiseres acelerar e ter mais prazer de condução mudas para o modo S, no resto do tempo andas em D, se não fizeres kickdown praticamente não notas que é variação contínua...
Agora se por outro lado fores um daqueles gajos que o acelerador só tem 2 posições (ligado ou desligado) :lol: a caixa multitronic a não ser que andes sempre em S não te vai agradar muito porque aquilo vai sempre na mesma faixa de rotação sem fazer trocas de caixa parecendo que vais a conduzir uma motorizada! xD

Espero ter ajudado.
 
É possível simular as passagens de caixa se estiver em modo manual ou em modo S.
A multitronic é uma caixa super suave até porque em D não há passagens de caixa, aquilo no meio da cidade é do melhor.
Isso de ter uma segunda mudança pré-engrenada é o que acontece nas S-Tronic (vulgo DSG) pois como tem duas embraiagens, podes ter uma embraiagem para as mudanças pares e outra para as ímpares...imagina que tás em terceira, enquanto uma embraiagem tem a 3ª engatada a outra embraiagem já tem a 4ª pré-engatada, o que faz com que a passagem de caixa de 3ª para 4ª seja praticamente imperceptível...e o mesmo acontece nas reduções.
Nas caixas multitronic (variação contínua) basicamente não existem mudanças, as passagens de caixa apenas são simuladas em S e manual com o intuito de dar mais prazer de condução.
Basicamente se fores um tipo que goste de andar a maioria das vezes nas calmas, mas que de vez em quando gosta de acelerar um pouco a multitronic não vai ser um problema, pois quando quiseres acelerar e ter mais prazer de condução mudas para o modo S, no resto do tempo andas em D, se não fizeres kickdown praticamente não notas que é variação contínua...
Agora se por outro lado fores um daqueles gajos que o acelerador só tem 2 posições (ligado ou desligado) :lol: a caixa multitronic a não ser que andes sempre em S não te vai agradar muito porque aquilo vai sempre na mesma faixa de rotação sem fazer trocas de caixa parecendo que vais a conduzir uma motorizada! xD

Espero ter ajudado.

ainda existem essas caixa d variação continua em carros de 2011 pa frente? pensei q já n equipassem o grupo vag à uns anos, é q os consumos devem ser, altissimos :)

Entao a DSG normal de 6v é tiptronic certo? o limite de binário é de 400nm
 
ainda existem essas caixa d variação continua em carros de 2011 pa frente? pensei q já n equipassem o grupo vag à uns anos, é q os consumos devem ser, altissimos :)

Entao a DSG normal de 6v é tiptronic certo? o limite de binário é de 400nm
Existem... Tens no A5 modelo recente por exemplo e são as tais Multitronic.
 
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Entao a DSG normal de 6v é tiptronic certo? o limite de binário é de 400nm

Não.. O DSG e a tiptronic são duas caixas automaticas diferentes. A DSG nos modelos recentes têm um binario maximo de 550nm. Por isso é que os carros com binarios acima dos 550 nm não têm DSG (ou S-Tronic) mas sim a caixa "antiga" tiptronic. (o novo 3.0 TDI bi-turbo por exemplo).

As caixas DSG como a tua ainda só tem um binario maximo de 400 ou pouco mais. As novas é que já aguentam mais mas mesmo assim "só" 550.
 
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