DIY seguro e com garantia

Amantes do DIY (como eu) aqui deixo uma dica vital para manterem o vosso trabalho limpo e sem consequências:

Para montarem som (amp e sub) instalar qualquer tipo de corta corrente ou alarmes, etc (qualquer trabalho que requer desligar o negativo da bateria), LIGUEM UMA POWER BOX À PORTA OBD.

Para quê?

Bem, já tenho recebido pessoas a queixarem se de terem um relantim instavel, o carro nao liga, ou até mesmo as janelas automatico nao funciona apoz retirarem a bateria (por qualquer motivo relacionado com quebra de voltagem), isto tudo porque, nos carros mais recentes, (1996 a 2019), todos cheios de eletronica, esta mesma eletronica contem uma memoria. Uma vez interrompendo a corrente ao computador central, este faz reset. Quando volta a "pensar" apoz este periudo sem corrente, pode acontecer "um bicho de 7 cabecas ou efeito cascada" reset.
Como tal, comprem uma porta obd com terminal de cabos de bateria e uma power box a 12v (amazon/ebay.. Comprei a minha na audi mas sao "iguais") assim podem proceder a qualquer DIY do material que queiram montar, tirar, refazer e ou adicionar.
Com isto, mantem a corrente no computador e este nao faz reset.
Ao que sei os modelos anteriores a 2003 da audi, apoz 3-5dias normalizam sem necessitar de restaurar os padroes de comandos. O reset nestes modelos podem até restaurar os padroes originais e assim corrigir algums erros. Contudo aconcelho tanbem a irem ao vag-com antes e depois de qualquer processo.

Mais informo que:
Na caixa de fusivel existem slots vazios para ser instalado todos os extras do audi (bancos aquecidos por expl), fazendo tudo de maneira correcta evita quaisquer anomalias no futuro.



Possivelmente já há cá no clube algo assim, mas certamente que estamos cá para reforçar toda a informação para melhor utilização do carro apoz o teu DIY.

Ajudem se em coisas simples e a coisa dá-se.

Obrigado
 
Madlima29

A power box so vai servir como fonte de alimentação enquanto retira a bateria para operações breves (15min).
Necessita de conversor com entrada obd e saida para cabos de bateria para dar a carga necessaria à centralina mantendo assim a centralina activa.
 

Anexos

  • IMG_20190812_044242.jpg
    IMG_20190812_044242.jpg
    169,3 KB · Visualizações: 26
Last edited:
Só estou a ver o ajuste da direção ou borboleta de admissão a ir a vida, mas autocalibra sozinho passado uns segundos ou minutos a andar. Qualquer outro sintoma prolongado, nunca tive.
Já sao 20 anos a meter gadgets, alarmes e afins...
 
Ptfuzi, isto apenas serve para manter a memoria da centralina enquanto faz serviços não associados à mesma.

Madlima29, disseste, falaste e muito bem. Mas à 20anos a complexidade dos mapas e sistemas eram bem diferentes e mais facil de diagnosticar. Tanbem há problemas, mas nao tão "chatos" comos estes modelos mais recentes.


Atenção: ler bem o que escrevi no primeiro post, e procurem saber se se aplica no vosso caso ou não. Carros anteriores a 2003 podem necessitar, acima de 2003 aconcelho de vivamente.

Este post nao tem visão apenas em audi (especifiquei mais nos carros para o grupo em questão) mas tanbem tudo o que é carro. Tentem tirar a bateria a um clk de 2010 e vão ver a arvore de natal que têm que resolver depois (ou nao/ou sim, dependendo do tempo sem carga na unidade)

Obrigado
 
As "memórias" mantidas por corrente bateria já lá vão há muito. Já em meados dos 90 que passaram a híbridas.
Mais importante que o power bank é um Descarregador/inibidor de estática como usam em algumas oficinas da marca.
 
Madlima29, disseste, falaste e muito bem. Mas à 20anos a complexidade dos mapas e sistemas eram bem diferentes e mais facil de diagnosticar. Tanbem há problemas, mas nao tão "chatos" comos estes modelos mais recentes.
Ha 20 anos, inclusive desde 2002 até hoje.
Engloba tudo. E quanto mais recente, menos desmemoriza. Não tem nada a ver com os primeiros carros can.
Considero essa ferramenta inutil.
Mas isso ė apenas uma opinião.
 
Madlima29

Bem, todos temos a nossa maneira de operar, contudo, e como ja frisei mais acima, ao desligares a bateria por mais de 5min o carro faz reset (nada de novo).

A forma amigavel para manter tudo a funcionar de forma correta sem necessitarem de andar uns kms para restablecer a ordem é efectivamente com esta tool. À quem nao tenha problemas sequer e ja tenho visto quem os tenha muito, apenas por retirar a bateria.
Depois ficam apavorados porque o relantim fica instavel, entre outros.

Nos carros mais recentes, alguns têm um pequeno modulo interno com carga que recarrega automaticamente com a marcha (o meu por exemplo nao tem), que mantem estes sinais activos no caso de falta de corrente por parte da bateria, como se que um "fail safe" para as memorias não irem a baixo.
Daí muitos equivocos de ficar tudo igual antes e depois ou porque alterou em algo.

Mas se não tens problemas e sabes que com o tempo o carro "normaliza" é bom.
 
Bem, todos temos a nossa maneira de operar, contudo, e como ja frisei mais acima, ao desligares a bateria por mais de 5min o carro faz reset (nada de novo).
Tenho de discordar e dar razão ao Madlima. Essa "tool" só tinha interesse a algumas oficinas (ou alguns curiosos) para quando trocavam a bateria não perderem o código dos rádios, isto nos carros sem can.
Tenho alguns conhecidos que se ausentam do pais por 6 meses, deixam cá os carros com bateria desligada e quando voltam é só ligar (seguindo as regras), descer dos cavaletes e siga (sim, um até suspende o carro para não acamar os pneus). A única coisa que até à data vi desmemorizar num destes foi a posição do banco do condutor.
. À quem nao tenha problemas sequer e ja tenho visto quem os tenha muito, apenas por retirar a bateria.
Depois ficam apavorados porque o relantim fica instavel, entre outros.
Isto porque muitos mal apertam os bornos à bateria dão logo à chave e siga... ERRADO!
 
Last edited:
Isto porque muitos mal apertam os bornos à bateria dão à chave e siga... ERRADO![/QUOTE]

Tanbem!

Apenas largei a informação, creio que estou no citio certo para afirmar que isto nao se aplica apenas em 1modelo ou serie de modelos de carros. Mas sim em qualquer carro. Como disse mais acima, experimentem fazer mudanca de bateria a um mercedes e vao ver a carrada de anomalias.
Pode até nao acontecer nada, mas prefiro ter luz que mandar um tiro no escuro!
 
Last edited:
Isto porque muitos mal apertam os bornos à bateria dão à chave e siga... ERRADO![/QUOTE]

Tanbem!

Apenas largei a informação, creio que estou no citio certo para afirmar que isto nao se aplica apenas em 1modelo ou serie de modelos de carros. Mas sim em qualquer carro. Como disse mais acima, experimentem fazer mudanca de bateria a um mercedes e vao ver a carrada de anomalias.
Pode até nao acontecer nada, mas prefiro ter luz que mandar um tiro no escuro!
 
Zefern e madlima29

Para qualquer utilizador amador e proficional aconcelho a tool na minha dica. Nao vás entregar um carro ao cliente com relantim instalvel. Até com DIY home made esta tool é barata, servindo o proposito de evitar uns 80km para restablecer o relatim normal. Testado no meu audi.

Mais informo que maior parte dos DIY são feitos a low cost que no final custam mais do que suposto. Entre marcas como Hondas, Audis e mazdas (por minha exp) o exemplo é de voltarem e reverter a anomalia.

Se querem DIY completos usem as tool para o tal! Ou entam dediquem se à pesca.

P. S. Clube morto!
Não há interesse nos audis da PT.
 
Back
Top