[DIY] Limpeza da MAF em A4 B5 1.9TDI

Boas,

decidi aventurar me a limpar a minha MAF k estava "suja de origem" :lol:
Com quase 280mil kms axei k era uma boa ideia , e tendo em conta k ja tinha visto no Vag Com uns valores um pouco baixos...tava na altura.

1º tem de se desmontar a caixa do filtro para se poder retirar a MAF

MAF8.JPG


N liguem a falta do tubo de admissao e CCV , tb os retirei para os limpar.

MAF1.jpg


Dps de retirada a MAF da caixa, atraves dos dois parafusos visiveis na foto abaixo , limpei a rede mais fina , a 1a:

MAF3.JPG


Cmo podem ver a 1a rede estava mto suja e ate bastante entupida , digamos assim.

MAF4.JPG


Cm um pano fui retirando a quantidade de sujidade possivel...

MAF5.JPG


Dps tendo em conta k nesta MAF n da pa retirar a parte interior(pode dar mas é complexo de mais) teria entao de pulverizar para o filamento de forma a limpalo... mas procurei e n encontrei a venda spray para limpeza de material eletronico.Entao dps duma conversa cm um eletrecista da Audi ele disse para usar Eter...
:lol:
Eter.JPG


Colokei eter num pulverizador dakeles pa roupa (a minha mae ainda n viu :shock: ) e fez o efeito :wink:
Cada vez k pulverizava sai mta sujidade , ker das redes ker do filamento e interior da MAF...

MAF6.JPG



Dps de limpar varias vezes cm um pano e cm eter a MAF ficou assim:

Filamento e interior:

MAF7.JPG


Rede mais fina antes da MAF(a mais importante para valores)

MAF9.JPG


E a rede onde sai o ar para o turbo k n tava mto suja

MAF10.JPG


Agr é so montar a MAF de volta na caixa de ar e deixar secar.Sendo k o eter evapora rapidamente n foi preciso esperar mto :wink:

MAF11.JPG



Rede primaria da MAF ja montada na caixa de ar:

MAF12.JPG


Montada na caixa , da pa ver os dois parafusos de fixaçao...

MAF13.JPG


É preciso dps reapertar a chapa deflectora de calor...

MAF14.JPG



E ta pronto! :lol:

MAFP.JPG




Agr pa kem pergunta , "e na pratica serviu de alguma coisa?"

Para ja so tenho valores de Vag Com para comparar e da isto:

Valor antes da limpeza do filtro BMC e da MAF:
MAF15.JPG


Valor dps da limpeza do BMC e da MAF:
MAF16.JPG



So dei uma volta de 10kms e senti o carro ligeiramente mais forte , mas ainda n posso tirar conclusoes aserio. :wink:

Cumps

P.S. Este post é antigo e foi grande falha minha nnc o ter voltado a por aqui :evil:
 
Vim desenterrar este tópico...
Hoje aproveitei e fiz o mesmo.
Quando estava na oficina a fazer a limpeza a minha MAF... aparece um cliente na oficina para mudar a MAF dele...
Como estava com a mão nas ferramentas, substitui o mecânico e mudei a dele num instante. O cliente até pensou que eu trabalhava lá, tal o à vontade... Mas o mais importante foi perceber que o carro dele não desenvolvia... Será que limpando ficaria melhor?
A minha pelo menos está limpa e nos poucos quilómetros que fiz, asseguro que melhorou.
É algo tão simples de nós fazermos e melhorarmos o comportamento dos nossos carros. E baixar os consumos!!!
 
no meu ja tirei para limpar, mas estava mt boa até, mt fácil de tirar e limpar :)

no meu caso o tirar o sensor em si, também é facil, tem dois parafusos é so desapertar e tirar fora :)
 
eu "lavei" o sensor com limpa contactos "Kontact 60" e limpei tudo muito bem e ficou 5*****

notei diferencas e ja passou 10mkm e nada de problemas
 
Pergunta estúpida:

Os carros a gasolina têm MAF!?

Há alguma coisa que possamos limpar, para melhorar a força e/ou consumos de um carro a gasolina?

Desculpem a pergunta estúpida, mas pouco ou nada percebo de mecânica...

Cumprimentos
 
Bom diy 8) 8)
Penso que vou ter que fazer isso ao meu pois a minha maf ja está a dar as ultimas :roll: :roll: :roll: :roll:
 
sim senhora bom diy :twisted: :twisted:

vou limpar a minha maf tambem depois digo como ficou 8)

PS. onde compraste o eter :?: farmacia :?:

;)
 
Eu aconselho alcool ISOPROPILICO . Pode se mandar fazer em farmácias e é utilizado na limpeza de componentes electronicos tal como boards e filamentos. Ter cuidado ao utilizar no contacto com as mãos pois ficam logo secas usar umas luvas de pvc :p . É baratissimo :twisted:
 
mpercheiro disse:
Pergunta estúpida:

Os carros a gasolina têm MAF!?

Há alguma coisa que possamos limpar, para melhorar a força e/ou consumos de um carro a gasolina?

Desculpem a pergunta estúpida, mas pouco ou nada percebo de mecânica...

Cumprimentos

Pessoal, desculpem a insistência, mas é importante...

Cumprimentos
 
mpercheiro disse:
Pessoal, desculpem a insistência, mas é importante...

Cumprimentos

O audi do meu pai (gasolina) tem .

moreira disse:
sim senhora bom diy :twisted: :twisted:

vou limpar a minha maf tambem depois digo como ficou 8)

PS. onde compraste o eter :?: farmacia :?:

;)

Eu já limpei o meu com Spray de limpeza de discos de travão e tb serve para o efeito e seca rapido ... ;)
 
Back
Top