Downgrade do indice de carga

Malta,

Tanto quanto sei, o índice de carga do pneu define o peso máximo do eixo que as rodas devem suportar.

Quero fazer um "downgrade" do índice de carga dos pneus que uso (para meter pneus muito mais baratos).
O que devo ter em conta para garantir que não faço asneirada?
 
Last edited:
Não podes por pneus cujo o peso máximo suportável não consiga atingir o peso máximo dos eixos respetivos ,sob risco de rebentamento e consequente despiste. Além disso dá direito a chumbo na inspeção.
Tens no DUA os pesos máximos de cada eixo é uma questão de fazeres as contas em relação ao que os pneus que queres por conseguem suportar
 
Certo, creio que não poderei fazer a mudança porque não encontro, na medida mais barata, pneus com o mesmo índice de velocidade de origem (sempre abaixo) e pelo que li, isso não é permitido.
 
Certo, creio que não poderei fazer a mudança porque não encontro, na medida mais barata, pneus com o mesmo índice de velocidade de origem (sempre abaixo) e pelo que li, isso não é permitido.
Então mas é o índice de carga ou o de velocidade que queres alterar?
 
no livrete tem la varias ke te sao permitidas , mas digo-te já que medidas que terminem em 40 50 60 são sempre mais caras com o nº o Ex: 195 50 r15

abraço
 
Acho que o que ele quer alterar é o índice de velocidade...
speed_index_pt_tcm253-4755.gif

Penso que seja isto que queres alterar...
 
no livrete tem la varias ke te sao permitidas , mas digo-te já que medidas que terminem em 40 50 60 são sempre mais caras com o nº o Ex: 195 50 r15

abraço

Por acaso não.

P.e., pneus para a medida 195 55 R15 são bem mais caros (em média entre 30% e 40%) do que para a medida 195 50 R15.



Então mas é o índice de carga ou o de velocidade que queres alterar?


Eu quero alterar a medida.
Para a medida que pretendia passar a usar, o índice de carga é quase sempre mais baixo do que o que uso agora (não digo que não hajam pneus naquela medida com o mesmo índice de carga ou superior, mas não encontro).

O índice de carga dos pneus atuais é 85 e dos pneus que queria passar a usar é 82.

A minha questão inicial prendia-se com isto.



Para além disso, o carro vinha com pneus de origem com um índice de velocidade V.
Todos os pneus que encontrei na nova medida que queria colocar são H.

Ou seja, o índice de carga até pode dar (ainda não verifiquei no DUA), mas não posso, pelo que li, fazer downgrade do índice de velocidade, face ao instalado de origem.

Em suma, mesmo que o índice de carga não seja problema (a minha pergunta inicial era nesse sentido) como todos os pneus que conheço na nova medida tem um índice de velocidade inferior ao dos pneus de origem, não posso fazer a alteração.
 
Indice de carga?
Indice de velocidade?
Carga de 85 para 82???

Que grande confusão que estás aqui a criar amigo...

Qual a tua letra de índice de velocidade? (a letra corresponde a um índice)
Para que medida queres alterar? (o que tens no livrete?)
 
O user quer alterar o índice de carga. Não é o de velocidade.

Os pneus têm uma medida, por exemplo, 185/55R15 82V.

185 - largura em mm
55 - altura, em percentagem da largura
15 - tamanho da jante
82 - índice de carga
V - índice de velocidade.


Aparentemente ele quer alterar os 85 que tem para uns 82.
 
O user quer alterar o índice de carga. Não é o de velocidade.

Os pneus têm uma medida, por exemplo, 185/55R15 82V.

185 - largura em mm
55 - altura, em percentagem da largura
15 - tamanho da jante
82 - índice de carga
V - índice de velocidade.


Aparentemente ele quer alterar os 85 que tem para uns 82.

Eu quero alterar a medida.
Para isso, precisava de assegurar pneus com índice de carga suficiente.
De qualquer forma, a minha questão já foi respondida, portanto se os mods entenderem, por mim podem fechar o tópico.


Indice de carga?
Indice de velocidade?
Carga de 85 para 82???

Que grande confusão que estás aqui a criar amigo...

Qual a tua letra de índice de velocidade? (a letra corresponde a um índice)
Para que medida queres alterar? (o que tens no livrete?)

:S

Companheiro, uma coisa é o índice de carga, outra é o índice de velocidade. A que confusão te referes?

Eu creio que expliquei em bom português mas vou repetir: a minha questão inicial prendia-se com o índice de carga.

Depois de ver essa questão esclarecida, verifiquei que os pneus que pretendia montar têm um índice de velocidade inferior aos que tenho e que vinham de origem (e isto já nada tem a ver com a questão inicial).

Ora, com esta limitação não posso montar os pneus que pretendo porque, e passo a citar:

"É interdito montar um índicio de velocidade inferior ao índicio dos pneus montados de origem no veículo, ou inferior àquele preconizado pelo construtor. Em contrapartida, é possível montar um índice de velocidade superior."

in "http://www.pneus-online.pt/indices-de-carga-e-de-velocidade-conselhos.html"


Se não percebeste agora... não sei escrever melhor.
 
Last edited:
O João M explicou tudo já muito bem e melhor do que neste tópico inteiro.
Não precisas de te incomodar a explicar melhorzito! :p
 
Back
Top