Duvida Audi A3 (8P) 2009

Boa tarde,

Tenho um A3 3 portas de 2009 pos-facelift e os leds da ótica do lado direito estragaram-se. É necessário trocar a ótica completa e como na marca pedem 600€+iva por uma nova, decidi procurar na amazon.de uma mas estou com dúvidas se é compatível.

Versão original:
  • OEM PART: 8P0 941 004 AM
  • 1EL 009 648-10
Versão amazon (https://www.amazon.de/-/en/gp/product/B005OUMRFW/):
  • OEM PART: 8P0 941 004 AM;8P0 941 030 AM;8P0 941 030 BE;8P0 941 030 BM;8P0941030BQ;8P0941004AM;8P0941030AM;8P0941030BE;8P0941030BM;8P0941030BQ
  • 1EL 009 648-401
Conseguem-me dizer se esta versão é compatível?

Obrigado!
 
É compatível, mas tens a referência 8P0 941 004 AM por 260€ na autodoc original da hella.

Porém, convém dar a volta a questão, e sendo o módulo de controlo das luzes ser de relearning, e o defeito do DRL passa por uma resistência e diodo defeituoso, e que não altera nada de perceptível na luz, deves antes de gastar dinheiro a toa, tentar reprogramar com o VAGCOM meter a configuração no long coding para faróis xenon sem led. Deixar os faróis acesos 10min (geralmente ficam os DRL a piscar fraquinho durante o processo). Depois mudas de novo para a tua antiga configuração. Em 80% dos casos resolve a avaria, pois o módulo faz um relearn do novo valor ohmico e de corrente.
 
Last edited:
É compatível, mas tens a referência 8P0 941 004 AM por 260€ na autodoc original da hella.

Porém, convém dar a volta a questão, e sendo o módulo de controlo das luzes ser de relearning, e o defeito do DRL passa por uma resistência e diodo defeituoso, e que não altera nada de perceptível na luz, deves antes de gastar dinheiro a toa, tentar reprogramar com o VAGCOM meter a configuração no long coding para faróis xenon sem led. Deixar os faróis acesos 10min (geralmente ficam os DRL a piscar fraquinho durante o processo). Depois mudas de novo para a tua antiga configuração. Em 80% dos casos resolve a avaria, pois o módulo faz um relearn do novo valor ohmico e de corrente.

Obrigado pela resposta!
Vou passar pelo mecânico e ver se tento a solução mais económica.
 
Não precisas de trocar a optica.
Infelizmente a Audi não vende acessorios mas arranjas facilmente no ebay.

Foi só uma optica?
Em principio só tens de trocar o diodo (o led). A tua optica na traseira tem uma peça que parece um dissipador? Se conseguires ver isso, foi essa peça que morreu. Só tens que a trocar (que é relativamente barato) - tira a referencia e pesquisa onde te disse.
 
Não precisas de trocar a optica.
Infelizmente a Audi não vende acessorios mas arranjas facilmente no ebay.

Foi só uma optica?
Em principio só tens de trocar o diodo (o led). A tua optica na traseira tem uma peça que parece um dissipador? Se conseguires ver isso, foi essa peça que morreu. Só tens que a trocar (que é relativamente barato) - tira a referencia e pesquisa onde te disse.
Já tinha visto no passado drivers para o farol. Mas agora nem por isso. Sei que havia dos Q5 e A3. Tens link de algum?
 
Já tinha visto no passado drivers para o farol. Mas agora nem por isso. Sei que havia dos Q5 e A3. Tens link de algum?
Na altura do acidente do meu, qd trocaram uma optica cheguei a ter uma diferença na cor do DRL (a mais antiga estava mais amarelada).

Na altura cheguei a pesquisar isso no ebay e vi imensos por lá abaixo dos 50€.
Tenho de ir ver a referencia para os encontrar novamente(cheguei inclusive a ver um gajo a vender no custojusto - só que esse vendedor apesar de vender "como novo" e funcionais, tinha os encaixes partidos. quem não tiver um olho treinado facilmente se deixa enganar).

Com as experiencias de trocar ente opticas o driver/led, confirmei que o problema (no meu caso nao era daí).
No meu caso era mesmo a fibra optica que estava queimada (e que acontece com todos os carros - nao hà volta a dar. caso troques uma optica que esteja casada com muitos kilms, vais notar a diferença na cor). Acabei por comprar outra fibra e fiquei com o problema resolvido (neste caso tive de abrir a optica - que se faz muito bem diga-se de passagem. Nessa saga cheguei a estar em contacto com uma casa Belga?(ou seria paises baixos?) que vendem os acessorios - o vidro da frente por exemplo (que fica ate mais em conta que um polimento).

Como disse, com as referencias dessas peças, consegues chegar a estas casas(ou vendedores no ebay). Como agora tenho otpicas novas, acabei por não guardar no meu favorito os sites.
 
Podes trocar a óptica toda…

ja me aconteceu nas 2.
A 1° ainda a mandei abrir para mudar o led, e ficou boa. Quem a abriu jurou para nunca mais.
A 2° tentei a alteração com o Vagcom, não resolveu.

o módulo está enfiado dentro da ótica, a não ser que tenhas umas mãos super finas , é impossível de lhe chegar, só cortando o plástico, foi das primeiras coisas que testei na altura, acho que ainda aqui tenho 2 módulos.
 
o módulo está enfiado dentro da ótica, a não ser que tenhas umas mãos super finas , é impossível de lhe chegar, só cortando o plástico, foi das primeiras coisas que testei na altura, acho que ainda aqui tenho 2 módulos.

Pois, não conheço em detalhe a do A3.

Como disse, se der para ver o codigo na traseira, é um sinal que o modulo se encontra no exterior.
No meu caso, que é de um A5, o módulo fica mesmo no exterior, numa das extremidades. E é bem fácil identificar pois tem uns dissipadores em cima.

Abrindo a optica do A3 não é possível de lhe chegar desmontando a estrutura? Eu na do A5 consigo desmontar a optica toda sem ter de cortar ou danificar nada. Depois de trocar o que quer que seja é voltar a meter tudo ao sitio.


Edit: Está aqui um video que usei na altura para me orientar antes de meter mãos à obra.
Tirar o vidro (não é necessário ser tão bruto com a chaves fenda, o vidro sai facil só puxando com as mãos - tem um movimento especifico em que deve ser puxado).

E depois este aqui serve para mostrar que tudo o que está lá dentro dá para trocar (assumo que seja assim em praticamente todas as recentes opticas):
 
Last edited:
A ótica pode se abrir sim, mas é preciso ter imensa paciência .
Que me a abriu abre imensas óticas, principalmente de BMW, e ele bem me disse que viu a vida a andar para trás de tao rija que é a cola naquelas óticas (as originais são Hella)
O módulo está mesmo enfiado dentro da ótica sem acesso externo.

@madlima29 tive o mesmo problema no A3, a solução do Vagcom funciona uma vez por outra.
Tanto que as minhas óticas foram falhando até que avariaram de vez , cheguei a andar horas como dias sem DRL e de um segundo para o outro acordarem.
O led queima mesmo , pelo menos na que mandei abrir nem em bancada se conseguiu acender o led .
 
Que me a abriu abre imensas óticas, principalmente de BMW, e ele bem me disse que viu a vida a andar para trás de tao rija que é a cola naquelas óticas (as originais são Hella)
O módulo está mesmo enfiado dentro da ótica sem acesso externo.

Pois, sendo assim está explicado o porquê (diferente fornecedor nessa geração - diferente desenho da optica).
As minhas (e assumo que da A4 (gen. >= B8) entre outros mais recentes tipo as novas com tecnologia led matrix) são da AL-Automotive Lighting (join venture entre a Magnetti Marelli e a Bosch). A cola das minhas era super flexível e o acesso às partes simplificado.


@madlima29 estamos a prestar um serviço publico. já viste a qtt de info que estamos a partilhar? :)
 
Back
Top