Doente crónico

Bom dia a todos!
Caras Senhoras (es), no início de 2014 fui vitima de um enfarte do miocárdio, fiz um cateterismo e uma angioplastia, felizmente fui socorrido a tempo e sobrevivi só que em casos como o meu ficam sempre sequelas para o resto da vida, no meu caso além de ter ficado com uma doença crónica fiquei ainda com insuficiência cardíaca o que me obriga a fazer determinada medicação para o resto da vida e devido á insuficiência cardíaca com que fiquei se caminhar 1000 metros a um ritmo mais elevado já me sinto cansado e por vezes sinto tonturas, eu sei que não posso fazer esforços físicos, aliás tenho uma declaração do meu Medico Cardiologista onde está bem explicito que eu não posso fazer esforços físicos de moderados a intensos e também tenho de ter muito cuidado com ondas de calor e de frio extremo, até aqui estou esclarecido!
No entanto nada tenho que diga se posso ou não trabalhar por turnos rotativos diurnos/nocturnos, também nada sei no que respeita ao poder ou não trabalhar por turnos rotativos diurnos e nocturnos no entanto tenho lido que pessoas com problemas de saúde iguais ao meu têm de ter muito cuidado com esse tipo de horários.
Até a presente data sempre trabalhei das 8 ás 17 ou das 9 ás 18, acontece que quando tive o enfarte estava a trabalhar numa empresa com contrato a prazo, assim que o contrato acabou fui demitido e tenho estado no desemprego.
No inicio da semana passada recebi uma convocatória para me apresentar no IEFP da minha área e foi-me apresentada uma oferta de trabalho, só que esse trabalho é para trabalhar por turnos rotativos das 6 ás 14, das 14 ás 22 e das 22 ás 6 horas!
Confesso que gostava de ir trabalhar mas já ouvi dizer e até já li que pessoas com problemas de saúde idênticos ao meu têm de ter muito cuidado com trabalhos por turnos, por isso fiquei com um pé atrás e decidi perguntar ao meu Médico se corro algum risco ou não coisa que ainda não tive oportunidade de fazer porque ele está de férias!
Perante isto pergunto:
Tendo em conta o meu problema de saúde e tendo em conta que o IEFP me arranjou este emprego, serei obrigado a aceitar a oferta em causa ou posso recusá-la por ser doente cardíaco crónico e o trabalho em causa ser trabalho por turnos rotativos?
Agradeço a ajuda!
Cumprimentos!
 
Last edited:
Está comprovado o efeito nocivo de trabalhar por turnos quando um dos periodos abrange o horário das 00h as 6h. Ora penso não haver legislação contra, pelo que a solução passa por pedir uma declaração medica de incapacidade de trabalhar por turnos, isto se achar relevante. Provavelmente podes ter de fazer uma inspeção medica.
 
Neste caso, o trabalho noturno é o pior.
Devidamente fundamentado com declaração médica poderá haver recusa.
Está a receber subsídio?
Depende também do tipo de trabalho,se é muito fisico ou não.
O subsídio de doença é atribuído por 3 anos no máximo com juntas médicas pelo meio, depois só a reforma antecipada.
Desejo boa sorte.:roll:
 
Caso o trabalho fosse só em turno noturno, poderias recusar sem nenhuma agravante, nem precisarias de justificação médica, pois no código de trabalho é bem claro que um trabalhador poderá recusar-se a trabalhar no "3º turno" sendo que os restantes turnos poderás estar sujeito á disponibilidade e interesse da empresa empregadora...
Agora como o turno é rotativo não sei se aqui isto se aplica, mas para melhor informação poderás informar-te sobre isso no Sindicato de Trabalho.
 
Caso o trabalho fosse só em turno noturno, poderias recusar sem nenhuma agravante, nem precisarias de justificação médica, pois no código de trabalho é bem claro que um trabalhador poderá recusar-se a trabalhar no "3º turno" sendo que os restantes turnos poderás estar sujeito á disponibilidade e interesse da empresa empregadora...
Agora como o turno é rotativo não sei se aqui isto se aplica, mas para melhor informação poderás informar-te sobre isso no Sindicato de Trabalho.
LOL.
Se ele está desempregado, não é associado a nenhum Sindicato.
Respondendo agora ao tema do tópico, havendo declaração médica devidamente fundamentada, não o podem obrigar por turnos ou só no período noturno.
No máximo, notificam-no para comparecer em Junta Médica para avaliar o caso em específico.
 
E o que tem estar desempregado? É por isso que o Sindicato lhe vai negar informação?
Caso não saibas o Sindicato é composto de Sócios e associados, e mesmo desempregado poderás ser Sócio.
 
E o que tem estar desempregado? É por isso que o Sindicato lhe vai negar informação?
Caso não saibas o Sindicato é composto de Sócios e associados, e mesmo desempregado poderás ser Sócio.
Correcto. Pode ser sindicalizado e não estar a trabalhar.
Tem q ter as cotas em dia para receber informação ou se não for tem q pagar no mínimo 3 meses. Existe outros organismos tipo ACT.
 
Porque é que te preocupa saber se podes ou não recusar a proposta e não te preocupas em ir à empresa, expor a situação e mostrares-te disponivel para aceitar a proposta caso te consiga "livrar" do turno nocturno?!
 
Back
Top