Dado que procurei aqui um DIY disto mas não o encontrei, deixo aqui o meu.
Um fds destes houve um amigo que me chamou a atenção para que tinha dois leds do terceiro stop fundidos.
:wow:
Curiosamente, eu nesse dia na garagem deixei um peso em cima do pedal do travão para ver bem o que se passava, mas dentro da garagem parecia mais existir uma diferença de intensidade do que uma falha.
No entanto, na rua o resultado era bastante notório:

Meti então mãos à obra, depois de ver no Elsawin qual o procedimento adequado, para não fazer asneira.
O primeiro passo é desapertar os 4 parafusos Philips na parte inferior da tampa da mala:

Existe um parafuso a cada canto da parte alcatifada, mais dois na zona do triângulo (4 no total).
De seguida, o Elsawin manda tirar a luz da tampa, embora eu tenha preferido tira-la depois, pois é suposto usar-se uma ferramenta em forma de “U” para puxar a luz, e na realidade é mais fácil de tirar depois quando se retira a forra da mala.
Mas tirar antes tem a vantagem de não termos de nos preocupar com a forra poder ficar pendurada no cabo.

Agora vem a parte chata!
Lembram-se daquele anúncio de uma cola que colava cientistas ao tecto? Esta é a versão em molas!!!
Aconselho vivamente que arranjem uma chave de fendas larga, e a isolem com fita, de forma a usarem sempre a chave para soltar as molas e NUNCA puxando pelos plásticos em si, sob o risco de partirem algum.

Puxando a parte inferior da forra da mala, consegue-se meter a chave entre a mola e o plástico, fazendo a mola sair. Comecem pelas molas mais próximas, passando de seguida para as que ficam mais longe.

Aqui fica a foto da forra desmontada para verem a localização das molas.

Convém ter a noção de que para tirar a parte de baixo, é necessário soltar esta forra inferior da forra superior aos cantos, pois está encaixada nesta zona:

O passo seguinte é desapertar dois parafusos na forra superior da mala (um a cada canto), e soltar a mesma recorrendo ao mesmo processo da de baixo (embora as molas não sejam tão fortes):


Tirada esta forra, coloca-se uma chave no buraco onde o cabo entra, deslizando a parte da frente da chave para o lado direito, de forma a soltar o sistema de encaixe do 3º stop.

Ouve-se logo uma série de peças metálicas a cair, e o stop sai facilmente puxando, deixando no interior as 4 pinças metálicas e uma barra plástica de fixação. Nesta foto já se vê as peças fora porque eu tirei a foto quando estava a instalar o novo.

Depois é só desligar a ficha e inverter todo o processo com um novo stop (as peças metálicas já vêm no sítio do novo stop traseiro).
Quero só chamar a atenção para que apontem bem as molas aos respectivos buracos antes de lhe darem o “murro”, pois caso contrário arriscam-se a partir algum apoio das molas.
Eis uma foto do stop completo fora do local:

E uma foto da secção de LED propriamente dita já desmontada:


Como podem ver, isto não tem nada de científico: é uma secção de LED SMD, e como pude confirmar, eu nem tinha nenhum verdadeiramente fundido, mas sim com menor intensidade (que os reflectores acabam por ampliar as diferenças). De algum modo, pode soar tentador trocar os LED sendo que cada um custa 50 cêntimos numa loja de electrónica (são 12 no total).
No entanto, não só é necessário trocar os 12 para ficar com luz igual (entre eles, entenda-se), como podem existir situações (como era o meu caso) em que sem o reflector só via defeito num único LED, quando na primeira foto se vê claramente problemas em dois.
Por outro lado, ou se tem um equipamento para soldar em condições (estes led são mesmo pequeninos) ou umas mãos de fada :lol: (são 4 pinos em cada led), e atendendo a que o stop completo novo custa na marca 40€ já com IVA, não me parece fazer sentido andar a tentar poupar, especialmente atendendo ao trabalho que dá tirar as forras da tampa da mala.
Eu pessoalmente não fico com muitas saudades de mexer naqueles plásticos, pois é preciso ter muito cuidado para não sair asneira (desta vez safei-me).
O único conselho que dou é que façam isto num dia com calma, para não se sentirem tentados a fazer força onde não se deve.
Abraços
Um fds destes houve um amigo que me chamou a atenção para que tinha dois leds do terceiro stop fundidos.
:wow:
Curiosamente, eu nesse dia na garagem deixei um peso em cima do pedal do travão para ver bem o que se passava, mas dentro da garagem parecia mais existir uma diferença de intensidade do que uma falha.
No entanto, na rua o resultado era bastante notório:

Meti então mãos à obra, depois de ver no Elsawin qual o procedimento adequado, para não fazer asneira.
O primeiro passo é desapertar os 4 parafusos Philips na parte inferior da tampa da mala:

Existe um parafuso a cada canto da parte alcatifada, mais dois na zona do triângulo (4 no total).
De seguida, o Elsawin manda tirar a luz da tampa, embora eu tenha preferido tira-la depois, pois é suposto usar-se uma ferramenta em forma de “U” para puxar a luz, e na realidade é mais fácil de tirar depois quando se retira a forra da mala.
Mas tirar antes tem a vantagem de não termos de nos preocupar com a forra poder ficar pendurada no cabo.

Agora vem a parte chata!
Lembram-se daquele anúncio de uma cola que colava cientistas ao tecto? Esta é a versão em molas!!!

Aconselho vivamente que arranjem uma chave de fendas larga, e a isolem com fita, de forma a usarem sempre a chave para soltar as molas e NUNCA puxando pelos plásticos em si, sob o risco de partirem algum.

Puxando a parte inferior da forra da mala, consegue-se meter a chave entre a mola e o plástico, fazendo a mola sair. Comecem pelas molas mais próximas, passando de seguida para as que ficam mais longe.

Aqui fica a foto da forra desmontada para verem a localização das molas.

Convém ter a noção de que para tirar a parte de baixo, é necessário soltar esta forra inferior da forra superior aos cantos, pois está encaixada nesta zona:

O passo seguinte é desapertar dois parafusos na forra superior da mala (um a cada canto), e soltar a mesma recorrendo ao mesmo processo da de baixo (embora as molas não sejam tão fortes):


Tirada esta forra, coloca-se uma chave no buraco onde o cabo entra, deslizando a parte da frente da chave para o lado direito, de forma a soltar o sistema de encaixe do 3º stop.

Ouve-se logo uma série de peças metálicas a cair, e o stop sai facilmente puxando, deixando no interior as 4 pinças metálicas e uma barra plástica de fixação. Nesta foto já se vê as peças fora porque eu tirei a foto quando estava a instalar o novo.

Depois é só desligar a ficha e inverter todo o processo com um novo stop (as peças metálicas já vêm no sítio do novo stop traseiro).
Quero só chamar a atenção para que apontem bem as molas aos respectivos buracos antes de lhe darem o “murro”, pois caso contrário arriscam-se a partir algum apoio das molas.
Eis uma foto do stop completo fora do local:

E uma foto da secção de LED propriamente dita já desmontada:


Como podem ver, isto não tem nada de científico: é uma secção de LED SMD, e como pude confirmar, eu nem tinha nenhum verdadeiramente fundido, mas sim com menor intensidade (que os reflectores acabam por ampliar as diferenças). De algum modo, pode soar tentador trocar os LED sendo que cada um custa 50 cêntimos numa loja de electrónica (são 12 no total).
No entanto, não só é necessário trocar os 12 para ficar com luz igual (entre eles, entenda-se), como podem existir situações (como era o meu caso) em que sem o reflector só via defeito num único LED, quando na primeira foto se vê claramente problemas em dois.
Por outro lado, ou se tem um equipamento para soldar em condições (estes led são mesmo pequeninos) ou umas mãos de fada :lol: (são 4 pinos em cada led), e atendendo a que o stop completo novo custa na marca 40€ já com IVA, não me parece fazer sentido andar a tentar poupar, especialmente atendendo ao trabalho que dá tirar as forras da tampa da mala.
Eu pessoalmente não fico com muitas saudades de mexer naqueles plásticos, pois é preciso ter muito cuidado para não sair asneira (desta vez safei-me).
O único conselho que dou é que façam isto num dia com calma, para não se sentirem tentados a fazer força onde não se deve.
Abraços