"DOENÇA CRÓNICA AUDI A4 AVANT ?"

Caros amigos

Bem sei que o assunto que vos vou apresentar mais à frente é um tema amplamente discutido aqui no fórum. Contudo desta vez o problema passa-se comigo e gostaria de ouvir a Vossa opinião.

Tenho uma carrinha A4 115cv de 2001 (motor AJM), importada da Alemanha, que recentemente começou a fazer uns barulhos com origem na suspensão da parte da frente (creio eu). Um barunho, ao que parece bastante característico neste tipo de carros. Faz um "Toc Toc Toc" quando curvo para a direita a velocidades baixas e um "chiar" quando ando para a frente a velocidades baixas que pára com um pequeno toque de travão. (É evidente que quando fecho os vidros e aumento o volume do rádio, os barulhos desaparecem... lol... mas isto não é solução)

Falei com o meu mecânico (que não trabalha na marca) e ele diz que o problema desaparece se eu substituir as ponteiras do semi-eixo. Só que para isso o rapaz leva-me o "couro e o cabelo".

As perguntas que voz coloco são as seguintes:
(1) É verdade que este carro sofre mesmo deste problema crónico?
(2) Devo apostar em peças originais audi, ou pelo contrário a marca branca de origem alemã, mais económica, resolve bem o problema? (qual a marca que aconselhão?)
(3) Têm ideia quanto fica (€€€€€€) uma reparação deste tipo fora das oficinas da marca?


Agradeço desde já os Vossos eventuais comentários.

1 Abraço
PETER
 
Re: "DOENÇA CRÓNICA AUDI A4 AVANT"

Boa tarde,

a minha tinha o mesmo sintoma, o meu mecanico trabalha na marca... solução = mandar perafinar a carrinha e volilá problema resolvido.
quanto a usar peças originais, se penso ser compensatorio.
 
Re: "DOENÇA CRÓNICA AUDI A4 AVANT"

Boas

O meu A3 faz uma coisa parecida. Fui ver e tinha a ponteira da direcção lixada dum lado e do outro era só a violete (componete da ponteira da direcção). Mas isto dá para verificar porque a roda fica com folga. O arranjo do meu são 108€ já com direcção alinhada (não acho que seja nada por ai alem)!!

Quantos as peças mete da concorrencia porque a VW não faz peças simplesmente mete lá o simbolo. As peças da concorrencia são iguais.
 
Re: "DOENÇA CRÓNICA AUDI A4 AVANT"

rui.rcesar disse:
Boa tarde,

a minha tinha o mesmo sintoma, o meu mecanico trabalha na marca... solução = mandar perafinar a carrinha e volilá problema resolvido.
quanto a usar peças originais, se penso ser compensatorio.

O k é perafinar o carro? :oops: :oops: :oops:
 
Re: "DOENÇA CRÓNICA AUDI A4 AVANT"

Boas, tenho o mesmo porblema na minha. Por vezes parece ferro com ferro.
Qual será a melhor altura para mandar parafinar, se é que resolve o problema?
Quando vou para o stand demonstrar o problema, deixa de fazer :evil: :evil: :evil:

Agradecia ajuda.
 
Re: "DOENÇA CRÓNICA AUDI A4 AVANT"


Isso era muito usado antigamente, actualmente está mais em desuso.

Servia para conferir um grau de protecção mais elevado contra águas, lamas, e dava alguma macieza ás borrachas, mas hoje em dia já se diz que a protecção que vem de fabrica é mais que suficiente, além de que´hoje o automóvel é um produto descartavél e como tal o seu valor comercial é de 5~6 anos.

OU é o seu dono inicial que vai tentar conservar o mesmo o melhor, ou então... ninguém se dá ao incomodo.

ACho que mal não faz
 
Obrigado pelos vossos comentários,
rui.rcesar
king
canelas
rmatos

Pedi um Orçamento ao mecânico.
Pelas 2 ponteiras + mão-de-obra fica tudo aproximadamente 350,00€ (s/iva). As peças são da concorrência, marca TOPRAN GERMANY.
Não sei se é caro ou não. Mas à primeira vista acho um pouco puxadote.
Que acham?

(1) Será esta marca TOPRAN GERMANY de confiança?
(2) Acham que posso só colocar apenas 1 ponteira, ou devo colocar as duas?


Obrigado
PETER

PS: Também já parafinei a carroça. De facto melhora mas não resolve o problema. É verdade... recentemente coloquei 2 foles novos porque os antigos estavam todos rotos, mas mesmo assim os barulhos não desapareceram.
 
PETER disse:
Obrigado pelos vossos comentários,
rui.rcesar
king
canelas
rmatos

Pedi um Orçamento ao mecânico.
Pelas 2 ponteiras + mão-de-obra fica tudo aproximadamente 350,00€ (s/iva). As peças são da concorrência, marca TOPRAN GERMANY.
Não sei se é caro ou não. Mas à primeira vista acho um pouco puxadote.
Que acham?

(1) Será esta marca TOPRAN GERMANY de confiança?
(2) Acham que posso só colocar apenas 1 ponteira, ou devo colocar as duas?


Obrigado
PETER

PS: Também já parafinei a carroça. De facto melhora mas não resolve o problema. É verdade... recentemente coloquei 2 foles novos porque os antigos estavam todos rotos, mas mesmo assim os barulhos não desapareceram.

Se for as ponteiras da direcção acho caro! Porque como já disse a cima o meu com

:arrow: uma ponteira da direcção
:arrow: uma violete
:arrow: mao de obra
:arrow: alinhamento da direcção

dá 108€ c\iva :eek: :eek: e eu não vou a sucateiros, tou a falar de uma das melhores oficinas que já vi no Porto.

A minha opnião é que deves levar a outro mecanico que não esteja para te enganar.

O carro é que sabe se precisa de uma ou de duas. Se tiveres folga na roda de um lado e do outro não então acho que é melhor mudar só uma.

Só mais uma coisa verifica que seja mesmo a ponteira. Pode ser a violete e isso é MUITO mais barato.
 
King, podes dar-me as referências para chegar à oficina que tu costumas utilizar (procuro oficinas no grande porto, se possivel dentro da cidade).
Fiquei com uma dúvida: a violete que falas tem alguma coisa a ver com o rolamento da roda?

Um abraço
PETER
 
rui.rcesar disse:
Na minha demorou algum tempo a desaperecer depois de perafinar.

vou dar a minha OPINIÃO, tens a ponteira da transmissão do lado do pendura lixada (o que te leva a ouvir toc toc toc em baixa rotaçao) e o chiar é das pastilhas que estão vidradas, mete umas ferodo e passa com um bocadinho de lixa nos discos que resolves logo o chiar....

esse toc toc toc em baixa rotação quando viras para a direita ouve-se mais quando aceleras??ou mesmo sem acelerares ouve-se??

cumps
 
Lito disse:
vou dar a minha OPINIÃO, tens a ponteira da transmissão do lado do pendura lixada (o que te leva a ouvir toc toc toc em baixa rotaçao) e o chiar é das pastilhas que estão vidradas, mete umas ferodo e passa com um bocadinho de lixa nos discos que resolves logo o chiar....

esse toc toc toc em baixa rotação quando viras para a direita ouve-se mais quando aceleras??ou mesmo sem acelerares ouve-se??

cumps

Isso que dizes das pastilhas não é bem assim porque as minhas tambem fazem e são ferodo e não estão vidradas e os discos são brembo (Tudo novo). O k eu acho que acontece é que como a roda tem folga vibram e isso faz com que os calços encostem aos discos originando esse vibrar. Logo se a roda deixar de ter folga deixa de roçar.

Quanto ao resto já não sei.
 
Lito disse:
vou dar a minha OPINIÃO, tens a ponteira da transmissão do lado do pendura lixada (o que te leva a ouvir toc toc toc em baixa rotaçao) e o chiar é das pastilhas que estão vidradas, mete umas ferodo e passa com um bocadinho de lixa nos discos que resolves logo o chiar....

esse toc toc toc em baixa rotação quando viras para a direita ouve-se mais quando aceleras??ou mesmo sem acelerares ouve-se??

cumps

Viva Lito

Tenho uma pequena correcção a fazer: o barulho Toc Toc Toc aparece quando ando a baixa rotação e quando viro para a ESQUERDA e não para a direita como inicialmente disse (escrevi) na primeira mensagem.
Sim Lito, só faz este barulho quando ando a baixa rotação; quando acelero o barulho não é tão intenso.

Lembro-me que à cerca de um ano substitui o braçote do lado que faz barulho (ESQUERDO) e recentemente também substitui os foles que estavam todos rotos.
Vou ter mesmo de abrir os cordões à bolsa (€€€€€€€€), é o que é!!!!

Obrigado pelas Vossa dicas
King, obrigado pelas indicações da PM
PEDRA

PS: King, o que são Violetes?
 
Back
Top